Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal.

Preciso de ajuda para estimar o alcance das Antenas Aquário 20 dbi - YAGGI.

PERGUNTAS:
    Quem já fechou link utilizando RB433 + Ubiquiti XR9 + GF-1020 GSM?
    Conseguiu quantos KM sem visada?
    Quantos dBm?
    Qual o thruput?

MEUS EXPERIMENTOS:
    Com as GF-1017 eu fechei 6 Km sem visada atrás de árvores e um pequeno morro. Atingiu -70 dbm e o thruput é de 4 megas bi-direcional. Com 12 KM o resultado foi -88 dbm (péssimo) e trhuput de 256 kbps bidirecional.

POUCA AJUDA DO FABRICANTE:
    Tentei perguntar à Aquario qual seria o ganho ao mudar das antenas de 17 dbi para 20 dbi e recebi uma resposta educadinha, porém amadora e com péssima pontuação:

Resposta Aquario:

"Sr Jose

para entender a cada 3 dbi a antena amplifica a potencia duas vezes, com relação a diferença entre a antena de 17 e a de 20 dbi e que a de 20 tem um ganho bem maior.

Antenas Aquario agradece o contato.
    Att,

Eng. Fernando Locate
    Departamento Tecnico Comercial | Antenas Aquário
    Maringá | Paraná"

É óbvio que o ganho da antena de 20 dbi é muito maior se comparado à antena de 17 dbi. Mas quanto maior, senhor engenheiro?

Posteriormente passei um e-mail com mais informações sobre o link e solicitando uma resposta mais completa. Aparentemente foi ignorada pelo engenheiro da Aquario.

PERGUNTA PRA QUEM SABE:
    Será que alguém com mais experiência em campo pode ajudar a esclarecer qual seria o alcance real ao utilizar as antenas yaggi de 20 dbi da aquário?

Se alguém acha que outro fabricante tem melhor qualidade para fechar um enlace ponto-a-ponto com 12 km e sem visada, aceito sugestões.

Obrigado,

José

2. amigo tentei quase a mesma forma e consegui 5 megas em 5 quase 6 km
    isso as vezes ainda o ping fica alto recomendo 900 não anão ser se tiver que pegar um cliente empresarial que vai pagar bem e vai consumir no maximo uns 4 megas
    prefiro usar repetidora com painel solar
    abraços

3. Oi Rodrigo. Obrigado pela resposta.

O link não é para revenda, é para mim. São poucas as opções de internet onde eu moro e provedor do meu amigo não está suportando a quantidade de clientes. Ele precisa contratar mais banda, mas a empresa não lucra o suficiente pra custear o investimento. Por isso eu preferi usar 900 mhz pra fazer um ponto-a-ponto pra mim.

Diz aí, você testou as antenas da Aquário de quanto dbi?
    Como foi a tua experiência, foi boa ou ruim?
    Pelo que entendi você fechou quase 6 KM com 5 megas full duplex, certo?
    Recomenda outra marca de antena para um link de maior distância?

Valeu !!!

José

4. cara testei umas fabricações que o pessoal la do RS fizeram, e não deu em nada, as da aquario foi a melhorzinha, mas 900 é uma pessima escolha, o valor do xr9 vc coloca uma repetidora de 5.8 levando energia se possivel

5. Entendi. Valeu pela dica.

Vamos ver como o pessoal se manifesta a respeito das antenas.

Abraço

Tópicos Similares

1. Rocket 900 mhz M900 duas antenas
    Por maruan no fórum Redes
    Respostas: 26
    Último Post: 02-04-2015, 20:04
  2. Sugestão - Antena 900 Mhz para Nano Loco M900
    Por marcelomg no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 12-01-2014, 00:18
  3. Respostas: 57
    Último Post: 27-10-2012, 21:23