Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Salve, salve,

bom, essa semana passei a administrar toda a parte de rede de um hotel que funciona assim:
    A internet é banda larga velox, q serve todo o hotel, funcionários e hóspedes, ou seja toda a rede tem uma única faixa de ip, q é a mesma do modem velox, propiciando assim algum hóspede maldoso, acessar minha rede interna e fazer alguma bobagem.A minha pergunta é, o que devo fazer para isolar a parte de rede wireless da rede interna e melhorar a segurança da minha rede:

1. Contratar um outro velox, deixando um para os hóspedes e outro para os funcionários?
    2. Mudar a faixa de ip dos roteadores wireless? é o bastante, não permitir uma possível invasão?
    3. Montar uma máquina, onde configuraria um serviço dhcp para fornecer ip's de faixas diferentes dependendo da maquina conectada, além de um servidor firewall;

Opinem, por favor

Obrigado

2. Fajo

Você pode separ a rede atraves de vlan, ou seja:
    Hospedes 10.60.12.X porta Y
    Funcionarios 10.60.35.X porta Z

Espero te-lo ajudado

3. O ideal seria você ter três interfaces de rede, uma para sua rede interna, outra para a rede dos hospedes e a terceira onde você recebe o sinal da velox, assim você consegue fazer regras no firewall para isolar as redes. Dependendo da sua estrutura, se você tiver um switch gerenciavel você consegue fazer vlans para isolar as redes. Sobre o dhcp você poderá usar para endereçar suas redes normalmente. Abraço

4. Valeu galera, sugestão de algum site q fale sobre vlan.

5. Este arquivo anexado e apenas introdutoria
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    Última edição por ronaldosouza200; 06-03-2009 às 14:03.

Tópicos Similares

1. Respostas: 6
    Último Post: 12-09-2007, 12:33
  2. Respostas: 12
    Último Post: 21-06-2007, 16:24
  3. Respostas: 1
    Último Post: 19-06-2007, 12:22
  4. Duvida sobre qual a melhor forma de atribuir ips aos clientes...
    Por cleciorodrigo no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 9
    Último Post: 29-04-2006, 10:32
  5. Qual a melhor forma de montar uma VPN ?
    Por Rurouni_Kenshin no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 8
    Último Post: 22-06-2004, 15:05

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L