Página 1 de 7 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bom dia amigos.

Bem estou com um problema fora do normal. (havia colocado um topico porem o mesmo não obteve resposta)

Utilizamos nossa rede centralizada em servidor BSD onde os clientes fazem a autenticação via MAC X IP nisso minha rede esta toda em WDS para o repasse de MAC direto no servidor e em alguns pontos tenho o sistema Roteado utilizando Radius autenticando em um servidor BSD tambem.

O Problema é que utilizo tudo em Bridge (RSTP), e de um tempo para ka. Alguns pontos que fazem repetição de RB ou seja A-RB333 ---CABO de REDE--- B-RB333 começaram a perde pacote entre os cabos de rede de interface para interface isso mesmo entre cabos de rede a maioria dos cabos tem 2 a 3 metros pois ambos estão na mesma torre. Trocamos fonte de energia, cabos de rede, Routerboard, cartões, tomadas ou seja tudo no pop foi trocado até os IPs e MACs das RBs mesmo assim o problema persistiu até que um dia eu resolvi trocar de RSTP para STP somente nas pontas com esta perda de pacote que parecia ser coordenada ou seja funcionava 50 pings e perdia 6. Quando feito a troca de protocol o sistema voltou ao normal por muito tempo então constatei que o problema era que devido ao crescimento da minha rede em Bridge poderia estar havendo muitas colisões e erros. Porem nesta semana voltou a apresentar o mesmo problema com uma intensidade menor (500 pings certos e 6 perdidos).

- MTK 3.13
    - Não reinicia UP das RBs tem até 60 dias funcionando
    - No log não tem nenhum erro ou alerta

Eu já estou passando toda a minha rede para Roteamento e criando braços distintos com um roteador inteligente evitando assim o broadcast. Mais como isso é demorado gostaria de saber se existe algum conflito ou problema com este protocolo e se tem algo que possa ser feito para corrigir este erro?

2. vc já tentow atualizar a RB....POde Ser um Bug da versão...

3. As versões testadas foram (ambas sem resultado)

v2.9.51
    v2.9.71 (não tenho certeza da versão)
    v2.9.9
    v3.0.11
    v3.0.13
    v3.0.15

a ultima versão ainda estou esperando um pouco para atualizar mais acredito que não resolva.

4. Pela descrição os problemas vem do rSTP ou STP mesmo. Já passei por este problema em uma rede que administro, quando mudei do rSTP para STP melhorou, mas foi só a rede crescer mais um pouco que começou a josta de novo.

Acredito que não ha muito o que fazer Ultrafox, uma vez que o Spaning Tree ajuda, mas não é infálivel e para redes como as de provedores existem muitos outros protocolos e tipos de tráfego distintos que o mesmo não consegue gerenciar de maneira eficiente.

Se já começou a rotear, acelere esse processo e garanto que mininizará em muito esse e outros problemas que ocorrem atualmente.

5. tive problema aqui...

voce precisa setar os custos das bridges, o que acotnece quando configuramos bridges eh que nao mexemos nas configuraç~eos de custo.. entao, o rstp tendo varias brides.. com custos iguais.. ele fica meio perdido.. e acha que o caminho eh tudo igual.. e fica tentando comutar (algo do tipo loading-share) ..

as bridges do ptp terem custo MENOR do que as bridges dos aps.. e a ULTIMA BRIDGE (no bsd ou antes dele) ter um custo menor ainda...

por exemplo.. custo das bridges dos aps 100, bridges do ptp 80 .. bridge final 50 ...

na passagem ele NUNCA vai tentar comutar um ap para outro ap pq o caminho vai ser mais "caro" ..

Tópicos Similares

1. RSTP ou STP
    Por ederjohann no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 16-04-2015, 10:05
  2. Bridge linksys
    Por augustolynx no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 28-01-2005, 07:39
  3. Bridge + Iptables + Squid Remoto
    Por Machado no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2