Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Este é o raciocínio correto!

    O uso da Tecnologia Wireless vem se expandindo rapidamente e por falta de conhecimento, tem se aumentado de forma descontrolada a potência de transmissão, quer seja pelo uso de amplificadores ou utilizando equipamentos de maior potência. Isso ocasiona o que chamamos de "Poluição de RF ", impactando diretamente usuários que não conseguem ter um sinal com qualidade.
    Isso tem ocorrido pelo fato de se desconsiderar a utilização de antenas adequadas, e em contrapartida aumenta-se a potência de transmissão. A melhoria da qualidade do sinal com o aumento da distância a ser atingida usando-se antenas apropriadas resultaria em menos problemas com qualidade de sinal.Como consequência disso, provedores estão perdendo clientes por não conseguir manter um Link com qualidade, pois em certos horários o ruído é tão intenso que derruba o Link.
    Um bom exemplo disso é um rádio de 200 mw com um amplificador de 1 watt e mais uma antena parabólica de 32 dbi. Essa combinação causaria sérios problemas derrubando qualquer Link de transmissão de dados que venha a cruzar seu lóbulo de irradiação numa distância de 15Km.Outro absurdo seria utilizar amplificador nas duas pontas de um enlace Wireless de curta distância, algo em torno de 9Km.

    Operadoras de Telefonia celular são um exemplo a ser seguido, pois ao invés de aumentar a potência para abranger uma área maior, instalam vários pontos com potência baixa "células" operando sem problemas. Se usassem equipamentos de maior potência seria um caos. Baixar a potência de transmissão, utilizando antenas específicas para cada caso além de criar mais pontos de acesso torna-se uma solução inteligente a ser adotada.

  2. isso realmente e um problema cara, faz mais de 4 anos q tenho um provedor na minha cidade e hj em dia esta muito dificil trabalhar. nem mudar a polarizacao ta fazendo mais efeito. o unico meio e recorrer a dona anatel



  3. Temos que levar um fator em consideração ao celular... Uma radiobase de celular emite em suas antenas algo em torno de 5Watts por antena, um celular desses de R$ 100,00 emite 800mW a 1Watt de potencia, que para Wi-Fi já é demais.

    Quanto a questao da potencia, estou de pleno acordo, quanto mais potencia os incautos usam, mas atrapalham o funcionamento de outros provedores (e de sí mesmo), sou adepto a baixa potencia.

    9Km se faz facinho com dois radios de 200mW sem amplificador nenhum, apenas usando antenas de grade de 24Dbi. Talvez apareça gente falando que não da, mas nos tempos da pedra lascada do Wireless, eram as unicas antenas que tinhamos disponiveis e radios Samsung Swl 3300 de meros 50mW e Wet 11 (carissimos na época) e funcionava bem.

  4. é por aí mesmo.

    nem precisamos tomar como exemplo as operadoras de celular, só de estarmos de acordo com as normas da anatel já é suficiente, onde existe um limite x de potência e um limite Y de ganho da antena.

    o problema é o bando de "pedreiro" que monta "provedor" e fica poluindo espectro.

    tem gente que vem de rádios AM ou FM e acha que quanto mais potência melhor.

    já vi zé roéla colocar rádio de 400mW e amplificador de 2W numa omni, e reclamava que não estava bom.



  5. Infelizmente é assim, aqui tambem em minha localizada, Ta cheia de Zé Roela, uso cartões de 63mw e fica show de bola com antenas setoriais Hypertlink(20dbi e ideal 15dbi). Comprei um xr2 para teste e comprovei na pratica que o cartão fura o mundo, mas não aprovei para distribuir para clientes, suja todo o aspectro de RF, pelos testes que fiz acredito seja um otimo cartao para ponto a ponto onde não existe grau de abertura nas antenas, por tratar-se de polarização linear. Houve casos onde o sinal chegou a 95% e até mais, mas a navegação ficava prejudicada, voltei entao a baixa a potencia e tudo se normalizou. Abraços virtual a todos.
    Última edição por Mirandapb; 16-10-2008 às 05:16.






Tópicos Similares

  1. Alterar potencia da placa de rede wireless
    Por rodrigo_pagani no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 16-12-2009, 10:43
  2. "SMTP" O grande inimigo das redes wireless
    Por Kandango no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 03-08-2005, 10:33
  3. Projeto de Rede Wireless - Sugestoes
    Por epf no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 16-02-2005, 15:29
  4. Trocando MAC de placa de rede wireless
    Por Antonov no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 29-08-2004, 23:03
  5. Respostas: 12
    Último Post: 08-08-2004, 17:15

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L