+ Responder ao Tópico



  1. Galera, seguinte tenho um Mikrotik RB 433, Desenvolvida com processador de 680MHz Atheros 7161 CPU, esta routerboard contém 3 portas LAN, 3 slots minipci, além de um slot para cartão microSD que aumenta a capacidade de armazenamento de dados. Pois bem tenho tambem um Cartão MiniPCI Egenius com capacidade para até 100 clientes, uma antena Omin de 15 dbi, montada em uma torre de mais de 10mts de altura, estamos pretendendo montar um provedor de internet aqui na comunidade, tipo inclusão digital social, que visa fornecer internet, com preços bem acessiveis, para quem não tem condições de pagar por uma internet, o preço é bem assecivel, é só pra ajudar a fornecer o material a onde será implantada a internet, tipo antena direcional, placa PCI weriless para ser instalado no micro entre outras coisa, e gostariamos de saber dos amigos se esse equipamento é o mais apropriado para iniciar ou não, e até que distância essa antena trasmite a internet, se vocês poderem me ajudar ficaria grato !!! Já tive ajuda e alguns amigos aqui do forum e fico muito grato por isso !!!

  2. É o seguinte,essa RB é ótima, qto ao cartão, suporta processar o tráfego de 80 à 100 clientes, porém o Egenius 8602, é mt sensível a interferência e qd o campo estiver contaminado c/ mt espectro dos provedores locais, tem q selecionar um bom canal livre d interferência, pois ao contrário, o tráfego d 20 clientes simultâneos, será uma dor d cabeça.
    Verifiq a topografia da área,pois é mt importante p/visada,derepente será necessário elevar +a antena, pelo menos à uns 15mts, qd um cliente receber o seu sinal deficiente, além da perca d pacotes, atrasa o processamento do cpu da RB e desiquilibra o espectro d sua omni, onde cliente d outras direções poderão cair ou perceber a lentidão. Não acione criptografia tbm, apenas amarre o mac ao ip e use autenticação no hotspot ou pppoe, caso seja ppoe, n habilite criptografia lá em perfil "Use Encryption" pois estará em alta o uso da cpu c/apenas uns 15 clientes, se puder use um pc embaixo c/mk p/controlar tudo e deixe a RB em AP-Bridge, ativado apenas o controle do MAC na interface wireless, desse modo, vc poderá pendurar n mín uns 60 clientes navegando simultâneo se defasagem de processamento, deixei deixei p/comentar por último a antena,pois vc n mencionou qual a marca, +se tratando d omni, espero q vc escolheu a Hyperlink 15dBI, pois é a única importada no Brasil calibrada o seu espectro, por esse motivo, tds as omnis acima de 9dBi, sempre irradia c/+ganho p/um direção do q p/outra, esse processao de calibração envolve uma maquina industrial acima d 800mil dólares, nenhuma outra marca no mercado Brasileiro faz essa calibração,essa é uma questão mt séria, pois vendo d outro lado, n temos boas omnis no Brasil Homulogada.

    Gande abraço,
    qqr dúvida msn: sannetwebradio@hotmail.com



  3. Citação Postado originalmente por valtersan Ver Post
    É o seguinte,essa RB é ótima, qto ao cartão, suporta processar o tráfego de 80 à 100 clientes, porém o Egenius 8602, é mt sensível a interferência e qd o campo estiver contaminado c/ mt espectro dos provedores locais, tem q selecionar um bom canal livre d interferência, pois ao contrário, o tráfego d 20 clientes simultâneos, será uma dor d cabeça.
    Verifiq a topografia da área,pois é mt importante p/visada,derepente será necessário elevar +a antena, pelo menos à uns 15mts, qd um cliente receber o seu sinal deficiente, além da perca d pacotes, atrasa o processamento do cpu da RB e desiquilibra o espectro d sua omni, onde cliente d outras direções poderão cair ou perceber a lentidão. Não acione criptografia tbm, apenas amarre o mac ao ip e use autenticação no hotspot ou pppoe, caso seja ppoe, n habilite criptografia lá em perfil "Use Encryption" pois estará em alta o uso da cpu c/apenas uns 15 clientes, se puder use um pc embaixo c/mk p/controlar tudo e deixe a RB em AP-Bridge, ativado apenas o controle do MAC na interface wireless, desse modo, vc poderá pendurar n mín uns 60 clientes navegando simultâneo se defasagem de processamento, deixei deixei p/comentar por último a antena,pois vc n mencionou qual a marca, +se tratando d omni, espero q vc escolheu a Hyperlink 15dBI, pois é a única importada no Brasil calibrada o seu espectro, por esse motivo, tds as omnis acima de 9dBi, sempre irradia c/+ganho p/um direção do q p/outra, esse processao de calibração envolve uma maquina industrial acima d 800mil dólares, nenhuma outra marca no mercado Brasileiro faz essa calibração,essa é uma questão mt séria, pois vendo d outro lado, n temos boas omnis no Brasil Homulogada.

