Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. foi uma curiosidade que tive - e não encontrei (ainda) resposta:

algum doido já desligou um hd sata que estivesse em raid-1, só pra ver o que acontece? me refiro a desligar o plug de dados, não o de energia - apesar que, se alguém fez isso, ou fez com ambos, também (por favor) conte a experiencia.

eu PRECISO ter certeza de que o raid1 funciona, mesmo não sendo com hd's hot-swap.

2. Amigo,

Eu já passei por caso do hd desligar por problemas técnicos e/ou falha na montagem do equipamento. Nesse caso tem duas opções, se o hd master do raid (primário) for desligado, o secundário que for dar o boot tem que ter o gerenciador de boot gravado nele para que o boot aconteça.

Se o secundário do boot falhar, o primário vai iniciar normalmente e o sistema vai acusar que um hd falhou e não iniciou, basta você ligá-lo ou trocá-lo, criar as mesmas partições e adioná-lo no raid novamente, nesse caso é simples.

Sugiro você gravar o setor de boot nos dois hds, para que não tenha problema de inicialização.

Sds,

3. obrigado pela informação; na verdade, eu gostaria de saber mesmo é, estando em funcionamento, se eu desligar o sata (um deles, aleatório), o que aconteceria? a idéia aqui é tentar criar uma situação para verificar se o raid1 assume seu papel automágicamente, mas NÃO QUERO queimar o hd (risos).. acredito que meu estimado patrão não entenderia isso direito.

4. IRADO, se o HD for hotswap sem problemas... agora se não a chance de dar alguma merda é bem grande...

5. "IRADO, se o HD for hotswap sem problemas... agora se não a chance de dar alguma merda é bem grande..."

pois é..não é um hotswap, é um sata bem normalzinho - rss; como a probabilidade é REALMENTE grande, eu não tô a fim de puxar o cabo de dados só pra ver, fico esperando alguém que já tenha feito isso pra me contar o resultado.

Tópicos Similares

1. Placa mãe ASUS P4P800-E com HD sata desliga automaticamente.
    Por nikolas no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 6
    Último Post: 25-11-2004, 17:40
  2. OPENBSD 3.6 generico não instalar com HD SATA ???
    Por oxito no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 1
    Último Post: 20-11-2004, 07:55
  3. Como instalar FEDORA com HD SATA !!!
    Por oxito no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 08-11-2004, 00:44
  4. HD SATA + CL 10
    Por smvda no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 0
    Último Post: 18-09-2004, 09:46
  5. hd sata no linux