+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Alterar o dono de um processo

    Olá amigos.

    A um tempo atrás eu vi um "macete", o qual o root dispara um processo/script mas ele não fica como dono do processo, ele delega para outro usuário, exemplo:

    Eu tenho que disparar um comando no final do boot, contudo eu quero que o dono do processo seja o usuário postgres e não o root.

    pg_ctl -D /mnt/storage/databases/pgsql/data/ -o "-i" start

    Ao disparar o comando ao final do boot o dono deste processo será o root, mas que quero que o usuário posgtres seja o dono.

    Alguém tem alguma idéia de como eu possa resolver isso?

    Ab, Duca.
    Última edição por Duca; 11-11-2008 às 15:01.

  2. #2

    Padrão hehe

    Blza Man!

    Bom se não me engano cada usuário tem uma pasta, e o postgres tem a dele, o que vc pode fazer é alterar usando o comando

    usermod -a pasta usuário novo nome do arquivo
    gpasswd pasta antiga pasta nova nome do arquivo

    se não me engano é isto!

    vou dar uma pesquisada mais a fundo

    se não for posta ai

  3. #3

    Padrão

    sudo -u USER COMANDO

    ex:

    sudo -u fulano man sudo

    Se for no boot então provavelmente está sendo executado pelo root, mas se for outro usuário é necessário adicionar uma entrada no sudoers para permitir que o usuário tenha permissões para executar como outro usuário.

    Mais informações:

    sudo(8), visudo(8), sudoers(5)

  4. #4

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por allisonvoll Ver Post
    sudo -u USER COMANDO

    ex:

    sudo -u fulano man sudo

    Se for no boot então provavelmente está sendo executado pelo root, mas se for outro usuário é necessário adicionar uma entrada no sudoers para permitir que o usuário tenha permissões para executar como outro usuário.

    Mais informações:

    sudo(8), visudo(8), sudoers(5)
    Olá.
    Allisonvoll, sua dica funcionou. Testei alguns comandos aqui e era exatamente o que eu precisava.

    E Caicarabruno, eu dei uma lida no comando usermod e ele serve para alterar a conta de um usuário nos sistema, algo muito útil também.

    E de quebra coloquei está dica no wiki.
    Dicas/ADM/alterando-usuario-sudo - UnderLinux Wiki

    Essa dica também foi noticiada na página principal de nosso portal.

    Muito obrigado.
    Ab, Duca.