    Gande abraço,
    qqr dúvida msn: sannetwebradio@hotmail.com
    Discordo com vc apenas no ponto da criptografia, utilize WPA2+AES pois possui inúmeras vantagens sobre o WEP. Pelo que li essa criptografia conta com um chip de processamento exclusivo para ela no AP/Cartão o que faz ela ser bem superior, sem falar de que no WEP o cara consegue conectar no seu AP mas não consegue trafegar nada, já no WPA2+AES o cara nem consegue conectar, com isso elimina a possibilidade dos curiosos ficarem conectando ao seu AP para ficar bisbilhotando. O controle de MAC que vc sitou é uma coisa que qualquer um hoje em dia clone um MAC e pronto, já está pendurado no seu AP. Em minha rede, tenho várias torres e em algumas funcionam assim: Sem criptografia nenhuma, com criptografia WEP64, com criptografia WEP 128 e com criptografia WPA2+AES. Pra ser sincero com vc, WEP64 e 128 fica um pouco pesado o processamento, com isso vc consegue colocar alguns clientes a menos. Agora não notei diferença no desempenho nem na quantidade de clientes ao usar Sem Criptografia ou WPA2+AES, então nas novas torres estou optando por usar WPA2+AES pq além de eu não perceber perca de desempenho tenho a segurança q nenhum ameba está entrando no meu AP. É óbvio que a chave somente vc tem que ter né...
    E quanto a calibração da Omni foi uma coisa interessante que aprendi, não sabia dessa, a pena é que essas Hyperlink de 15 não são homologadas né..


    Um abraço...

  4. Dentre os Tipos d criptogradia p/LAN WiFi, a WPA2+AES é a+leve, seria uma boa opção, tds elas utilizam a CPU do Sistema Wireless p/codificar e decodificar os dados, em APs Genéricos onde o Processamento n ultrapassa os 200mhz, a partir d 8 à 12 clientes simultãneos a lentidão e perceptível, qd essa criptografia é habilitada em RB c/cpu acima d 266mhz, e d 3 a 4 cartões ligados a setoriais, processo é diferente, pq temos a cpu da RB e +3 ou 4 chips dos cartões p/auxiliar no trb constante de criptografia, diferente d nosso caso, c/a RB c/apenas um cartão ligado a uma omni, onde tds clientes utilizam a mesma antena e cartão, imagina qd tiver pelo menos 60 clientes na navegando simultãneos.
    Qto a criptografia, deixei claro q a melhor opção é habilitar a autenticação e desabilitar a criptografia, pois na autenticação vc tem um nome de usuário e senha p/cada cliente, tanto a PPPoE ou Hotspot, n deixa o uso d cpu em alta,a criptografia teremos uma palavra passe p/tds usuarios, sendo q a mesma usa a CPU constante.
    Prefiro e uso em meus sistemas a criptografia p/rede cabeada nos servidores embaixo "MPPE128 statefull" é mt segura e quem processa o embaralhamento dos dados é a cpu do PC e a palavra passe é automática pelo sistema c/alteração constante não transparente.
    Finalizando, melhor opção, será deixar o Crtl de MAC na Interface Wireless ativa na RB, fazer Bridge entre a WLAN e LAN da RB, usando AP-Bridge e o resto faz td emabaixo no PC, habilitando criptografia MPPE128 statefull [Rede Cabeada] e ativando o Hotspot ou PPPoE p/autenticar os clientes, sendo nome de usuário e senha amarrados no MAC,o servidor Mikrotik instalado num PC básico c/pelo menos CPU 1,2GHZ, 512MB, HD40, ativar o web-proxy, economiza uns 33% do link c/o proxy ativo.

    Grande abraço !!!






Tópicos Similares

  1. Duvida sobre alerta do nessus?
    Por Hacinn no fórum Segurança
    Respostas: 9
    Último Post: 19-06-2004, 05:47
  2. Dúvida sobre compilação do kernel e Mixer de som
    Por vonlinkerstain no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 03-05-2004, 19:12
  3. Duvidas sobre políticas do Squid
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 06-11-2003, 11:22
  4. Dúvidas sobre instalação do conectiva 9.0
    Por Wronieri no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 08-08-2003, 07:52
  5. Dúvidas sobre instalação do mailman
    Por CELINHO no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 09-07-2003, 15:00

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L