+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Quanto a não existir multiponto, concordo com o Gilvan, pois, assim como a "interferencia", multiponto é apenas um modelo (não fisico) que criamos para poder expressar o que acontece quando temos 1 ap e vários clientes, ou seja, na unidade de tempo um ap só atende um cliente por vez (ponto a ponto), ou seja:

1 ap atenderá os clientes A ,B ...X

Se fizessemos um algoritimo simplificado ficaria +- assim...

INICIO
    O ap Verifica se há clientes a atender...
    Se sim ....
    O Ap modula, sincroniza e atende o cliente x
    Para de atender o cliente x e volta para o INICIO
    Se não..
    Volta para o INICIO
    FIM

Não sei se consegui expressar meu entendimento, mas dessa forma o AP só atendera 1 cliente por vez, portanto só temos enlaces ponto-a-ponto embora o correto seria dizer temos centenas de enlaces ponto-a-ponto, portanto para expressar melhor usamo a expressão "multiponto" .

Quanto ao tempo estou ná duvida, mas acho que esse tempo é váriavel, pois vai depender de:
    * qualidade da conexão,
    * qualidade da máquina do cliente (lenta, rápida ou se esta com virus... etc)
    * qualidade do AP (pode estar sobrecarregado)

enfim .... depende de vários fatores ...

Abraços.

Jodrix.
    o que eu sempre entendi sobre multiponto é isso ai, é como se fosse um apelido pra nos expressar!

2. Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    TRIADE

O número (3) está entre o dois e o quatro. É o primeiro número impar de uma seqüência infinita. Mas não para ai. O número 3 simboliza união e equilíbrio. Querem ver?
    Qual o banco mais estável? O que tem três pés! Quantos são os poderes da democracia? Três, executivo legislativo e judiciário! Quantas são as figuras divinas? São três, Deus, Filho e Espírito. Outras religiões são similares! Qual o mínimo de pessoas necessário para uma decisão democrática? Três! Quais as estrelas mais bonitas no céu? As três marias.
    Chega? Acham que é coincidência? Pode ser, mas pode ser algo maior. Olhem na natureza estas tríades:
    1. CINEMÁTICA: A aceleração, com a velocidade e com o tempo. Três.
    2. ESTÁTICA: Força, maça e aceleração. Sempre três.
    3. TERMOLOGIA: Quantidade de calor, massa e temperatura. Três.
    4. OPTICA: Reflexão, refração e difusão. Três.
    5. HIDROSTÁTICA: Pressão, força e área. Três.
    6. ELETROSTÁTICA: Carga elétrica, carga do elétron, numero de elétrons. Três.
    7. ELETRODINÂMICA: Resistência, voltagem e corrente. Três.
    8. RELATIVIDADE: Energia, massa e velocidade da luz. Três.
    9. ONDAS: Velocidade da luz, freqüência e comprimento de ondas. Três.
    Conhecidências? Não acho, acho que há um relacionamento triangular na natureza. Parece que nunca se consegue relacionar duas grandezas sem que uma outra apareça.
    Vejam só, se não fosse o sol, a vida na terra morreria. A vida precisa do calorzinho que vem de lá. O sol então, bondosamente nos manda todos os dias, uma quantidade de calor. Tai, energia por unidade de tempo se chama potência. Essa potência calorífica chega no nosso planeta e nos revitaliza. Mas, parte desta potência é rejeitada pelo planeta. Coisa da camada de ozônio, dos pólos gelados e dos vulcões enciumados. Parte desta potência mandada pelo sol é refletida e mandada de volta. Um equilíbrio sábio se mantém entre o sol a terra e a energia. Tres, sempre tres. Potência de mais nos mata. Potência de menos nos mata também. Qual é a quantidade certa? Ora a quantidade certa é o terceiro elemento da potência. Como ele aparece?
    Pegue a potência calorífica que o nosso planeta refletiu, divida pela potência que o sol enviou. Vocês devem concordar que esse número nunca vai ser maior que um. Piorem um pouquinho, tirem a raiz quadrada da divisão. Pronto, criamos um resultado que pode ser chamado de coeficiente de reflexão. Vou apelida-lo de coeficiente de reflexão vital. O CRV é o terceiro elemento. Legal né? Voltamos para a tríade.

