Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pois é, sempre pensei também que poderia ver ali algo sobre distância, mas não tem nada a ver não. Eis a forma de calcular a distância que o Eng. Carlos da TSM me enviou:
    Para saber se uma antena atende as tuas exigência é preciso obter mais informações. Para um alcance de um link de transmissão/recepção é preciso conhecer as características das antenas (as duas são importantes),atenuação devido a propagação da onda eletromagnética e características dos rádio.

Para determinar qual a antena que se precisa deve ser feita a seguinte conta:

Rx = Tx + G_ant_tx + G_ant_rx - L_prop - L_cabos, todos os valores em dB

ou Rx = Tx*G_ant_tx*G_ant_rx/(L_prop*L_cabos), todos os valores em unidades lineares.

Se for utilizado o mesmo conjunto de cabos/conectores na outra ponto do link de comunicação e considerando a perda de propagação como espaço livre - Friis - (caso ideal - sem considerar reflexão, multipercurso, obstáculo, espalhamento, relevo, etc.)

L_prop = 20*log10 (4*pi*dist/lamba), sendo lamba = 3e8/2.45e9 = 0.1224 m ou 12.2 cm
    L_prop = 112 dB

G_ant_tx (60°) - PS240012-90 = -5dB (em relação ao máximo) ou 12.5 - 5 = 7.5 dBi

Rx = Tx + G_ant_tx + G_ant_rx - L_prop - L_cabos
    Rx = (18 - 4) + 7.5 + G_ant_rx (deveria estar alinhado - logo valor máximo) - 112 - 4

Rx tem que ser maior que a sensibilidade do teu rádio receptor e G_ant_rx o ganho da antena recepctora.

Depois troca os valores dos rádios Tx e o Rx (se forem o mesmo rádio não precisa) e recalcula. O pior caso deve prevalecer. (Somente é necessário este cálculo se mudar a potência de transmissão ou a sensibilidade entre os rádios).
    Abraços

2. Fiquei enrolado em alguns valores:
    Porque TX= (18-4) ? 18 dbm seria a potencia do rádio. Mas e o 4 donde saiu?
    E porque o ganho da antena que é 12.5 dbi diminui 5?

3. hehehe, desculpe, esqueci de complementar que ele passou-me este cálculo já com valores que havia definido, como rádio de 18dbm e distância de 4km (este distância rende 112db de perta em espaço livre), estes -4 db seriam referentes as minhas perdas com cabo e conectores. O painel do exemplo é de 12.5dbi e acredito que aquela redução de 5db seja porque nem sempre o cliente estará apontado exatamente para o centro do painel, mas dentro de uma faixa de perda de 5db fechando 90graus de abertura (ainda realmente não sei porque 5dbi se normalmente os diagramas definem o ângulo de abertura com base em perda de 3db).

4. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Fiquei enrolado em alguns valores:
    Porque TX= (18-4) ? 18 dbm seria a potencia do rádio. Mas e o 4 donde saiu?
    E porque o ganho da antena que é 12.5 dbi diminui 5?
    Esse -4 acho que foi a perda nos cabos na parte transmissora.

Sobre entre o círculo azul e a borda, ali dentro é onde o ganho é de no máximo o ganho da antena e no mínimo o ganho da antena -3 dBi, ou seja, ali dentro o ganho é útil, fora dali, só é "resto" de sinal (falando em grosso modo).

E sobre a distância, o cálculo é esse mesmo. Aí você vai ajustar o ganho das antenas de acordo com a distância. E ajustar o ganho é melhor que aumentar a potência, pois se você aumenta o ganho, você vai aumentar a potência de saída total (EIRP) e ao mesmo tempo aumentar o sinal que recebe.

5. Complementando, só vai depender da sensibilidade do rádio receptor a capacidade de poder receber sinal, no caso em duas vias, a sensibilidade de recepção do cliente e também do AP, ou seja, acredito que o cálculo deva ser feito nas duas direções.

Tópicos Similares

1. Diagrama de Rede para Provedor Wireless
    Por artmatrix no fórum Redes
    Respostas: 22
    Último Post: 20-02-2013, 03:14
  2. Respostas: 18
    Último Post: 29-12-2011, 16:39
  3. Diagramas de antenas para Radio Mobile
    Por rubensk no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 30-08-2010, 10:43
  4. Lóbulo de irradiação.