+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montando um servidor cache "iniciante"

    Bom dia, estou começando a me aventurar no mundo do linux, moro em uma cidade pequena e aqui tem apenas um curso basico de linux (Slackware), trabalho no escritorio do meu pai, e gostaria de montar um servidor de cache, a estrutura do escritorio esta assim:

    Adsl -> Modem -> Hub -> 6 Pcs

    Ja andei lendo sobre o assunto, vou utilizar o squid, a minha duvida é a seguinte vou precisar instalar mais algum programa nesse servidor?

  2. #2

    Padrão

    Unica duvida é se vc vai fazer o proxy transparente ou com autenticação, pois se for transparente vc vai precisar implementar algumas regras de iptables, para redirecionar porta 80 pra porta que vc for rodar o squid, não pode esquecer do pacote ppp pra instalar o adsl no linux, flw !!!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GuE Ver Post
    Unica duvida é se vc vai fazer o proxy transparente ou com autenticação, pois se for transparente vc vai precisar implementar algumas regras de iptables, para redirecionar porta 80 pra porta que vc for rodar o squid, não pode esquecer do pacote ppp pra instalar o adsl no linux, flw !!!
    Caso não queira colocar a ADSL no linux é possível continuar com o modem. Mas será necessário ativar o roteamento no Linux. Ai te recomendo a estudar o básico de redes pelomenos...

  4. #4

    Padrão

    primeiro procure por: compartilhar internet linux

    depois: configurar squid

  5. #5
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Se vc é iniciante, segue um conselho, ao inves de partir para o linux pesado, baixe um programa chamado pfsense é free e muito bom. Na verdade é um linux rodando freebsd, mas é muito leve e feito especificamente para o que vc quer. Existem várias solucoes boas no mercado, mikrotik .... Qualquer dificuldade te ajudo.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Se vc é iniciante, segue um conselho, ao inves de partir para o linux pesado, baixe um programa chamado pfsense é free e muito bom. Na verdade é um linux rodando freebsd, mas é muito leve e feito especificamente para o que vc quer. Existem várias solucoes boas no mercado, mikrotik .... Qualquer dificuldade te ajudo.
    Não acho que isso que ele que é "partir pro linux pesado"... Acho que o que pesa mais é conceito de redes e serviços. Nem tanto de linux...

  7. #7

    Padrão

    se ele é iniciante e quer usar linux+squid então que use linux+squid, ele não está querendo uma alternativa a esta solução, está querendo dicas para implementação da mesma.

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Nao deixa de ser linux+squid .

    não é Linux.... é FreeBSD. O PFsense é baseado em FreeBSD. Só porque tem um interface gráfica não pense que é simples, pois se não possuir conceito, não configura nada que preste.