+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Exercico de linux

    Por favor alguem me ajude.
    Eu preciso fazer um exercicio de linux em modo texto que add usuarios a grupos onde cada usuario so podera alterar arquivos dentro do diretorio de cada grupo, e a presidencia pode editar qualquer diretorio.
    Os usuarios e os grupos são:
    homer financeiro
    pakolola administrativo
    jose estoque
    silvia vendas
    mario presidencia
    antonio presidencia

    Por favor tem como me ajudar.. fico muito grata.

    Obrigada.

  2. #2

    Padrão

    Para adicionar usuários você precisa ser o administrador do sistema (root), diigitando "id" no modo texto ele vai te retornar qual usuário você está usando, se não for root, digite su (ou sudo su) que você irá se tornar root.

    Para adicionar usuários:
    adduser "login" ; onde login é o nome do usuário

    Para adicionar grupos:
    addgroup "grupo"

    No linux cada grupo/usuário tem um número de identificação (id e gid), editar o arquivo /etc/group você irá ver a identificação de cada grupo, então, alterando o arquivo /etc/passwd você pode modificar o grupo de cada usuário.

    Exemplo:
    # cat /etc/group
    root:x:0:
    daemon:x:1:
    bin:x:2:
    sys:x:3:

    # cat /etc/passwd
    root:x:0:0:root:/root:/bin/bash

    Onde o primeiro 0 é o id do usuário (identificação) e o segundo 0 é o id do grupo, mostrado logo acima, se você quiser mudar o gid (grupo) do root, basta modificar o segundo 0 para 3 e ele estará no grupo sys e não mais no grupo root.

    Espero ter ajudado

  3. #3

    Padrão

    é só você criar cada usuário com seu grupo distinto.

    o diretório de cada grupo deve ter as permissões 770.

    os usuários do grupo presidência você adiciona aos demais grupos, assim terá acesso a tudo.