Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal!

Recebi da embratel uma uma faixa de ips /25 e quero dividi-la em 3 classes /27, onde uma classe ficaria para a dmz, outra para as RBs representadas no diagrama2 e outra ficaria para alguns clientes.

Tenho uma estrutura hoje que ultiliza NAT masquerade em dois lugares, no servidor que recebe o link para as RBs, e das RBs para os clientes, por questões de produçao qualidade e melhor organização da minha topologia de rede estou colocando uma RB1000 para rotear "vide diagrama1", portanto o que eu pretendo com a ajuda dos amigos aqui no forum é aprender como dividir no mikrotik essa classe /25 em 3, e distribui-la nas redes citadas e usar OSPF para poder fornecer ip válido para alguns clientes e tbm para que todos os clientes possam chegar na RB1000 para eu fazer log do acesso do parent proxy e assim tbm eliminar o nat nas RBs para clientes, creio que essa solução tbm vai diminuir o tráfego de broadcast na rede, pois todos poderam receber ips /32 com a publicação de rotas com OSPF, mas estou aberto a sugestões, idéias e correçoes do meu post, pois sou iniciante na área

A rede Wi-Fi foi roteada até a RB1000 eliminando as bridges (Agradecimentos ao Sergio que me ajudou), mas ainda utilizo nat nas RBs para clientes

Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         diagrama1.png
Visualizações:	845
Tamanho: 	335,7 KB
ID:      	3593   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         diagrama2.png
Visualizações:	621
Tamanho: 	127,4 KB
ID:      	3594  

2. Não entendi nada!!! Mas ficou bom!!!

3. Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Não entendi nada!!! Mas ficou bom!!!
    KKKKKKKK :-) sem problemas, acho que nao consegui ser claro no post, mas que parte vc nao entendeu? assim penso em uma explicação melhor para o que preciso no post

Abraços

4. rrinfor,

já está craque no roteamento estático???

Sugiro usar roteamento estático, pois esta rede é pequena... OSPF não irá garantir /32 para seus clientes e sim um protocolo tipo PPPoE ou algum outro descendente do PPP.

A vantagem do OSPF seria apenas o roteamento dinâmico e redundância, caso configure a topologia para tal.

5. Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    rrinfor,

já está craque no roteamento estático???

Sugiro usar roteamento estático, pois esta rede é pequena... OSPF não irá garantir /32 para seus clientes e sim um protocolo tipo PPPoE ou algum outro descendente do PPP.

A vantagem do OSPF seria apenas o roteamento dinâmico e redundância, caso configure a topologia para tal.
    Fala Sergio!

Bom te ver por aqui!

Pois então, realmente a rede é pequena mas vamos expandir para cidades vizinhas, nos colocando em um outro âmbito de peocupações, por isso pensei em OSPF nao apenas pela questao da mascara, mas precisamente pela redundancia.
    E quanto a questão dos ips validos da embratel, seria possivel dividir a classe no /ip pool, ou tem uma maneira mais profissional e robusta para isso?

Muito grato
    Última edição por rrinfor; 15-02-2009 às 20:41.

Tópicos Similares

1. Respostas: 13
    Último Post: 07-07-2011, 12:14
  2. Problema para acessar outra RB na Rede!
    Por rjmathias no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 30-09-2010, 22:40
  3. Respostas: 4
    Último Post: 04-11-2009, 07:40
  4. Estou para enlouquecer com lentidão na rede!!! Squid?
    Por CEP no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 20-01-2006, 21:25
  5. problemas para bloquear o MSN na rede
    Por noir no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 15
    Último Post: 09-09-2004, 11:12

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L