Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Primeiramente venho parabenizar os administradores do forum, pois tenho aumentado muito o meu conhecimento sobre wireless, legislação etc atraves do mesmo.

vamos ao assunto, trabalho aqui no meu provedor com rede cabeada minha rede ja atravessa 4 bairros e ainda tem outros 3 para atender, mais existem uns bairros onde não posso atender via cabo devido a distância então não me resta outra opção tem que ser via radio, e por isso venho pedir ajuda e conselho aos amigos com mais esperiencia no assunto(wireless).

quero colocar uma unica torre para atender uma media de 80 a 120 clientes, com distâncias variadas, ex vou ter clientes a 100 mts da torre e tambem a 4 km.

1ª opção: trabalhar com 4 super Aps da GTS e 4 setoriais de 90º da Aquario um Ap para cada setorial.

2ª opção trabalhar com 6 super Aps da GTS e 6 setoriais de 60º da Aquario um Ap para cada setorial.

3º trabalhar com as famosas RouterBOARD e os cartoes mini pci com setoriais.

obs: quero trabalhar com os aps em bridge, pois vou fazer o controle de banda e autenticação hot-spot pelo Myauth3

todas as sugestões vão ser bem vindas e avaliadas, principalmente em mk, pois neste não tenho experiencia nenhuma.

desde já...
    Muito Obrigado

Net Lagos Telecom.
    "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" Rm 8.31b

2. Eu ficaria com a 1ª opção.

3. NetLagos

Eu ficaria com a 3ª usando mk + routerbord 600 com 4 cartões ubiquiti xr5 ou talvez vc monte tambem um PC_AP(micro com mk em caixa hermetica) numa caixa hermetica bem dimensionada e todos ligados as antenas painel setorial da oiw (comprei recetemente são caras) mas são otimas coisa boa de Deus... no caso utilizo aqui 3 de 90º que me atende numa rb 433 ah.
    Ai é so incrementar com as configurações de firewall, balanceamento, etc etc.

ps: aconselho utilizar proxy trasparente(debian) em paralelo com o mikrotik melhorou muito a minha rede os clientes estão satisfeitos

abraços

4. Sem sombra de dúvida MK

5. Usa router board ainda + q vc nao esta migrando e sim começando wireless aí da pra vc controlar cada cliente q entrar nos aps.

Sobre clientes, sao de 80 a 120 online ou o total. Pq se for total entao vai ficar online por volta de 30 a 50. Nunca todos estao online. No maximo 70.

4 setoriais na msm torre o ruido é bastante forte já q os canais 2.4 nao conseguem "fugir" de interferencia qndo passa acima de 3 antenas. Usando canal 1,6 e 11 é onde pode gerar menos interferencia entre os cartoes.

Sobre os equipamentos coloca uma rb600 q suporta 4 cartoes. Coloca 3 pra funcionar onde cada suporta de 25 a 30 online pra navegar bem. Passando disso ja começa a ficar ruim diferente de uns vendedores q promete 100 online (nunca). Ainda + q vao ter varios clientes com distancias diferentes.

Sobre cartao tem 8602 q sao bons cartoes e com preço otimo. Saiu tb r52H um pouco + fraco de sinal mas dizem q é bom pra atender clientes tb. xr5 pra atender cliente é gastar muito dinheiro já q vai custar quase 4x + caro q esses q te passei. Uso o 8602 e estou bem satisfeito tanto pra cliente qnto pra fazer link.

Aí sua rb600 fica com slot sobrando caso ocorrer qualquer problema ou queria fazer um link + pra frente pq se as coisas forem bem e chegar a 120 a 150 clientes rapidamente nao tem como ficar crescendo somente em uma torre e a solucao é jogar pra outra torre

Tópicos Similares

1. Ajuda Com Projeto Wi-Fi
    Por gonso no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 18-06-2009, 20:00
  2. Ajuda com projeto
    Por spydoug no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 25-01-2009, 19:14
  3. Ajuda com projeto de rede wireless
    Por Slackdi no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3