Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Eae galera da Under,

Gostaria de saber qual a solução mais segura para um firewall. Qual seria o melhor o PF ou Iptables, e por quê?

Agradeço a todos,

Vlw

2. Citação Postado originalmente por jpatrinicola Ver Post
    Eae galera da Under,

Gostaria de saber qual a solução mais segura para um firewall. Qual seria o melhor o PF ou Iptables, e por quê?

Agradeço a todos,

Vlw
    Cara sei que você sabe disso mas... o que faz a segurança de um firewall não é o firewall em si, mas sim uma boa configuração e administração, ou seja, quem faz a segurança é o Adminsitrador e não o firewall...

Onde eu quero chegar com isso: Você vai ver pessoas falando que o iptables é melhor por isso vem por padrão em muitas distribuições. Outras vão dizer que é o PFsense... Acho que cada um tem sua característica. Vai mais de você, se você entende e gosta da lógica do iptables, blz, usa iptables! Eu, particularmente, gosto do iptables. Mas não desmereço o pf!

Acho que a melhor opção é você testar os 2 e ver qual você se adapta.

Até mais...

3. Sei que existem diversos fatores. Era mais para ter uma comparação, como facilidade na hora da administração.

Vlw.

4. Citação Postado originalmente por jpatrinicola Ver Post
    Sei que existem diversos fatores. Era mais para ter uma comparação, como facilidade na hora da administração.

Vlw.
    Pois é... Conheço pouco do pf, mas sei que ele tem gerência via web e outras coisas. Pra iptables vc tem o firewall builder, não consegui gostar muito do firewall builder mais tudo bem, prefiro a linha de comando... Acho que o firewall builder suporta o pf tmb, não tenho certeza.

Uma coisa que eu percebi pelo pouco que conheço de ambos é que o pf ele tem mais facilidades. O iptables eu acho ele mais cru, o que não o torna ruim! Se você fizer uma pesquisa sobre pfsense no youtube você vai ver vários vídeos tutoriais de configuração dele.
    Agora quanto a estrutura do pf eu não sei te dizer se ele funciona com a lógica de chains, tables e etc...

Qualquer coisa posta ai...

5. Muito obrigado pela ajuda. Atualmente trabalho com iptables, mas a empresa onde presto serviço esta querendo me jogar para um outro cliente, onde a estrutura de firewalls é pf. Vou dar uma pesquisada.

Vlw

Tópicos Similares

1. Dúvida firewall bridge mikrotik
    Por Nightwolf no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 15-04-2016, 14:51
  2. Duvida, Firewall E Rede Interna!!! Help!!! Pc E Udp!!
    Por fabianotecnico no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 23-10-2006, 07:48
  3. Duvida firewall linux
    Por Bravo no fórum Segurança
    Respostas: 4
    Último Post: 04-01-2006, 15:53
  4. Duvida Firewall
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 19-10-2005, 20:33
  5. DUVIDA FIREWALL DNS