Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Seguinte,

Preciso compartilhar a internet que chega no servidor ubuntu 8.04 para as demais da rede mas não estou conseguindo fazer funcinar, uso o ubuntu 8.04 com 2 placa de rede eth0 (10.1.1.250) e eth1 conectada ao modem (dhcp velox). Conecta e tal usando o comando "ppoe-start" ae depois eu vou la e "route add default ppp0"...blz ta conectado e os termiais acessam a net usando o squid q ta configurado nessa maquina.

Tentei usar o totorial do Ghd mas não ta dando certo, aps conetar com o ppoe eu consigo acessar a net do servidor ubuntu ou dos terminais usando o proxy mas nao consigo acessar sem que use o servidor proxy.

Usei os seguintes comandos:
    # modprobe iptable_nat
    # echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    # iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE

Da erro na terceira linha.

Alguem pode me dizer onde esta meu erro e me ajudar a entender o porque disso?

2. Que erro?

3. So posso mexer no servidor quando fecho o estabecimento pq se não fika a tudo sem net e se der algum erro da tempo de resolver, amanha de noite eu tento de novo e relato aqui o erro.

4. se a conexão é PPPoE com discador direto no linux não é a interface eth1 que você deverá colocar na regra do iptables mas sim a interface ppp.

5. hummm...vo tentar então hoje a noite a interface ppp.

Mas to confuso agora, a placa eth1 esta conectada ao modem e o linux faz a discagem (PPPoE) e então é atravez dela que chega a internet correto ? Então pra mim fazer funcionar da forma que estava tentando (roteando pela eth1) seria por exemplo eu receber a internet pela placa eth1 mas sem usar ppoe, tipo recebendo do roteador ou provedor via cabo, é isso ?

Para testar posso fazer Modem ADSL (192.168.0.2)----> Roteador (192.168.0.1) ----> Eth1 Linux (192.168.0.3) e então assim iria funcionar da forma que estava tentando?

# modprobe iptable_nat
    # iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE

Ou então tirar o roteador e o sinal receber do modem para o linux fazer a discagem e rotear (NAT) pela interface ppp ficando assim?

# modprobe iptable_nat
    # iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp -j MASQUERADE

Tópicos Similares

1. Não consigo instalar l355 epson no ubuntu 15.04
    Por RodrigoU no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 2
    Último Post: 14-06-2015, 18:54
  2. O winbox não faz o Recovery das RB's no ubuntu 12.04
    Por flaviorn no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 1
    Último Post: 09-05-2012, 07:30