Qualquer semelhança com acoplamento, não é mera coincidência. O radinho é o sol o cabo coaxial é o meio de transporte da energia e a antena é o planeta terra. Se chamarmos a potencia enviada pelo radinho de Pd e a potência refletida pela antena de Pr. Temos:

Legal né? Mas inútil. Este coeficiente não dá para medir. É uma grandeza adimensional, ou seja, não tem unidade, é uma constante e constante não se mede, se calcula. Daí vem aquele pulinho do gato. Na antena se relaciona o coeficiente de reflexão com a voltagem na antena e daí sim. Voltagem dá para medir. Esta grandeza é chamada VSWR (voltage standing wave radio). Existe aparelhos que medem esta grandeza. São aparelhos baratos e de muita utilidade.
    Porque tudo isso? Porque quem não sabe qual o VSWR da sua instalação, não sabe o quanto sua antena está irradiando, a antena com VSWR muito alto pode matar toda a potência do rádio. Porque é fácil mexer no VSWR da sua antena e corrigir para um valor excelente. Porque você quer ser um anteneiro, e não um cortador de fio e apertador de parafuso. No bom sentido.
    Se quiserem aprender como fazer isso, estou esperando vocês dia 28. Para quem quiser aprender sem vir aqui, este é o caminho.
    http://www.getec.cefetmt.br/~luizcarlos/Tele/Ondas%20Eletro%20Mag/apostila_de_ondas_eletromagneticas_engenharia_usp/lt7_1.PDF
    Gilvan
    Olá colega, fiz por dois anos física na UFPR, e sou formado em matémática, posso te garantir uma coisa, concordo com tua Teoria, Já que sabemos que pra, provar que um hipótese está errada, tem que apresentar um contra-hipótese,por enquanto ela se torna verdadeira, e com relação a emissão de ondas,isto é verdade. Não existe interferência mas sim sobreposição de ondas eletromagnéticas.

Podemos pensar assim: A vóz, todo as pessoas não falam iguais,(emiteir sons com mesma vibração) cada um tem denho de sua " garganta " desenhos diferenciados, mas podem ter o mesmo timbre.A onda nada mais é que um deslocamento. Sem carregar ou levar a matéria.
    Ele pode ser Mecânica ou Elétromagnética, nosso caso. Os radio por si só, não emitem ondas iguais, mesmo sendo feitos por um mesmo fabricante, assim como as antenas, por isso ocorre as sobreposições e não a interferência entre as ondas. Para ocorrer a interferencia seria necessário Pensar em: Um mundo aonde tudo fosse perfeito, e a gravidade neste mundo não variasse de acordo com a altitude, as temperaturas fossem iguais, a onda eletromagnética não mutasse com o passar dos tempos, os períodos em que as ondas saem dos radios, fossem semelhantes, o miléssimo de segundos neste caso não poderiam existir, ai sim, eu teria uma situação ideal, aonde todos os mais pontos irradiantes iriam interferir diretamente nos pontos irradiados., prova -se todos os corpos independente de sua massa, tipo ou formatação, mesmo tendo a mesma geração, e criação não podem responder da mesma forma, pois a 1mm de distância um do outro o ambiente se torna, outro: gravidade diferente, calor diferente, altitude diferente. Logo nosso ensaio, se torna inexplicável.

O laboratório de acústica da usp tem detalhes e estudos bem profundos a respeito de ondas, Eu diria: coitado de mim afirmar que existe interferência entre pontos sendo que, existem estudos de mais de 5 décadas sobre o assunto.

E não adinata usar Eciclopédias.

Espero não ter confudindo mais.

3. pelo pouco que entendi, parece que o rádio tenta entender todas as ondas que nele chegam atraves da antena, causando uma certa lentidão
    , dando a resposta assim que acha a onda certa, e no cliente funcionaria do mesmo jeito..
    é isso?

