+ Responder ao Tópico



  1. Gente, é o seguinte, apanhei um pouco com o Mt- syslog para o mikrotik, então pesquisei e encontrei uma manualzinho fuleira, mas foi o melhor que achei, o original ta no link Syslog help mas eu traduzi no babel fish do Yahoo, acho que da pra entender, se alguem puder publicar algo melhor, por favor faça, ainda prescizo de ajuda.

    Segue o material que eu achei.

    Manual do demónio de MikroTik™ Syslog.


    1. Introdução
    Características

    2. Usando o Syslog

    3. Configuração básica

    1. Diálogo da configuração
    4. Configuração avançada

    1. Filtro da mensagem
    Encaixes
    Adição/removendo os encaixes
    Dobradores
    1. Adição/removendo os dobradores
    2. Dobrador do esclarecimento
    3. Nome em mudança do dobrador


    5. Pesquisa de defeitos


    O demónio de MikroTik Syslog (“MTSyslog”) é demónio clássico do syslog com muitos grandes realces ao feito lhe fácil usar-se. No momento em que trabalha sob todo o Win32 ósmio WinNT disponível, Win95, Win98, e Win2000.



    Características:

    1. Possibilidade a escutar ao mesmo tempo em portos múltiplos.
    Filtro da mensagem - permite que você classifique todas as mensagens entrantes como a necessidade - suprima de todas as mensagens desnecessárias e emita mensagens da mais alta importância ao dobrador separado.
    Você pode selecionar as mensagens que você as quer e copia na prancheta para o uso em outros programas.
    Use encaixes expandindo as capacidades de MTSyslog.
    Disponibilidade para procurarar mensagens da calha por algum texto.
    Todas as mensagens são registradas à lima de disco “tmplog.log”, que pode ser usada por outros programas.


    2. <A name=2>Usando o Syslog
    Para usar simplesmente o syslog, a única coisa que você precisa de fazer é começá-la, começará automaticamente a escutar no porto 514 e a mostrar-lhe todas as mensagens entrantes do syslog assim como todas mensagens restantes do syslog. Se você quer faça-o mais então deve ler o capítulo seguinte.

    Explanação rápida da tela principal:




    Área de mensagem - esta janela mostra mensagens para o dobrador selecionado. (neste exemplo é “fila principal ").


    Área do dobrador - dobradores da corrente das mostras.

    3.<A name=3> Configuração básica

    1. Diálogo da configuração. Para começ este diálogo selecione qualquer um do menu “configuração das “opções”…” ou pressione a tecla de rato direito e selecione a “configuração…”. Você deve ver esta caixa de diálogo:
    http://66.196.80.202/wirsys/ConfigScreen.gif

    • Escuta em portos - esta caixa mostra aos portos que MTSyslog está escutando sobre. À revelia há o porto 514. Se você quer você pode adicionar ou para remover os portos estalando adicione ou remova (primeiramente porto que seleto você quer parar de escutar).
    “A contagem máxima da mensagem no dobrador da raiz” mostra quanto as mensagens podem ser ao mesmo tempo no dobrador da raiz. (exemplo: Neste caso o dobrador da raiz pode ter até 10000 mensagens imediatamente).
    “Quando a contagem da mensagem no dobrador da raiz alcangar o máximo, da supressão mensagens primeiramente…” - lá você seleciona a ordem para suprimir de mensagens quando o dobrador da raiz tem a contagem máxima da mensagem nele (neste caso 10000). Há duas opções: algumas mensagens recebidas mais adiantadas são suprimidas (o checkbox é ajustado e o valor na caixa direita mostra quantas mensagens serão suprimidas). Se o checkbox é não-verificado então as mensagens estarão suprimidas e assim.
    “Contagem máxima da mensagem em outros dobradores” o mesmos que para o dobrador da raiz, somente para todos dobradores restantes.
    “Quando a contagem da mensagem no outro dobrador alcangar o máximo, da supressão mensagens primeiramente…” o mesmos que para o dobrador da raiz, somente para todos dobradores restantes.
    “Mova todas as mensagens após o processamento para o dobrador da raiz” ou “mova apenas mensagens não processadas para o dobrador da raiz”, estas opções permitem que você emita todas as mensagens ao dobrador da raiz ou emita apenas aqueles que não foram processadas pelo filtro apropriado da mensagem.
    4.<A name=4> Configuração avançada
    1. Filtro da mensagem
    O filtro da mensagem é a ferramenta que permite que você classifique todas as mensagens entrantes enquanto você quer. Você pode fazer de modo que você ver somente as mensagens que são importantes, e esconda ou rejeite todos os outro. Você pode manter as mensagens que vêm de um anfitrião e as separam de outras mensagens. Para usar estas grandes características você terá que aprender os princípios da filtração da mensagem:
    1. Diálogo do filtro da mensagem:

