+ Responder ao Tópico

1. Bom dia pessoal.
    Vendo que atualmente usar Proxy em paralelo ao MK esta sendo uma solução bastante aceita por apresentar melhorias de desempenho, resolvi me aventurar a instalar apenas o básico da Debian juntamente com o Squid3 e como não tenho intimidade com linux, logo veio o seguinte impedimento: durante o processo de instalação configurei a placa de rede na faixa 201.xx.xx.xxxxx , com mascara e gw nessa faixa com o intuito de ter Acesso a internet para a atualização do repositório, bem como, utilizar o apt-get para um um update e instalação do squid até ai blz, fiz a edição do squid tranquilamente, mas ao da um ifconfig eth0 down e levantar a mesma com um novo ip 192.168.10.2 netmask 255.255.255.252, que o ip que preciso para usar como rede local, ao dá um reboot na maquina esse ip é novamente substituído pelo que foi atribuído durante a entalação. Onde eu posso está errando? ou qual o comando devo usar para evitar isso?. Pois sou mega iniciante em linux. Se alguém puder me ajudar, ficarei eternamente agradecido.

2. Ok Pessoal resolvido: o problema era que eu estava tentando mudar o ip, apenas pelo comando ifconfig. Depois de lê um pouco fiz a edição da seguinte forma: Vim /etc/network/interfaces ai
    foi so fazer as devidas alteraçoes de endereços conforme abaixo:

auto eth0
    iface eth0 inet estatic
    address 192.168.5.2
    netmask 255.255.255.252
    network 192.168.5.0
    broadcast 192.168.5.3
    gateway 192.168.5.1

dns-nameserver 192.168.5.1
    dns-search ...

/etc/init.d/networking stop
    /etc/init.d/networking star

Bom dia a todos.

3. Bom dia amigo... ao vc executar o ifconfig dow vc derruba a interface, e tb perdesse a rota.

Vc deve executar manualmente:
    ifconfig ethX xxx.xxx.xxx.xxx netmask xxx.xxx.xxx.xxx up
    route add ethx default
    route add default gw xxx.xxx.xxx.xxx ( ip gateway da internet)