Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Tenho uma curiosidade relacionada com antena omini.

Tudo aquilo de não dar rendimento, ser mais sucetível a interferências, etc. etc, concordo.

É uma idéia meio louca, nunca vi nada igual.
    A minha dúvida é sobre a possibilidade de colocar 3 omini numa torre, e entre elas colocar uma grade metálica como se fosse um refletor, com o objetivo de diminuir a interferência entre elas.
    Será que esta grade iria realmente impedir que o lóbulo de irradiação de uma interferisse na outra?

Na prática até as antenas de grade deixam passar alguma coisa para a retaguarda.

2. Meu caro 1929,

a grade não bloqueia nada (totalmente "transparente"). Se quer usar barreiras para evitar interferência seria melhor usar painéis. Então por que não usa uns latões para fazer barreira? rsrs

Mas porquê quer usar 3 omnidirecionais?

3. Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Meu caro 1929,

a grade não bloqueia nada (totalmente "transparente"). Se quer usar barreiras para evitar interferência seria melhor usar painéis. Então por que não usa uns latões para fazer barreira? rsrs

Mas porquê quer usar 3 omnidirecionais?
    Eu acha que era transparente, pois até mesmo 3 painéis, ao se fazer uma leitura do sinal, se observa que o sinal de um rádio entra no outro.

É que eu estava a fim de fazer um teste com um rádio com protocolo 802.11N, com 3 antenas.
    Se desse rendimento, precisaria colocar mais dois rádios destes, fazendo um cluster com 3 rádios e 9 antenas. E esta grade seria para tentar isolar os conjuntos. Coisa muito louca. Fica com mais pinduricalhos que árvore de natal. hehehehe

Eu fiz uma pergunta sobre que arranjo usar numa situação destas no forum da Ubiquiti, mas nem eles tem ainda uma idéia formada sobre o assunto. Disseram que iam fazer alguns testes e depois trariam a resposta.
    Só souberam lançar um mini-pci para N.

4. Amigo,
    Isso não daria certo pelo seguinte:
    uma antena omni é feita pra irradiar sinal pra todos os lados, certo.
    uma antena de grade ou setorial ja é projetada (ou seja a ponta dela)ja é para apontar
    uma area especifica, certo.
    então mesmo q vc coloque um refletor atraz da antena omni ela vai continuar emitindo sinal por todos os lados, a mudança vai ser minima, pois a grade serve mais pra receber pequenas ondas de sinal e corrigir pequenas quantidades de sinal que saem por traz da antena e não pra impedir que o sinal passe pra traz da antena

5. Citação Postado originalmente por cleyton19 Ver Post
    Amigo,
    Isso não daria certo pelo seguinte:
    uma antena omni é feita pra irradiar sinal pra todos os lados, certo.
    uma antena de grade ou setorial ja é projetada (ou seja a ponta dela)ja é para apontar
    uma area especifica, certo.
    então mesmo q vc coloque um refletor atraz da antena omni ela vai continuar emitindo sinal por todos os lados, a mudança vai ser minima, pois a grade serve mais pra receber pequenas ondas de sinal e corrigir pequenas quantidades de sinal que saem por traz da antena e não pra impedir que o sinal passe pra traz da antena
    Isso mesmo, com respeito a omini eu sei. E quanto a antenas de grade, mesmo com a grade como refletora, o sinal se espalha também atrás. Logicamente este sinal não vai muito longe, mas passa sinal.
    Neste arranjo que citei, o ideal mesmo seria colocar paineis. Mas o preço fica lá em cima só para fazer teste da viabilidade. E antenas de grade não seriam práticas porque tem ângulo muito fechado. Tudo isso é uma idéia meio louca que me surgiu. Se voce olhar no site da Wavion, tem lá um equipamento com 6 antenas omini.
    Além disso, aquela grade da antena, tem uma distância certa do irradiante e uma curvatura também, para ter mais eficiência. Neste tipo eu não sei o cálculo, mas em antenas yagi, como as de TV, o elemento refletor, que é a vareta de alumínio que está atrás do irradiante, deve ficar a 10% do comprimento de onda.

Qualquer dia destes eu vou acabar testando. Problema é que eu não tenho 13º, né? heheheh!!!

Tópicos Similares

1. Respostas: 2
    Último Post: 31-03-2009, 10:56
  2. Evitar uso de ap na torre como gateway
    Por drcfilho no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 14-01-2007, 18:05
  3. Respostas: 10
    Último Post: 08-01-2007, 11:59
  4. Medir sinal/ruído/snr na torre
    Por _Th0r_ no fórum Redes
    Respostas: 0