    http://66.196.80.202/wirsys/MessageFilter.gif


    (Para ver esta caixa de diálogo da “filtro mensagem” do menu seleto das “opções”.)


    Este é o diálogo do filtro da mensagem que mostra filtros atuais. (Neste exemplo não há nenhuns).


    Edite - permite que você edite filtros existentes.


    Adicione - reserva adicionar um filtro novo.


    Remova - as supressões um filtro selecionado.


    Mova - os movimentos selecionados filtram acima na ordem do filtro.


    Nota: As mensagens entrantes são primeira calha filtrada o filtro top-most, e então para baixo. Se a mensagem não faz encontra o filtro para ela, a seguir se mostra no dobrador da raiz.


    Fim - fecha o diálogo do filtro da mensagem.


    Ajuda - mostre este manual.


  2. 2. Adicionando ou editando o filtro:
    Pressione adicionam a tecla na caixa de diálogo do filtro da mensagem ou selecionam algum filtro existente e a imprensa edita. Você deve ver a caixa de diálogo como este:
    http://66.196.80.202/wirsys/EditFilter.gif
    Explanação:

    1. “quando a mensagem chegar com os seguintes critérios: ” - esta caixa permite que você selecione as mensagens que você quer. Há quatro possibilidades na selecção da mensagem:


    1) Você quer selecionar a mensagem que contem algum texto (“importante” no exemplo) então que você deve verific a caixa sob a “contenção do texto” e datilografar o texto, você quer procurarar. Esta pode ser uma palavra ou mesmo uma frase.

    2) Você quer selecionar a mensagem que vem de algum endereço que do IP você deve caixa de verificação sob “ou a vinda do IP” e do tipo IP address na caixa.


    Ponta: Se você não o conhece o IP address, mas agora nome de DNS (exemplo: “MikroTik Routers and Wireless ") que você deve pressionar “começ o IP do anfitrião…” e tipo nome na caixa que aparece.

    3) Você pode selecionar uma mensagem que contenha algum texto ou venha de algum IP. Use 1 e 2 opções junto.
    4) Você pode selecionar apenas a mensagem que vem de algum IP address E contem algum texto, verific a caixa deixada a “ou vindo do IP”. Mas primeiramente você terá que datilografar o texto e o IP address da busca.
    !!! Se não há nenhum criterias especific, a seguir TODA A mensagem entrante ESTARÁ SELECIONADA.
    2. “use a seguinte ação” - esta caixa especific a ação que deve ser usada quando a mensagem encontra os critérios, descrito acima.
    “Movimento ao dobrador” - reserva mover a mensagem para o outro dobrador do que o dobrador da raiz. Para usar esta verificação a caixa, direita do “movimento ao dobrador” e imprensa “consulta”. Você verá todos os dobradores que você tem disponível. Escolha um que você quer e pressione “APROVADO”.

    !!! Se há nenhum dobrador especific então a mensagem não será mostra. Você pode usar este as opções para esconder algumas mensagens.


    Do “a caixa dos encaixes uso” mostra todos os encaixes usados, porque este mensagem (veja a adição/remover os encaixes).


    3. da “opção mensagem” - se você verific esta caixa, a seguir a mensagem selecionada continuará a processar a calha outros filtros (se há tais).
    3. Removendo o filtro:
    Filtro que seleto você quer remover e o clique “remove”. Pressione “APROVADO” no promt.

