Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Galera, Sou novo aqui no forum, mas tenho um bom tempo de informatica e algums diversos cursos, que não chegam aos pés do conhecimento de voces é logico, e por isso que venho aqui pedir ajuda dos vossos gurus em linux:
    tenho uma empresa de telecon, e vendo banda larga via radio como diversos de voces, começei com um routerzinho com firmware ap router, andei pesquisando e começei a ouvir falar de microtik, então resolvi montar todo o provedor encima de uma RB600, pelo o que eu pesquisei é a melhor solução para esse tipo de serviço, mas o que gostaria de saber de voces é qual a sugestão em relação a estrutura para montar a solução?
    tenho disponivel 2 RB411, 1RB600, 5 paineis setoriais, 1 servidor xeon com 4gb de ddr ecc,1 tera em raido 0+1 com 2 saidas gigabit,
    o que voces sugerem para divisão de serviços? digo no sentido de não sobrecarregar nenhum dos 2, sou novo na area de provider, então tô meio perdido,
    por enquanto o que fiz foi configurar as 4 saidas do router, fazer o hotspot, DHCP, o resto vi por alto, mas acho que é o suficiente para ter um sistema bom, pelo menos na cabeada funciona assim, quanto a encriptação, andei lendo sobre radius, mas nunca utilizei, outra coisa o que voces sugerem de serviços pra cima do servidor? porem em windows, nada em linux(não tenho experiencias em servidores em linux e não pretendo ter por enquanto)
    aguardo sugestões creio eu ter comprado bons equipamentos para a minha rede espero sugestões do que fazer

  2. Amigo bom dia

    Passe mais detalhes de seu funcionamento, tipo quantos clientes pretende atingir, quantos megas de link full voce ja tem ou pretende contratar, que tipo de equipamento pretende usar nos clientes, qual a potencia que vai trabalhar, neste xeon voce vai instalar o que? o mikrotik, se for é muita maquina para ele, ele nem vai reconhecer os 4gb no maximo 2gb.

    Quanto a sistema bom de gerenciamento em windows, eu desaconselho, estude um pouco e veja as possibilidades de se fazer isso com linux mesmo, por causa de estabilidade, desempenho, virus, e ajuda aqui do forum tambem (rsrs)


    Abraços




    marcelo
    www.provedorfacil.com.br
    msn mgn2099@hotmail.com



  3. Equipamentos:
    torre triangular 35m
    1 RB600 Microtik
    2 Rb411R Microtik
    4 Paineis setoriais 24dbi
    1 Servidor XEON, 4core 4gb ecc,2 teras de disco
    LINK 1mb embratel
    Router cisco 2811
    sistema em PPP
    8 ips dedicados
    Ideia:
    A ideia é forneçer o maior quantidade de clientes possiveis, creio que com esse equipamento consiga atingir ums 200 clientes?!
    creio que apartir de ums 100 clientes, começo a ficar sossegado, vendo velocidades de 256k/ 512/ e 1mb(raro)
    por isso estou aqui procurando sugestoes da estrutura que devo montar.
    aguardo sugestões e criticas quanto aos equipamentos

  4. Amigo acredito eu que de Equipamentos voce esteja bem suprido, porem para um mk central (caso voce venha a usar) nao precisa ser tanta maquina assim, pode usar uma menor que vai aguentar o tranco com tranquilidade, talvez um Core2duo 2,2 , 2gb memoria ddr2, 160gb hd sata, este xeon voce poderia usar para fins mais nobres como o servidor Radius que comentou anteriormente, ou até mesmo um financeiro + radius que vai agilizar muito a tua vida, porem a quantidade de ips dedicados que voce tem é muito pouca praticamente voce vai acabar gastando eles no nucleo do teu servidor (mk central + server radius + talvez dns + servidor de email só aqui voce ja perde no minimo 5 ips) voce tem que ja deixar previsto que alguma empresa ou outro cliente seu vai querer um ip dedicado para interligar filiais ou algo deste tipo, quanto ao ponto de equilibrio entre os teus custos e voce se estabilizar vai depender muito do que voce paga pelo link, valor que voce ja investiu, se pretende tirar licença scm ou entrar em alguma parceria (desaconselho), se vai disponibilizar equipe tecnica, enfirm tudo...

    Mas do modo geral acredito que voce ja esteja no caminho certo, ja tem equipamentos que vao garantir algum tempo sem ter que por a mao do bolso para fazer um upgrade, apenas como eu disse anteriormente procure analisar a possibilidade de sistemas de controles (radius, financeiro, dns, servidor de email) baseados no bom e velho pinguim, pois voce achara tutoriais com mais facilidade e com certeza terá uma solução mais robusta do que as que existem para windows, sem contar que na maioria das vezes é de "gratis", mais uma coisa ja veja a possibilidade de um breve upgrade no teu link, pois se voce alcançar os 100 clientes e tiver 30% deles simultaneos voca vai ter problemas.

    Do mais acredito que outros usuarios aqui do forum terao outras informações e opnioes sobre o assunto e tudo será de grande ajuda para voce, afinal conhecimento nunca é de mais.



    Abraços



    Marcelo
    ...::::: PROVEDOR FÁCIL :::::...
    msn mgn2099@hotmail.com
    Última edição por mgn5005; 07-10-2008 às 09:17.



  5. Bem pra começar se vc vende velocidade de no minimo 256k, este seu 1 MB, não vai dar nem pra começar pois 35 clientes on line, pela media de meu consumo, já estaria no gargalo.

    Para 200 clientes você necessitaria de aproximadamente 4 MB full.

    Eu utilizaria 6 cartões interligados a 6 setoriais de 60º em modo ap bridge.

    Com a finalidade de não ter problemas futuros, utilizaria a autenticação via radius de meus clientes através de hotspot ou pppoe.

    Servidor radius em windows existe e funciona, mas tem que estar disposto a pagar.






Tópicos Similares

  1. Novo Forum - Web Mundo na área !
    Por Hylberth no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 3
    Último Post: 03-08-2011, 08:15
  2. Respostas: 22
    Último Post: 16-10-2009, 15:24
  3. Novo na área!!
    Por jalex no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 12-05-2007, 11:36
  4. Novos posts do forum na area de trabalho
    Por tuxson no fórum UnderLinux
    Respostas: 3
    Último Post: 14-11-2006, 23:50
  5. Site/Blog Novo na área
    Por budairc no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 1
    Último Post: 24-08-2005, 08:25

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L