Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

witalodiego
    Prezados amigos. Alguém poderia me explicar como "ler" um diagrama de irradiação? Este exemplo:

http://loja.tray.com.br/adm/editor/u...Space_22vh.JPG

Sabemos a vital importância de conhecer a angulação hor. e vert. do sinal das antenas. Meu problema é entender o diagrama

Obrigado.

2. Veja uma linha azul, próximo da borda. Essa linha marca uma perda de -3 dBi em relação ao ganho total da antena. Você verifica o ângulo que a linha vermelha forma entre os dois pontos que ela toca na linha azul.

Neste exemplo, tem mais ou menos 8º na vertical e 6º na horizontal.

A linha vermelha marca o ganho da antena em cada direção. Suponha que essa antena tenha ganho de 24 dBi. Então, próximo a 4º acima ou abaixo, ela vai ter ganho de 21 dBi.

3. Boa noite gente!

Eu já suspeitava que aquela linha azul era a base para o cálculo de angulação, mas acredito que o correto para descrição dos angulos de aberturas seja a soma (ou dobro) do ângulo lido, pois a abertura e tanto para cima como para baixo do eixo x em 0 graus. Assim se foi lido 8 graus de abertura para cima e 8 graus de abertura para baixo, a abertura total seria de 16 graus. Bom, pelo menos é isto que entendo lendo as especificações e vendo os diagramas de irradiação, por exemplo, do painel setorial EMCTEST de 15dbi.

Abraços gurizada.

4. Citação Postado originalmente por flaviomreis Ver Post
    Boa noite gente!

Eu já suspeitava que aquela linha azul era a base para o cálculo de angulação, mas acredito que o correto para descrição dos angulos de aberturas seja a soma (ou dobro) do ângulo lido, pois a abertura e tanto para cima como para baixo do eixo x em 0 graus. Assim se foi lido 8 graus de abertura para cima e 8 graus de abertura para baixo, a abertura total seria de 16 graus. Bom, pelo menos é isto que entendo lendo as especificações e vendo os diagramas de irradiação, por exemplo, do painel setorial EMCTEST de 15dbi.

Abraços gurizada.
    Exatamente. Eu li 4º pra cima e pra baixo, por isso falei que eram 8º

5. E entre aquele círculo azul e a borda, tem algum significado relevante?

Outra coisa: estes gráficos não tem nada a ver com distâncias, né? Mas sim com ganhos em comparação com uma isotrópica?

Tópicos Similares

1. Diagrama de Rede para Provedor Wireless
    Por artmatrix no fórum Redes
    Respostas: 22
    Último Post: 20-02-2013, 03:14
  2. Respostas: 18
    Último Post: 29-12-2011, 16:39
  3. Diagramas de antenas para Radio Mobile
    Por rubensk no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 30-08-2010, 10:43
  4. Lóbulo de irradiação.