+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão load balance com bonding ?

    pessoal, andei lendo pela net, uns balanceamento de carga, e gostaria de saber so o bonding serve para fazer load balance entre 2 links adsl
    grato!

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Não. Bonding é para união/junção de duas interfaces, agregando banda.

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Não. Bonding é para união/junção de duas interfaces, agregando banda.
    Sérgio!

    Pra ter segurança e troughput, melhor usar no MK bonding ou nstreme dual? Meu medo do nstreme dual, é q se 1 das 4 interfaces parar, todo o enlace pára de funcionar né?

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Sérgio!

    Pra ter segurança e troughput, melhor usar no MK bonding ou nstreme dual? Meu medo do nstreme dual, é q se 1 das 4 interfaces parar, todo o enlace pára de funcionar né?

    Sim, com o nstreme2 se parar uma interface para o TX ou RX (depende da interface). Bonding normalmente é muito usado no caso de provedores que tem um volume maior de down do que UP, uma vez que é agregação de banda.

    Mas prepare-se, bonding destroi o processamento... No caso de uso, esqueça o conntrack (mangle e nat), queues, scripts e tudo mais que necessitar de processamento. O processador deverá estar livre, leve e solto, apenas para executar o bonding. Em equipamentos de baixo processamento (caso de algumas RBs e máquinas antigas) é inviável, pois não conseguirá a agregação de banda uma vez que o processador não dará conta do recado.

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Sim, com o nstreme2 se parar uma interface para o TX ou RX (depende da interface). Bonding normalmente é muito usado no caso de provedores que tem um volume maior de down do que UP, uma vez que é agregação de banda.

    Mas prepare-se, bonding destroi o processamento... No caso de uso, esqueça o conntrack (mangle e nat), queues, scripts e tudo mais que necessitar de processamento. O processador deverá estar livre, leve e solto, apenas para executar o bonding. Em equipamentos de baixo processamento (caso de algumas RBs e máquinas antigas) é inviável, pois não conseguirá a agregação de banda uma vez que o processador não dará conta do recado.
    Irei usar 2 rb600 com 4 xr5, será q dá conta? não irei deixar ligado o contrack nem nada, queues, etc.. farei os controles direto no meu servidor aqui dentro do provedor. No caso, meu provedor é desses que tem mais down q up, até pq no controle da banda eu seto o up sempre em 50% do down. Então no meu caso será mais interessante usando bonding? A banda total conseguida será menor q o nstreme dual, mas mesmo assim se torna interessante?

  6. #6

    Padrão

    Eu já usei bonding em umas 4 ocasiões. De fato tive de usar um pequeno servidor para ficar dedicado/exclusivo para o bondig simplesmente somando a banda de 2 a 4 links entrantes e saindo por uma única interface de rede; ou seja, simplesmente somando um link dedicado a alguns ADSL. Em uma das ocasiões somei dois SHDSL (2 Mbps cada) que a Brasil Telecom e outras operadoras vendem como dedicado.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Eu já usei bonding em umas 4 ocasiões. De fato tive de usar um pequeno servidor para ficar dedicado/exclusivo para o bondig simplesmente somando a banda de 2 a 4 links entrantes e saindo por uma única interface de rede; ou seja, simplesmente somando um link dedicado a alguns ADSL. Em uma das ocasiões somei dois SHDSL (2 Mbps cada) que a Brasil Telecom e outras operadoras vendem como dedicado.
    parcero, poderia me explicar melhor isso?
    vc somou 2 links de 2 Mbps, = 4Mbps?

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Irei usar 2 rb600 com 4 xr5, será q dá conta?
    acredito que sim, pois no wiki da Mikrotik falam em processador de 700 MHz (mínimo).

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    não irei deixar ligado o contrack nem nada, queues, etc.. farei os controles direto no meu servidor aqui dentro do provedor.
    essa é a situação desejada.

