Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Redes diferentes com acesso a internet ?

    Olá pessoal, estou com um probleminha aqui na minha empresa, é o seguinte, preciso ligar duas redes diferentes (uma com a faixa de ip 192.168.0.0, e a outra com a faixa de ip 10.10.10.0) estas duas redes precisam acessar a internet por um único link de adsl da telefônica. Quero saber se existe um roteador que eu pudesse configurar uma porta para a rede 192.168.0.0, outra porta para a rede 10.10.10.0 e uma porta para o link de adsl da telefônica, para que as duas redes utilizem o mesmo link de internet.



    espero que possam me ajudar... abraços a todos.

  2. #2

    Padrão

    Cara, sua ADSL já tem um modem fazendo a conexão?? Se sim, qualquer roteador com 3 interfaces faz o que você quer. Agora, se você não tem um modem ai é bom pesquisar algum roteador/modem ADSL com 2 interfaces LAN e 1 WAN.

    Mas só avisando que você pode fazer isso tudo com um linux!! Inclusive a conexão ADSL sem o modem!



  3. #3

    Padrão

    O amigo magnum tem razao, so montar um servidorzinho linux e ativa roteamento estatico, coloca 3 placas de rede e pronto, se preferir precisa nem por 3 , coloca apenas 2, uma para entrar o link de internet e a outra voce cria interfaces virtuais, dai liga no seu switch ou hub e pronto vai ter suas redes de classes diferentes funcionando, sabe é uma pena que essas miniplacas com processador e memoria ainda custem caro, porque elas são perfeitas para isso, nao gastam quase nada de energia e ainda sao do tamanho de uma caixa de cd pouca coisa mais alta, daria pra montar servidores e roteadores linux de bom desempenho e a custo interessante ... se alguem tiver interesse em começar um negocio do genero só dar um toque ai rss...

  4. #4

    Padrão

    Valew pelas dicas até agora pessoal, apesar de eu realmente achar a idéia do servidor linux com tres placas de rede muito mais viavel no momento, meu chefe insiste em querer fazxer essa configuraçao usando um rotedor da CISCO, tem como vcs me indicarem um roteador que tenha essas tres interfaces para que eu possa fazer a distribuição do meu link adsl entre as redes com faixas de ips diferentes.

    Atualmente uso o modem ADSL da Opticom ( DSlink260E), esse modem foi a telefonica mesmo que me mandou quando assinei o speedy. E quanto ao roteador da cisco, ele será capaz de fazer a discagem com o nome de usuario e senha do speedy ?

    Valew a todos fico no aguardo!!!



  5. #5

    Padrão

    rapaz roteador é coisa cara, e alem do mais, ele nao é como um modem de adsl ou um servidor de funcionamento simples que voce acha tutoriais e gente disposto a ensinar como mexe em todo lado nao, eu paguei um dinheiro loco pra fazer curso CCNA CISCO, igual o magnun ai em cima tambem, agora convencer alguem a passar conhecimento desse nivel é meio complicado, vai ter que acabar pagando uma acessoria viu, outra coisa, meu conselho, voce nao precisa de um roteador, compra um switch cisco ou 3com com gerenciamento, dai faz VLANS, mantem todo mundo na mesma classe de ip porem divide em grupos ai um grupo nao se comunica com o outro, acho isso muito mais vantagem olhando pelo custo x beneficio do que meter roteador cisco ai, mas procure um partner da cisco se é o que voce quer e cote com ele modelos com a quantidade de interfaces que voce precisa, mas escute minha dica, roteador só se voce realmente precisar operar nessas suas classe de ip diferentes, se o negocio for apenas separar 2 blocos entao use um switch. se precisar de alguma coisa so avisar, so nao me peça como configurar o roteador depois que comprar, manda seu chefe pagar um treinamento ou entao contratar uma acessoria. nao me entenda mal por favor ok. sorte na escolha e bom trabalho.

  6. #6

    Padrão

    Cara de maneira nenhuma vou entender mal, pelo contrário, acho que esse negócio de por um roteador cisco apenas para separar as redes e compartilhar o link de internet é uma coisa um pouco "estravagante" para a situação. Só que você sabe como é que é né cara, chefe, você tem que aturar algumas coisas, quando ele me falou isso tbm tentei debater, mais parece que ele não é um "linuxista" si é que vc me entende...rs. Pô cara tbm tõ tentando e estudando muito para obter a CCNA, já tenho a MCDST da microsoft, só que essa certificação é mais apropriada para a parte mais "lógica da rede", não entra muito em detalhes de roteamento e tals. Más de qualquer forma agradeço muito a atenção de vcs até agora, to vendo que o jeito mais viável vai ser sugerir para meu chefe um servidor linux para fazer essa tarefa, ou até mesmo uma servidor windows, configurado com uma ponte de rede.
    Vamu ver no que dá...

    Abraços aí galera.