Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por megalinknp Ver Post
    ___________________________________________________________________________________
    cara vai la no site da plutom e olha os modelos de antena la.
    pra ter um alto ganho tipo 42 dbi os caras usam uma omni no meio de uma parabolica parecida com essas de tv...
    Virei do avesso o site e não achei.
    Qual a referencia do modelo?

2. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tenho uma curiosidade relacionada com antena omini.

Tudo aquilo de não dar rendimento, ser mais sucetível a interferências, etc. etc, concordo.

É uma idéia meio louca, nunca vi nada igual.
    A minha dúvida é sobre a possibilidade de colocar 3 omini numa torre, e entre elas colocar uma grade metálica como se fosse um refletor, com o objetivo de diminuir a interferência entre elas.
    Será que esta grade iria realmente impedir que o lóbulo de irradiação de uma interferisse na outra?

Na prática até as antenas de grade deixam passar alguma coisa para a retaguarda.
    kkkk
    isso é muito louco, qual a finalidade de vc fazer isso?
    Última edição por ICHUBrasil; 12-12-2008 às 19:20.

3. Citação Postado originalmente por ICHUBrasil Ver Post
    kkkk
    isso é muito louco, qual a finalidade de vc fazer isso?
    É como eu disse no início do tópico: idéia muito louca, mas é que pensando nos rádios com MIMO, que usam 3 omini, se colocar só um rádio na torre, deve funcionar pois as 3 antenas trabalham sincronizadas . Mas um rádio não suporta muitos usuários.
    Então,se for colocar dois rádios desses na mesma torre, já seriam 3 omini pra cada rádio. A idéia seria isolar o melhor que puder as interferencias entre os rádios. Mesmo colocando um num canal baixo e outro no canal mais alto, ainda vai dar interferências entre eles pela proximidade, usando ominis.
    Já, se colocasse tres setoriais para cada rádio, as interferencias entre eles devem diminuir mais. Mas não sei se estes MIMO trabalhariam bem com setoriais, já que o MIMO depende de reflexões.
    Tudo que se vê é sempre com omini.

4. Olá 1929,

no caso do MIMO as 3 antenas trabalham na mesma frequência, não pode ser comparado com 3 AP separados. Agora entendi o que pretende. Caso decida pôr rádios MIMO na torre deixe-os no modo bridge para ser controlado por um Mikrotik ou um outro servidor qualquer. Isso aliviará a carga e suportará mais clientes. Mas penso que dois MIMO (com suas seis antenas) funcionariam bem numa única torre, de preferência com distância de 3 a 6 metros.

5. Tirou daqui, Marcelo. É exatamente isso que eu pretendia experimentar. Deixar em bridge.
    Cada rádio com duas 3 omini não interferem entre si, pois estarão trabalhando sincronizadas no mesmo canal.
    Como deve aumentar um pouco a capacidade de usuários online, talvêz dois ou 3 conjuntos desses possa atender bem.
    Deixaria um conjunto no canal 1 outro no 6 e outro no 11. Aí já seriam 9 ominis. Vira um verdadeiro paliteiro.
    Para evitar isso, talvêz usando 3 setorias para cada rádio possa ajudar a eliminar a interferencia entre os canais. O problema é o custo para 9 setoriais. Lá fora já tem setoriais construidas num único bloco para atender esta necessidade.
    Mas ainda assim, acho que "se der certo", fica mais econômico do que o rádio da Parks.
    Mas por enquanto é só especulação. Tem que amadurecer esta idéia, e ísto só será possível trocando informações com os amigos.

Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olá 1929,

no caso do MIMO as 3 antenas trabalham na mesma frequência, não pode ser comparado com 3 AP separados. Agora entendi o que pretende. Caso decida pôr rádios MIMO na torre deixe-os no modo bridge para ser controlado por um Mikrotik ou um outro servidor qualquer. Isso aliviará a carga e suportará mais clientes. Mas penso que dois MIMO (com suas seis antenas) funcionariam bem numa única torre, de preferência com distância de 3 a 6 metros.

Tópicos Similares

1. Respostas: 2
    Último Post: 31-03-2009, 10:56
  2. Evitar uso de ap na torre como gateway
    Por drcfilho no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 14-01-2007, 18:05
  3. Respostas: 10
    Último Post: 08-01-2007, 11:59
  4. Medir sinal/ruído/snr na torre
    Por _Th0r_ no fórum Redes
    Respostas: 0