Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Queria entender um pouco mais a respeito de alguns parâmetros .
    Antes que alguém critique, já aviso que não gosto de omini com polarização vertical.
    Experimentei a algum tempo e foi um fracasso.
    Mas a questão que quero colocar é com respeito a valores que expressam ganho.

Uma omini de 12 dbi por ex. ela irradia 360º e vamos supor, um alcance de 1km e coloca um sinal de -65dbm num cliente

Uma setorial de 12 dbi 90º na mesma distância vai colocar o mesmo sinal, ou mais intenso, como por ex. -50dbm no mesmo cliente.

Aí é que entra a minha dúvida quanto a interpretar as medições dos lóbulos de irradiação.

Sei que estes lóbulos são levando em conta uma antena isotrópica, etc. etc.
    Mas se na mesma distância, no ex de 1km a setorial coloca mais sinal, é porque ela tem mais ganho do que a omini. Então ela não deveria ser descrita como 12 dbi mas como 15 ou mais mais.

Não sei se me fiz entender quanto a dúvida. Só queria entender é esta nomenclatura de ganhos, já que são produtos diferentes e se comportam de modo diferente.
    Os 12 dbi de uma omini deveriam ser os mesmos 12 dbi de uma setorial, já que são medidas de grandezas para expressar ganho.

2. Acho que depende da inclinação e da abertura vertical também.

3. O fato da omni chegar no cliente mais fraco que a setorial é porque a setorial manda 360 e a setorial 90 ou 180. Até aí nao ta explicado mas a explicacao final é que se vc fechar uma parte da omni ela vira setorial e manda + forte. Como se pensar em uma lampada. Se deixar ela no meio da sala manda luz fraca pra todo comodo. se tampar um lado dela aí a forca da luz vai ficar + forte pro lado q ta aberto. Qualquer duvida posta aí. T++

4. 1929, vou fazer uma explicação "maomeno" mas que serve para entender o fenômeno de concentração de energia:

Imagina a irradiação da antena como um balão (esses de aniversário). Se você pega o balão nas mãos e espreme o mesmo, "sairá" uns "lóbulos" para cada lado, e alguns mais proeminentes que outros, onde você, com as mãos concentrou mais força. Se você tiver "jeito" com a mãos e conseguir empregar força de modo que apenas um lóbulo se sobressaia terá um concentração maior de força naquele lóbulo.

Isto é o que diferencia as antenas. Quanto mais se concentra energia em uma determinada direção (ângulo mais fechado) maior o ganho.

Já os valores de ganhos entre uma setorial, uma direcional ou omni, não muda porque os elementos de construção da antena são dimensionadas para este valores, o que muda é apenas a maneira que usaram na construção para concentrarem energia.

Não sei se a explicação foi boa. Mas foi a maneira mais simples que consegui imaginar (na verdade isso é discutido em um treinamento wireless que participo).
    Última edição por sergio; 24-01-2009 às 08:58.

5. Correto, amigos.

Inclusive sua ilustração do balão é perfeitíssima Sérgio.

Estes detalhes eu sei. Mas a minha dúvida é mais acadêmica do que prática.

Não há como comparar na prática o desempenho. É até covardia.

Esta escala de dbi é elaborada em comparação com uma antena isotrópica, teórica, porque na prática não existe. Então esta tabela deve ser bem fiel.

A minha dúvida é somente em relação a escala de ganho aplicada nas especificações dos fabricantes.
    Se uma omni diz ter 12 dbi e uma setorial diz também ter 12 dbi, teoricamente deveriam alcançar a mesma distância. Mas na prática não é o que acontece. A setorial tem um alcance melhor o que deveria sugerir uma medida de dbi maior.

Tópicos Similares

1. Marcas de Antenas, ganho e etc
    Por marcoholl no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 25-02-2013, 06:44
  2. Ganho de Antenas
    Por DLima no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 13-08-2012, 00:50
  3. Respostas: 6
    Último Post: 19-06-2012, 14:25
  4. Escalas de medidas de sinal e ganho de antenas.
    Por rodrigorozario no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 27-01-2009, 21:40
  5. como descobrir o ganho de uma antena
    Por Kd_marcinho no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 24-06-2004, 22:50

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L