+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão linux mandriva

    ai gente vamos colocar todos aki tudo sobre o linux mandriva

  2. #2

    Exclamation como faço para instalar e inicializar o telnet

    Fala ai galera.
    Sou novato aqui e estou com alguns problmas no mandriva linux 2008.
    Estou instalando uma workstation com o mandriva linux 2008 spring até consegui configurar a rede e entrar na inertnet, e não estou conseguindo logar em meu servidor pelo telnet e nem acessar outras maq. na rede.
    Preciso acessar as impressoras da rede e as máquinas e não consegui configurar o samba, pelo modo gráfico.
    Gostaria de saber como inicializar o samba, se ele inicializa automaticamente ou tenho que selecionar em algum lugar para ele iniciar ( eu usava o conectiva 7 e lá tem o comando ntsysv que vc seleciona o que deseja inicializar).
    quanto ao telnet como faço para ver se ele está instalado e como faço para usa-lo para conectar no meu servidor, lembrando que eu crio um arquivo com a seguinte linha de comando dentro do usr/bin:
    telnet 192.168.1.1 -l USUARIO
    exit
    após isso eu digito o comando chmod 777 *
    ai é só digitar o nome do USUARIO e ele conectava no conectiva linux 7.
    como devo proceder no mandriva.
    obrigado.
    obs.: minha workstation já está pingando com meu servidor.

  3. #3

    Thumbs up

    Degasperi, boa noite.
    Eu também comecei no Linux com o Conectiva. Mas na versão 8, depois a 9 e 10. Bela distribuição brasileira. Fez sucesso. Grande contribuição ao mundo Linux. Aí veio a fusão com o Mandrake, que também sempre foi uma distro de primeira e a coisa mudou bastante.
    Eu me envolvi depois com o Slackware e Debian e deixei de vez as distribuições que usam pacotes rpm.
    Nada contra. O que posso te sugerir é vc ler no próprio site do Mandriva os manuais que eles colocam a disposição.
    Eu também usei muito o ntsysv no Conectiva e funcionava. Mas no ambiente gráfico vieram outras ferramentas, de modo que vc terá que ler um pouco mais sobre o Mandriva para entender.
    É uma belíssima distribuição Linux. Ela é mais ou menos parecida com o SuSE. Eu particularmente acho agradável instalar e configurar o Linux com as distribuições que hoje utilizo. A gente tem o sistema operacional na mão da gente. Mas gosto é gosto. Eu sempre trabalhei e trabalho no Linux, em empresas, com o ambiente para servidores. E aí, o ambiente gráfico fica em segundo plano.
    Mas fique tranquilo que a galera vai te dar alguma sugestão.
    Eu particularmente, te sugeriria, vc tentar configurar o Mandriva pelo ambiente texto mesmo. Aí ficaria mais fácil vc entender o que vc vai ter que configurar no ambiente gráfico.
    Acho que não contribui muito para a sua solução. Mas é um caminho ......
    Tente ...........