Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá galera, meu nome é Wellington, esse é meu primeiro tópico aqui no Under-Linux.

Estou com uma dúvida aqui que acho que vcs podem me ajudar... é o seguinte:

Sou o adminstrador da rede de um prédio que tem mais ou menos 20 computadores, nessa rede temos um roteador que está ligado ao link de internet para fazer a distribuição para os apartamentos, temos uma política nesse prédio que o usuário tem que pagar uma taxa para poder utilizar a internet e a rede, caso ele não pague tenho que bloquear o acesso dele a internet, até ai tudo bem, consigo fazer isso através do roteador, só que ai acontece o seguinte, consigo bloquear ele de acessar a internet, mas não de acessar a rede do prédio, e além disso mesmo bloqueando o acesso deles a internet, os usuários continuam compartilhando arquivos e tudo mais. Oque eu queria saber é se tem algum jeito de bloquear esse cara que não pagou a taxa de entrar na rede usando IPTABBLES ou MIKROTIK, sem ter que apelar para fazer configurações no computador da pessoa como desinstalar protocolos e tal.

Desde já agradeço ai pessoal
    No aguardo.

2. O usuários acessam a rede local e a internet via Wireless ou cabo?

*Se for cabo, é só desconectar o cabo que vai para o usuário do switch / patch panel e ele não acessará.

abracos

3. Então, eles acessam através de cabo mesmo...
    Boa dica essa de desligar o cabo....
    mais aproveitando a resposta... tem um outro jeito ?
    tipo assim, coloco cada computador em uma vlan diferente, e configuro o IPTABLES,
    pq imagino que somente a configuração no IPTABLES não funcionaria para bloquear o acesso de um computador na rede (os pacotes chegariam até o switch e não passariam pelo servidor com IPTABLES)...

Bom caso tenho um outro jeito... por favor postem aqui...

4. A vlan seria algo interessante também, mas pode ser arriscado dependendo das configurações do seu servidor gateway.

Outra coisa interessante seria um servidor de dados desmembrado do servidor de internet, algo como uma DMZ, ai seria um pouco mais complicado ele passar para o servidor de dados sem passar pelo Gateway ou Roteador.

Se for possível, mostre-nos o esquema dos servidores, desde o link de internet até os usuários.

abracos

5. Vou providenciar um desenho técnico aqui, ai eu posto pra vcs analisarem se tem como bloquear os computadores que não pagam de acessar a rede... na verdade gostaria que fosse como se usuário tivesse sem o cabo de rede plugado... e que eu pudesse fazer isso direto em meu servidor... ai assim que ele acertar a taxa.. desbloqueio facilmente...

mas blz,,, agradeço por equanto...

Tópicos Similares

1. duvida de iniciante
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 19-04-2005, 14:24
  2. Duvida de iniciante - DNS Reverso.
    Por alecald no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 27-03-2005, 21:05
  3. Duvida de Iniciante. Lista apenas Diretório.
    Por Salatiel no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 21-06-2004, 10:24
  4. Dúvida de iniciante...
    Por libertinux no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 14-06-2004, 18:04
  5. Duvida de iniciante
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 25-04-2003, 15:27

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L