Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa noite pessoal,

Estou vendo aqui um link dedicado da OI para mim, e tenho interesse de distribuir via radio para algunes clientes.

Ai surgiu uma duvida a respeito de quantidades de clientes que posso colocar nesse link.

Matematicamente falando:

512kb / 64kb = 8 clientes

mas os vendedores da OI e mais um amigo meu que tem provedor disse que posso colocar até 40 clientes.

Ai nao sei... fico confuso sobre como seria essa divisão, pois vou usar servidor Mikrotik para dividir a banda e servidor cache para aliviar o fluxo.

Sei que hoje eu recebo um link de 265kb via radio de uma empresa aqui na minha cidade e tenho 12 maquinas e fica razoavel o acesso.

Estou preocupado, pois o link custa R$ 2500,00 e nao quero cobrar mais que R$ 80,00 dos clientes e que ter uma internet boa para eles navegarem.

Alguem pode me dar uma luz?

2. Cara da pra tu botar uns 60 de 128k ai com cachefull.

Por acaso esse link é o IP Connect? Tão me oferecendo por R$ 1600 512K full, um roubo!
    Última edição por lipeiori; 06-01-2009 às 21:53.

3. a conta que faço aqui sao 50 clientes por MEGA .. clientes de 150k ...

4. Amigo, não quero te desanimar não.

As contas vão mais longe do que simplesmente multiplicar 80X40,00.
    Como disse o outro companheiro, para começar, este preço de 1600,00 é um assalto.
    A média de mercado está entre 1400 e 1600 o mega full, ou seja com 100% de garantia.

Mas os outros custos envolvidos podem ser grandes. Documentação, SCM ( pois franquias ou parcerias está ficando complicado), impostos, etc...

E ainda por cima tem a fidelidade do link. Com rentabilidade baixa , corre o risco de ter que bancar o link até o fim do contrato.
    A rentabilidade vai aparecer com a escala, ou seja, com o aumento de clientes. Com 40, conforme o Alexandre já citou, vai ficar no gargalo nos 512kbps. Hoje um provedor só começa a ter retorno acima de um bom número de assinantes, o que por natureza vai fazer aumentar teus custos também.
    Mas logicamente, cada caso é um caso. Cada cidade tem o seu potencial.
    Planeja bem e se, se sentir segurança, toca o barco para frente. Sucesso
    Última edição por 1929; 07-01-2009 às 07:21.

5. O correto seria analisar o perfil dos usuarios, aqui nossa média é de 40 clientes por mega de link full com velocidades de 250k-1250k (Sendo 80% 250 k).

Digo analisar o perfil dos clientes, pois tenho setores da cidade, que utilizam pouco link, inclusive antigamente, antes de instalar o BGP e efetuar o balanceamento, tinha problemas com falta de link em algumas localidades e sobra em outras.

A questão do cache, tambem é variavel. Durante 90 dias em que tive um extrangulamento de link, pois a BRT não queria me fornecer (até a chegada da EBT), minha unica saida foi a colocação de um cache, ganhei em torno de 25% de link em media, alguns outros colegas que utilizaram, pelo perfil de seus usuarios chegaram a até 50%. Havia momentos do dia que eu tinha 75% do trafego se utilizando do cache, infelizmente não era nos horarios de pico, onde isto caia em torno de 15-20%.

Tópicos Similares

1. Respostas: 5
    Último Post: 13-09-2009, 10:09
  2. Link dedicado de 512kb ou 2 adsl de 8 mega ?
    Por denin no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 20
    Último Post: 21-06-2009, 09:29
  3. Respostas: 8
    Último Post: 23-11-2004, 13:31
  4. Dois links de internet no linux. É possível?
    Por Atos no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 22-06-2004, 09:20
  5. Dois links de internet no linux. É possível?
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 22-06-2004, 08:48

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L