Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

salckware11
    Tenho um provedor montado com duas omnis e dois APs GTS cada um AP tenho 30 clientes e um servidor cache web, mas a procura ta sendo grande e to querendo tirar essas omnis e esses APs e colocar 4 setorias e RBs, mas agora que comçea os problemas, eu quero levar da minha loja para a minha casa que e um dos pontos mais altos da minha cidade, vejo tudo, tudo mesmo, mas o link da embratel que eu possuo so chega ate minha loja, entao eu vou levalo para minha casa por Antenas.

materias que vou usar veja se são bons, quero chegar a uns 300 clientes.

No ponto a ponto vou usar duas RBs Routerboard 411AH Com Licença Mikrotik Level 4. "5,8 Ghz" e duas antenas
    Antena Zirok Disco 5,8 Ghz 24 Dbi e dois cartões Mini-Pci A/B/G 600Mw EnGenius-Senao.

E na torre vou usar uma
    Routerboard 600A Com Licença Mikrotik Level 4. 2,4Ghz e quatro cartoes
    Mini-Pci A/B/G 600Mw EnGenius-Senao e 4 antenas Painel Setorial OIW 17 Dbi 90°.

Essas configurações que eu citei aqui são boas? eu vou ter um desempenho bom quando 200 clientes estiverem on line ?

Minha outra duvida é nunca mechi em MK e RB e em MK certo ? tem algum tuto explicando como por as RBs em modo AP modo cliente modo bridge ?

Eu quero que o meu servidor fique na minha loja, e possivel por as 3 RBs em Bridge ate chegar ao servidor ??

As antenas setorias tem medida certa de distancia uma da outra ? qual seria ?

Quem poder uma luz agradeço muito, obrigado !

Routerboard 600A Com Licença Mikrotik Level 4. 2,4

salckware11
    Mais uma coisa que eu tava olhando aqui, as RBS eu configuro pelo Winbox??

3. Olá,

Como vc esta começando, vaou lhe deixar aqui umas dicas: Essas antenas de 17dbi são realmente necessárias? Muitas vezes ( na maioria) uma antena de menor ganho lhe atende com muito mais qualidade, principalmente se a distancia entre cliente => antena for pequena, antenas de maiores ganhos geram maiores ruidos e com isso "poluem" o spectro. Lembre-se maior potencia nem sempre ( quase nunca) é sinal de melhor qualidade.

Sugiro que vc de uma bnoa pesquisada, aqui no forum mesmo tem muita coisa interessante sobre configuraçõa de equipamentos wireless.

Um bom inicio: https://under-linux.org/forums/wirel...-wireless.html
    e aqui tb: Busca | Under-Linux.Org

Boa sorte

salckware11
    Por que a distancia ds clientes fica mas ou menos a 1 km, essas de 17 DBI e mt coisa ?

5. Citação Postado originalmente por salckware11 Ver Post
    Por que a distancia ds clientes fica mas ou menos a 1 km, essas de 17 DBI e mt coisa ?
    É porque quanto maior o ganho da antena, o ângulo de irradiação vertical fica menor, dificultando a conexão para os clientes mais próximos.
    Na verdade a antena não aumenta em nada a potencia de irradiação. Ela simplesmente compacta a irradiação como se fosse um feixe luminoso, por comparação. Vai concentrar toda a potencia que recebe numa determinada direção no caso das setoriais.
    No caso das omini, ela vai compactar somente no sentido vertical e no horizontal vai continuar espalhando em toda a volta.
    Assim, uma de 17 tem um feixe mais compacto que uma de 12. Na de 12 como a compactação é menor, o angulo de abertura vertical é maior, alcançando melhor os de perto.

Tópicos Similares

1. Dúvidas em relação ao BB/Fluxbox
    Por hydorn no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 05-03-2004, 23:36
  2. Dúvida em Relação ao BitchX
    Por hydorn no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 27-01-2004, 07:14
  3. Dúvidas em Relação ao GNOME
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1