Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como controlar download sem perder na navegação?

    Olá a todos,

    Atualmente utilizo um debian na minha rede e controlo a banda com o shaper, só que não estou gostando, pois o upload não é controlado e a navegação, me pareceu, ficou lenta.

    Estou adquirindo uma licença nível 4 do mikrotik e gostaria de saber se é possível controlar a taxa de transferência de download sem perder a qualidade na navegação, ou seja, a estação vai baixar a 20 kbp/s, onde a entrada de páginas aconteça bem rapidamente. Tem como fazer isso no mikrotik?

    Apenas a título de informação, tenho 01 mega cheio da embratel e uma rede com 50 micros e estou tendo problemas com o excesso de downloads, por isso adotei o shaper e agora estou mudando pra o mikrotik.

    Grato a todos.

  2. #2

    Padrão

    Amigo, só uma dica, tem um recurso acho que se chama BURST pra essa finalidade, funciona assim: vc tem uma taxa de download de Xkbps de início, passados x segundos ele reduz a taxa pra Ykbps, só que infelizmente não posso te ajudar nisso pois nunca usei isso antes. Dá uma pesquisada sobre o assunto.

    Um abraço...



  3. #3

    Padrão

    Não sei exatamente como esta funcionando seu shape.

    E tambem, se for por isto que esta mudando para o Mikrotik, isto não se justifica.

    Utilize HTB + controle de sessões com iptables + CONNLIMIT

  4. #4

    Padrão

    Na minha opnião, não tem nada melhor, HTB + SFQ, junto com squid e regras de Iptables para cache full. Você garante um mínimo de velocidade e permite uma divisão com limites maiores de velocidades de forma dinâmica, a medida que vai tendo requisição, o link vai se dividindo entre os usuários, já postei minhas regras aqui no forum. Dá uma pesquisada.



  5. #5

    Padrão

    ola, boa noite, não sei se entendi direito, mas vc quer dar prioridade para as paginas, controlando o download, e deixando as paginas abrindo mais rapidas, vc disse que tem 1 mb dedicado ligando 50 maquinas, eu te digo que to com 8 mb adsl to ligando 120 maquinas perfeitas, oq eu faço é dar prioridade em 1ª lugar para http, https, 2ª lugar msn, 3ª lugar download, 4 streaming com conexões udp, em ultimo lugar eu deixo conexões p2p, com no maximo 256k. se isto lhe servir funciona assim, vc marca os tipos de conecções criando regras no firewall, depois em queue tree, vc define o maximo q cada conexão pode usar na rede, e a prioridade de cada uma, se lhe interessar vo passar o link do curso q eu usei, estas regras do farewall e o controle de velocidade de cada tipo de conexão estão no 5ª link
    Última edição por sergio; 03-01-2009 às 10:49. Razão: Envio de link com material de terceiros

  6. #6

    Padrão

    Ola amigo tudo bem ...
    tenho em meu sistema um serividor mikrotik com um balanceamento por rotas estaticas e funciona como vc quer mas para isso vc precisara de dois link .
    ou seja um para download e outro para paginas ...
    EX:
    link - 1 ...4mb ....http e paginas
    link - 2 ...4mb ....downloads

    tenho um cliente com a velocidade de 300kbps por 128kbps
    ele pode estar fazendo um download que não enfluenciara nas paginas ou seja ele pode fazer os dois ao mesmo tempo q não ficara lento...

    qualquer coisa estamos ai...