Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Duvidas!!!!

Pessoal, desculpa minha ignorância mas sou novo nesse mundo wireless...
    Tenho uma pequena rede que estou querendo evoluir e venho estudado mais a fundo sobre wireless.
    Bom, tenho um MK e um AP GTS e estou com uns 20 clientes e a demanda almenta a cada dia.
    Ainda tenho muitas duvidas como por exemplo esses cartôes, como funcionam? Onde uso?
    Irei trocar a minha antena e colocarei um Omni mas o meu maior problema é com o AP que em menos de 3 meses ja é o segundo e só me da problemas...
    Após o MK metade dos meus problemas foram resolvidos, estou vendo uma solução de montar um PC dentro de uma caixa hermética e deixar rodando o MK.. oq vcs acham?
    Mais um vez desculpem minha ignorancia, desde ja agradeço!

Padrão

Citação Postado originalmente por thiagotp26 Ver Post
    Pessoal, desculpa minha ignorância mas sou novo nesse mundo wireless...
    Tenho uma pequena rede que estou querendo evoluir e venho estudado mais a fundo sobre wireless.
    Bom, tenho um MK e um AP GTS e estou com uns 20 clientes e a demanda almenta a cada dia.
    Ainda tenho muitas duvidas como por exemplo esses cartôes, como funcionam? Onde uso?
    Irei trocar a minha antena e colocarei um Omni mas o meu maior problema é com o AP que em menos de 3 meses ja é o segundo e só me da problemas...
    Após o MK metade dos meus problemas foram resolvidos, estou vendo uma solução de montar um PC dentro de uma caixa hermética e deixar rodando o MK.. oq vcs acham?
    Mais um vez desculpem minha ignorancia, desde ja agradeço!
    Não posso deixar de dar o meu depoimento aqui, porque seu equipamento é praticamente o mesmo que tenho.
    Qual o motivo da troca do AP? Queimou? Tinha aterramento? Para-raios?

Eu tenho vários GTS e todos deram bons resultados. Mas tive que trocar o firmware deles. Estou com o Aprouter 6.1. É muito mais estável e permite baixar bem a potencia. Antes não conseguia nem alterar qualquer configuração deles remotamente. O fabricante me disse que era porque tinha muita interferencia na rede. Balela.
    E tenho também AP Alfa e Gi-link e os resultados foram idênticos. Agora deixei eles para uso Cliente e padronizei os GTS na distribuição.
    Assim, estou chegando a conclusão que todos estes APs são mais ou menos a mesma coisa, pelo menos os com chipset RTL 8186
    Uso eles em bridge e o Mikrotik gerenciando a rede.
    Quanto a antena, não é aconselhado tu colocar omini. Coloca setorial e um rádio para cada antena. Assim tu distribui os acessos pelos APs sem dar gargalo. Além disso omini dá mais ruído e é sucetível as interferências de outros.
    E melhor ainda se usar polarização horizontal. Eu tinha duas hyperlink vertical de 14 dbi e troquei para as "panelinhas" de 12 dbi da Aquário, que "no meu caso" deram mais resultado. E tenho também PTX-18 de 15 dbi da Pluton em dois usuários. Anteninha bem seletiva esta.

Padrão

Vlw 1929, pela dica.
    Meu problema com o rádio, é que estou nesse ramo a uns 3 meses e dentro desse periodo ja troquei de rádio 2 vezes.
    Os 2 GTS, e esse novo começou a dar os mesmos problemas, alguns clientes reclamam que não conseguem conectar, eles visualizam a rede até com um sinal bom mas não conseguem conectar, ai eu tenho qu trocar o canal do rádio e as vezes até reinicar pra eles conseguirem conectar...
    Mas vou tentar fazer como a dica do amigo.
    Em relação a esses cartões, como eles funcionam?
    Tentei procurar alguma coisa sobre eles mas nãio achei muita coisa
    Se puder ajudar ai mais uma vez agradeço!

abração!

Padrão

Citação Postado originalmente por thiagotp26 Ver Post
    Vlw 1929, pela dica.
    Meu problema com o rádio, é que estou nesse ramo a uns 3 meses e dentro desse periodo ja troquei de rádio 2 vezes.
    Os 2 GTS, e esse novo começou a dar os mesmos problemas, alguns clientes reclamam que não conseguem conectar, eles visualizam a rede até com um sinal bom mas não conseguem conectar, ai eu tenho qu trocar o canal do rádio e as vezes até reinicar pra eles conseguirem conectar...
    Mas vou tentar fazer como a dica do amigo.
    Em relação a esses cartões, como eles funcionam?
    Tentei procurar alguma coisa sobre eles mas nãio achei muita coisa
    Se puder ajudar ai mais uma vez agradeço!

abração!
    O primeiro conselho que te dou é fazer uma experiencia trocando o firmware. Ele aceita tranquilamente o AProuter 6.1 versão para 5 portas genérico.
    E aí voce consegue usar uma potencia baixa.
    Este sintoma de achar a rede com sinal bom mas não conectar é porque ele não consegue pegar Ip e aí da mensagem de conexão limitada. O sinal é forte mas de qualidade ruim.

Padrão

Vlw mesmo pelas dicas 1929.
    To pensando em colocar 4 antenas setoriais com um cartão pra cada antena.
    Só não tenho muito conhecimento sobre os cartões ainda.
    Se tiver alguma dica pra compartihar agradeço muito!
    Abração!

Padrão resposta

oi brother rapa ñ aconselho usar setorial gera muito ruido para o sinal,vc pode colocar uma omine de 15dbi da hiperlink ou grades direcionais mais prefido a omine.pega em loga distancia e funciona bem. eu trabalho a 3 anos em um provedor de enternet wireles,e o mikrotik é a o cara.pode deixar como ap.
    agora tem ums problemas,vc tem que ver o sinal de cada radio ou placa que são direcionadas para ele para ver o mb de trasferencia,vc tem que deixar todos de 5mb a 11mb.pq se estiver 1 apenas 1 de mb ele altera todo o seu ap para todos so ficarem com transferencia de 1mb e todo mundo vai reclamar de lentidão.
    ele foi a providencia aqui,estamos trocando todos os radio pelo mk link wds e ap chamamos de ricardão e ricardinho.
    mais va fundo no mikrotik que é a solução de problemas fora que tem mais capacidade para tudo.eu manuseio o mikrotik mais ainda ñ configuro.estou estudando.
    qualque ajuda meu msn é:[email protected] e se vc tiver alguma apostila ou video aula de mk e puder compartilhar agradeço.