    Recorde: <B>Esta ação não pode undone
    2. Encaixes


    Os encaixes são os módulos que permitem que MTSyslog tenha mais características. Os encaixes podem dar a MTSyslog algumas características realmente agradáveis. No defeito com syslog lá dois encaixes:


    Da “poupança mensagem” - conserva todas as mensagens que recebe a alguma lima de disco. Muito acessível é conservar mensagens da mais alta importância ao disco, porque não sempre é possível rever todas tais mensagens.
    Da “echoer mensagem” - emite todas as mensagens que recebe a um outro syslog. É muito acessível caso que quando você o tem o programa que emite suas mensagens apenas a um anfitrião, mas queira os emitir a mais de um anfitrião.
    Você pode instalar encaixes novos apenas copiando a lima de encaixe do DLL em seu diretório de MTSyslog e na partida o syslog automaticamente ficará todas as limas de encaixe, e regista-as.
    Os encaixes são usados apenas para filtros que você quer.
    3. Adição/removendo os encaixes
    Para adicionar/remova os encaixes que você deve abrir o diálogo do filtro da mensagem e escolher o filtro você quer adicionar/remove os encaixes, a seguir estala “edita”, a seguir estala “adiciona/remove”. Após isto você deve ver este diálogo:

    http://66.196.80.202/wirsys/PluginDialog.gif


    Na janela que esquerda você pode ver os encaixes, syslog instalou.
    Na janela direita você pode ver os encaixes que são aplicados a este filtro que significa, quando a mensagem encontra os critérios deste filtro é processada com esta de encaixe.
    Se você quer adicionar um de encaixe então selecione um “dos encaixes disponíveis” e da imprensa “>>”.
    Se você quer remover algum de encaixe usado então selecione um “dos encaixes usados” e do clique “<<”.
    Se você quer configurar algum de encaixe usado o seleciona então e a imprensa “configura”.
    Para fechar este diálogo pressione “próximo”.
    4. Dobradores


    Os dobradores são usados para indicar mensagens como você gosta d de ver.
    Você pode mudar o nome do dobrador estalando nele, e o nome novo então de dactilografia.
    Você não pode suprimir do dobrador da raiz embora você pode mudar seu nome.
    Você pode cancelar toda a mensagem no dobrador selecionando do menu “dobrador desobstruído” da “lima” ou estalando a tecla direita do rato e selecionando “o dobrador desobstruído”.
    Para adicionar um dobrador primeiramente você terá que selecioná-lo para parent o dobrador e então do menu das “opções” que seleciona “adicione o dobrador” e a dactilografia do nome do dobrador na caixa que aparece e estale “APROVADO”.
    Para suprimir de um dobrador selecione o filtro que você quer suprimir, a seguir” da tomada do menu “das “opções remova o dobrador” e responda-o “sim” ao promt.
    5.<A name=5> Pesquisa de defeitos


    Se você expierience alguns problemas e você pensam você não pode ele resolver por o senhor mesmo, você pode enviar-nos por correio electrónico com uma descrição detalhada do problema, mas não há nenhuma garantia que nós responderemos porque este é shareware “livre”.
    Os relatórios de erro são bem-vindos.

    6.<A name=6> Linha de comando opções


    Há tal linha de comando opções disponíveis:
    • “- o minuto” começará o syslog minimizado.
    • “- máximo” começará o syslog maximizado.
    7.<A name=7> Contatando nos


    Email: <A href="mailto:mt@mikrotik.com">mt@mikrotik.com
    Correia fotorreceptora: http://www.mikrotik.com
    </B>






Tópicos Similares

  1. Manual completo do Joomla
    Por Magal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 20-05-2011, 12:15
  2. Respostas: 0
    Último Post: 23-02-2009, 13:38
  3. Manual completo do Mikrotik 2.9
    Por GrayFox no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 29-08-2007, 18:32
  4. Backup completo do sistema
    Por eduuca no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 27-05-2005, 16:01
  5. Manual Samba do Começo ao Fim
    Por andkaiser no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 04-11-2004, 12:15

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L