Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Montando um provedor wireless

Pessoal Boa tarde, eu denovo.

Estou montando um provedor no condominio onde moro (Em Brasília) e o provedor mais proximo fica a uns 5 km, então não tem tanta poluição RF na região do meu provedor, parece incrivel mais é verdade, provedor nenhum aqui. O condominio tem 1700 lotes ocupado. DSL são para poucos a BrT não investe aqui, tem fila de espera, acho que +/- uns 300 esperando pela pesquisa que fiz.
    Minhas duvidas são:

Posso utilizar omni de 8 DBI ou preciso de mais potencia para atender um raio de 2,5 km? A torre tera 30 metros, senão, não atendo a todo condominio e tem uma elevação no meio ,pequena, e estarei de um lado dela. Antenas setoriais no momento devido a baixa poluição descartei usa-las, me corrijam se estiver errado.

Posso colocar 03 antenas omni sem causar interferência entre elas na mesma torre? Para atender uma media de 50 clientes simultaneos pretendo usar 3 AP Edimax com servidor Mikrotik no chão com um link de 1 Mb full dedicado com full cache instalado e tudo com a media de 150kb/80kb por cliente.

Pretendo levar via UTP (CAT5) do servidor até o topo da torre, estimo uns 50 metros, teria muita perda de sinal? Qual a melhor alternativa?

Com explicado acima, aceito ideias para melhor projeto.

Somos uma empresa de informatica já constituida, com sede proprio e toda infra-estrutura montada, já trabalhos com desenvolvimento e venda de software e agora estamos tirando a licença SCM da Anatel e conheços muito bem a necessitade do condominio, estamos aqui a 4 anos ouvindo os amigos reclamarem da BrT.

Eu não ajudo no forum porque tenho apenas conhecimento teorico que li na Net. Não me sinto seguro ainda para opinar aqui!

Obrigados a todos.
    Última edição por jviana2004; 07-02-2009 às 17:35.

Eng. Eletricista/Eletrôni Avatar de MarceloGOIAS
    Ingresso
    Feb 2007
    Posts de Blog
    2

Padrão

Boa tarde,

meu caro, honestamente falando tem uns erros em seu projeto.

3 antenas omnidirecionais na mesma torre? AP Edimax? Pensa em gerenciar o seu provedor com qual sistema?

Quanto ao cabo de rede: se for de boa qualidade poderá transportar dados por até 150 metros.

Padrão

Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Boa tarde,

meu caro, honestamente falando tem uns erros em seu projeto.

3 antenas omnidirecionais na mesma torre? AP Edimax? Pensa em gerenciar o seu provedor com qual sistema?

Quanto ao cabo de rede: se for de boa qualidade poderá transportar dados por até 150 metros.
    Ok amigo, poderia me apontar a melhor alternativa, qual a solução?

Cabo UTP, se blindagem, saindo de um pc para um radio alcançar 150 mts? Desculpe nunca vi sem perder sinal!
    Última edição por jviana2004; 07-02-2009 às 18:06.

Ingresso
    Feb 2007
    Posts de Blog
    2

Padrão

Citação Postado originalmente por jviana2004 Ver Post
    Ok amigo, poderia me apontar a melhor alternativa, vc criticou o projeto e ai? qual a solução?
    Sim, mas fiz críticas construtivas.

Para começar se precisa de 3 rádios ponha painéis setoriais em vez de omni. Cada painel atenderá um lado da cidade ou bairro. Com 3 painéis e com 3 rádios bons terá condições de atender em torno de 150 clientes.

Padrão

Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Sim, mas fiz críticas construtivas.

Para começar se precisa de 3 rádios ponha painéis setoriais em vez de omni. Cada painel atenderá um lado da cidade ou bairro. Com 3 painéis e com 3 rádios bons terá condições de atender em torno de 150 clientes.
    Marcelo, desculpe, não foi minha intensão ser agressivo.
    O que falo é que o gasto com paineis num local sem poluição seria desnecessario, eu acho me corrija se estive errado, paneis pelo que li é para lugares com muita poluição RF, não é meu caso.

Aqui hoje não tem nenhum provedor wireless.

Quanto a servidor, irei usar Mikrotik no chão com 01Gb de Ram e 120 Gb de hd. com isso quantos clientes posso atender? O que tem de errado com ap edimax? não entendi.

Obrigado pela ajuda.
    Última edição por jviana2004; 07-02-2009 às 18:22.

Ingresso
    Feb 2007
    Posts de Blog
    2

Padrão

Olá,

não se preocupe, está tudo bem.

Seguinte: a Aquario tem painél de 12dBi homologado por praticamente o mesmo preço de uma antena omni. Além disso, 3 omni numa mesma torre, ao contrário do que você pensa, gerará ruídos no seu sistema; ou seja, mesmo que utilize os canais 1, 6 e 12 o espectro radio eletrico na área ficará poluído e poderá gerar instabilidade.