4. Olá rapaziada.

As ferramentas ou condimentos, foram cinco artigos, com elas, fiz magia.
    Com “Onde Nasce o Problema”, fiz o projeto. Com o “Anteneiro” escolhi os operários da obra. Tocando Piano, fiz a fundação. Com Quatro Fantasmas, erigi as paredes. Finalmente com a Tríade cobri o castelo com um magnífico telhado. Agora vamos fazer a muralha do castelo, vamos botar “eficiência” neste trabalho.
    Para se realizar um trabalho, gasta-se energia. A única coisa que realiza trabalho sem gastar energia é o milagre. Mas deste eu não entendo, se entendesse, iria salvar o mundo ao invés de fabricar antenas, se bem que o mundo estaria nas trevas se não houvesse as antenas. Ai está um paradoxo para se pensar.
    Mas vamos lá. Um automóvel, para ir daqui até ai, realiza um trabalhão. Como vocês ainda estão longe! Para fazer esta viagem, o automóvel precisa gastar energia. E gasta. Se nós relacionarmos matematicamente o trabalho do automóvel com a energia que ele gastou para realizar este trabalho, criamos um conceito chamado eficiência. Antena sem eficiência é como um castelo sem parede. Ef = W / E . Eficiência é igual a trabalho dividido por energia.
    O que nos interessa realmente num castelo é sermos o dono, mas num equipamento como um carro ou uma antena o que nos interessa? Ora o que nos interessa neles é a eficiência. Perfeito seria, se eu pudesse embarcar no meu carro e fosse visitar vocês sem gastar energia. A eficiência seria infinita. Trabalho ÷ 0 = infinito. Tai uma definição de milagre. Mas no meu caldeirão onde eu coloco minhas porções, gasto muita energia para realizar o trabalho. Ou seja: Não existe trabalho sem queima de energia.
    Pouquíssimos equipamentos possuem eficiência alta. Dizem que o transformador é o campeão, que trabalha com uma eficiência de 95%. Quase um milagre. Um bom automóvel fica em torno de 40%. E uma antena? Afinal a antena também trabalha. O trabalho de uma antena é transformar a energia em forma de corrente elétrica em energia irradiada em forma de ondas, ou o contrário.Legal né?
    Num castelo, a eficiência depende do operário, numa antena a eficiência depende da VSWR. Tão lembrado dela? Para os que não estão, voltem lá na Tríade e leiam de novo. Para os que estão lembrados, a fixa caiu.
    A ultima pedra a ser colocada é a compreensão de que a potência com que um radinho realmente está funcionando no acoplamento depende da eficiência da antena. Esta eficiência pode variar de quase zero a quase infinito. Gosto muito do quase, ele é muito capcioso. Você pode estar usando um radinho de 400mW de potência, mas se o VSWR por 8, a potência que realmente está sendo usada é de 39% da potência do rádio, ou seja, 156 mW o resto está sendo perdido. Vide tabela abaixo.
    Por isso eu digo, o cabo coaxial caro, tipo celflex, pode ser uma solução pior que o cabo RGC 213 se este estiver bem acoplado. Regra: Mal acoplado VSWR alto. Bem acoplado, VVSWR baixo.
    Não me culpem, foram os nossos ancestrais que inventaram os castelos e que decidiram também, estabelecer uma relação biunívoca entre eficiência e VSWR. Até que os veios não foram bobos. Eficiência é difícil para burro medir, VSWR é barbada. Estão, basta fazer uma tabelinha entre um e outro ou uma regrinha matemática,um programinha ou comprar um pen drive USB que mede.
    A eficiência é o segredo do reino, quem entender este conceito dominará antenas. O ganho da antena é o mesmo com a eficiência baixa ou com a eficiência alta. É preferível menor ganho com maior eficiência do que o contrário. Disse num outro tópico que ganho não era o mais importante, estou construindo a prova. Disse também que o melhor cabo não é o mais curto nem o mais caro. Comprar cabo Heliax ou Celflex para instalar antena de 5,8GHz? Só bobo faz isso.
    Quem nos olhar de longe, já poderá formar uma idéia. Somos cavalheiros templários defendendo o nosso castelo. Falta muito pouquinho para terminar. Depois, vamos decora-lo por dentro com adornos que lembrarão os druidas. Vamos pinta-lo de verde, para que seja ali o melhor lugar de se estar. Vamos colocar lençol nas camas onde queremos que ninguém de fora nos incomode. Como todo bom castelo, haverá um fantasma, e o nome dele será interferômetro. Mas não se assustem, como eu já disse noutro artigo ele é camarada.
    Dia 28 espero vocês, venham se deliciar com as provas. Nada de magia ou milagres, só laboratório e demonstração. Um medidor vale mais que mil programas. Alem disso ficaremos amigos quando estivermos girando a pá do caldeirão.

Talvez seja pretensão minha querer construir esse castelo. Então, para aqueles que são melhores arquitetos que eu, aqui está à planta.

http://www.getec.cefetmt.br/~luizcar..._usp/lt7_1.PDF

Gilvan

http://www.harepix.com/images/1671964838.jpg
    Última edição por GilvanEnriconi; 25-02-2009 às 09:21.

5. Caraca, então desde o início da controvérsia, eu já estava com a cabeça que seria o estabelecimento de uma ROE mais baixa possível.
    Como minha "formação" é de radioamador, nunca me saiu da cabeça a ROE. Mas nestas frequencias altas não achei nenhum medidor. Só lá fora eu vi num site.
    Mas radioamador nunca corta um cabo coaxial de qualquer jeito. Vai lá de calculadora em punho, confere, confere de novo, alguns até usam um acoplador variável para acertar a ROE.

Mas depois alguns me tiraram da cabeça essa preocupação dizendo que isso éra irrelevante em 2.4

Mas daí vai que radiofrequencia é sempre radiofrequencia e tem leis que regem seu comportamento.

Mas ainda fica a questão das estações vizinhas que estão entrando como interferencia ou sobreposiçaõ, como queiram. Eu só quero saber se em todos os casos dá para conviver harmoniosamente com isso ou não. Pois esta é a polêmica toda, desde o início. Elimina ou não elimina?

Tópicos Similares

1. Superposição II ... a saga continua (Curso GEenge)!!!!
    Por jodrix no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 10
    Último Post: 31-03-2009, 10:38

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L