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    No caso, meu provedor é desses que tem mais down q up, até pq no controle da banda eu seto o up sempre em 50% do down. Então no meu caso será mais interessante usando bonding? A banda total conseguida será menor q o nstreme dual, mas mesmo assim se torna interessante?
    Sim, e este negócio de banda total, você é quem define as suas prioridades. O nstreme2 serve para fazer um full-duplex. Em um ambiente que precisa trafegar queries de banco de dados, por exemplo, seria um opção mais interessante.

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alanvictorjp Ver Post
    parcero, poderia me explicar melhor isso?
    vc somou 2 links de 2 Mbps, = 4Mbps?

    Também quero, saber, pois até onde sei o bonding não cuida de rotas.

  10. #10

    Padrão

    sergio, vc sabe me dizer uma soluçao para balance de 2 links, sem ser essas gambiarras de marcar pacotes e por rotas pra sair por tal link,
    ouvi dizer q o OSPF forma um pacote usando 2 ou mais links
    e verdade?

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alanvictorjp Ver Post
    sergio, vc sabe me dizer uma soluçao para balance de 2 links, sem ser essas gambiarras de marcar pacotes e por rotas pra sair por tal link,
    ouvi dizer q o OSPF forma um pacote usando 2 ou mais links
    e verdade?

    Creio que não tenha, utilizando-se de políticas de roteamento, infelizmente.

    O OSPF até faz, mas serve apenas para sua rede interna, pois a operadora não "conversa" em OSPF. É muita utilizado para roteamento dinâmico e redundância de links (balanceamento não é o forte do protocolo).

    O que as empresas/provedores utilizam, para o balanceamento de links é o BGP. Mas para isso você terá que ser um AS (autonomous system) e usar apenas links que são disponibilizados sob o mesmo (adsl não é).

  12. #12

    Padrão

    Pessoal,

    bonding é para redundância de link e fail over.

    com a redundância também aumenta a velocidade, pois somará as velocidades de uma ou mais interfaces para o tráfego.

    caso uma das interfaces falhe a outra trabalha sozinha de forma transparente.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alanvictorjp Ver Post
    parcero, poderia me explicar melhor isso?
    vc somou 2 links de 2 Mbps, = 4Mbps?
    Olá,

    deem uma olhada, afinal já há material pronto:

    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros...ce/bonding.php

    » Trunk de portas ethernet no Linux

    Duvida sobre Bonding ... - Under-Linux.org

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alanvictorjp Ver Post
    sergio, vc sabe me dizer uma soluçao para balance de 2 links, sem ser essas gambiarras de marcar pacotes e por rotas pra sair por tal link,
    ouvi dizer q o OSPF forma um pacote usando 2 ou mais links
    e verdade?
    Olá,

    para quem precisa de uma opção profissional tem o D-Link DLM-3500. De fato soma a banda de até 4 links (total de até 50Mbps full-duplex). Excelente opção para quem pode investir um pouco. Para quem não pode investir tanto (e tem menos tráfego) utilize o LB-604 também da D-Link.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olá,

    para quem precisa de uma opção profissional tem o D-Link DLM-3500. De fato soma a banda de até 4 links (total de até 50Mbps full-duplex). Excelente opção para quem pode investir um pouco. Para quem não pode investir tanto (e tem menos tráfego) utilize o LB-604 também da D-Link.
    amigos esses roteadores, nao somam link e sim faz load balance, vc sabe dizer se ah problemas com o load q esses routers faz? tpw com sites de bancos etc?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alanvictorjp Ver Post
    amigos esses roteadores, nao somam link e sim faz load balance, vc sabe dizer se ah problemas com o load q esses routers faz? tpw com sites de bancos etc?

    Como assim não soma????

    Eu estou falando que soma. Sei do que estou falando.

  17. #17

    Padrão

    Alguem aqui já conseguiu fazer funcionar o bonding,peguei vários tutoriais aqui já e realizei v,arios testes mas infelismente não consegui faze-lo funcionar.
    Se alguem conseguiu teria como esplicar como?