Página 1 de 11 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa noite caro amigos. Venho mais uma vez recorrer a ajuda dos amigos. Sobre CacheFull. Tenho usado com sucesso com o CONNMARK:

iptables -A OUTPUT -t mangle -j CONNMARK --restore-mark
    iptables -A OUTPUT -t mangle -m mark ! --mark 0 -j ACCEPT
    iptables -A OUTPUT -t mangle -m string --string 'X-Cache: HIT from' --algo kmp -j MARK --set-mark 6
    iptables -A OUTPUT -t mangle -j CONNMARK --save-mark

Daí direciono para um classe de HTB e controlo por cliente a velocidade do acesso ao cache.

Está funcionando bem. Mais gostaria de usar pelo ZPH no squid, mais não dá certo.

No squid.conf:

zph_local 0x60
    zph_mode tos
    zph_option 136
    zph_parent 0
    zph_sibling 0

Classe de HTB:

tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 1 u32 match ip protocol 0x6 0xff match ip tos 0x10 0xff flowid 1:2

Squid usado é o 2.7. Tem que fazer mais alguma coisa? Tem que aplicar o path no kernell?

Grato a todos.

2. Dá certo sim e funciona muito bem. Mas o squid não vem por padrão com o patch, tem que baixar e aplicar na mão . E também nao tem , ou tinha , para todas as versões. Se não me engano tinha para algumas da série 2.5 e 2.6 . Num lembro bem. Mas na pratica o é.

- baixar os fontes do squid
    - baixar o patch no site. (que num lembro agora)
    - aplicar o patch
    - compilar o squid patcheado

e alterar seu script htb e squid.conf

Quando eu testei deu um pouco de trabalho pra por pra funcionar mas ficou beleza. mas como eu distribuo internet via rede sem fio, o tráfego na rede fica enorme devido ao fato de todo tráfego que vinha do cache nao ter controle de banda que, extrapolava os limites de tráfego do rádio , entao desisti do ZPH.

3. O 2.7 já vem com o patch por padrão. Eu acho que você só deveria marcar pacotes com o ZPH, nada de iptables, e depois verificar essa sua regra de QOS

4. Citação Postado originalmente por ALVERNEPAIVA Ver Post
    Dá certo sim e funciona muito bem. Mas o squid não vem por padrão com o patch, tem que baixar e aplicar na mão . E também nao tem , ou tinha , para todas as versões. Se não me engano tinha para algumas da série 2.5 e 2.6 . Num lembro bem. Mas na pratica o é.

- baixar os fontes do squid
    - baixar o patch no site. (que num lembro agora)
    - aplicar o patch
    - compilar o squid patcheado

e alterar seu script htb e squid.conf

Quando eu testei deu um pouco de trabalho pra por pra funcionar mas ficou beleza. mas como eu distribuo internet via rede sem fio, o tráfego na rede fica enorme devido ao fato de todo tráfego que vinha do cache nao ter controle de banda que, extrapolava os limites de tráfego do rádio , entao desisti do ZPH.
    O Squid 2.7 já tem o ZPH, não sendo necessário aplicar o path, apenas configurar no squid.conf. Porém fiz como postei, conforme a documentação mais não funcionou. Tem que aplicar alguma coisa no kernnel também? Configurei errado no squid.conf? No site do ZPH tem uns path´s para kernell.

A questão do tráfego contornei limitando o cache full a 1 mega por usuário.
    Última edição por Josue Guedes; 25-01-2009 às 11:23.

5. Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    O 2.7 já vem com o patch por padrão. Eu acho que você só deveria marcar pacotes com o ZPH, nada de iptables, e depois verificar essa sua regra de QOS
    Sim, foi como eu fiz, mais não funcionou ainda, atualmente estou usando a marcação pelo iptables e tá funcionando bem, a regra do QOS foi essa ai que postei, bom esse ai é o filtro, o que você me diz.

tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 1 u32 match ip protocol 0x6 0xff match ip tos 0x10 0xff flowid 1:2

A 1:2 se subdivide em outras classes para cada ip de usuário a 1 mega cada um, está show, porém queria que os pacotes fossem marcados pelo ZPH.

Tópicos Similares

1. Diferença com e sem ZPH
    Por Elliott no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 23-04-2008, 13:10
  2. hotspot qual o segredo?
    Por daniloacr no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 11-03-2008, 00:48
  3. zph=tos_hit_tos + squid + htb
    Por megatek no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6