Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Colegas de Forum

após deparar com rádios, cartões (PCI e mini-PCI) danificados, incluindo equipamentos de ERB celular coloquei-os na bancada. Peguei outros em perfeito estado de funcionamento e também testei na bancada com e sem antena.

Bem, como os profissionais da área sabem cartões e rádios não podem realmente serem ligados sem antena. Os antigos radio-amadores sabem bem disso: rádio em funcionamento somente com antena (e bem acoplada ao sistema), pois ocorre que o sinal elétrico (que alimenta e faz funcionar o rádio) é transformado em sinal eletromagnetico e o mesmo precisa ser dispersado no espaço (pela antena) sob pena de acúmulo no transceptor ou no cabo (onda estacionária). Esse acúmulo sem dispersão pode gerar re-alimentação e danificar o sistema de RF. Em linguagem popular: em vez da onda seguir até a antena a mesma fica "parada" no transceptor gerando onda estacionária, harmônicos e retorno de carga ao circuito de transmissão/recepção do rádio/cartão. Resultado: o mesmo danifica, seja diminuindo drasticamente a potência ou mesmo parando de funcionar.

Quem usa Mikrotik sabe que é possível controlar a potência de transmissão dos cartões. Quem configura o AP em "Regulatoy Domain" - por exemplo - e aumenta a potência dos cartões o ganho da antena é diminuído automaticamente para que o ganho de potência final (E.I.R.P) permaneça enquadrado dentro das normas de transmissões radio-elétrica do país escolhido. Logo, o equipamento que é ligado sem nenhuma antena o seu transmissor passa também a operar no máximo de sua capacidade para que o sistema compense a falta da antena; ou seja, mais uma possibilidade do radio/cartão ser danificado.

Resumo: quando os colegas forem testar as placas e rádios testem somente com antena, mesmo que seja aquela antena portátil e pequena que vem com o equipamento. Mini-PCI principalmente: jamais a teste sem uma antena. Nâo vale ligar apenas o cabinho (pigtail). Coloque uma antena acomplada ao cabo, mesmo que seja de 5dBi. Caso não tenha nenhuma antena no rádio/cartão deixe o equipamento desligado. Entretanto, o melhor cabo para testes (e para uso) é o de 50 Ohm, adequado a transceptores.

Resolvi postar esta mensagem mesmo que haja outras no forum simplesmente para reforçar e avisar aos colegas. Fato comprovado, eu garato: rádio em funcionamento somente com antena, senão pode acontecer de seu equipamento parar de funcionar mesmo sendo novo.

2. Eu também acho.

Dias destes num debate o Josue Guedes disse também que não facilita.
    Mas outros disseram que este negócio de exigir uma carga na saida é coisa de circuitos analógicos, exatamente do tempo dos radioamadores.

Meu Yaesu queimou a saida porque um filho foi lá no armário e pegou o rádio para experimentar, e sem saber da necessidade de antena, queimou minha preciosidade.

Mas disseram que os circuitos digitais de hoje tem ganho automático, e que se ele não encontra antena ele vai baixando a potencia automaticamente para proteger o cartão.

Mas é aquela "estória", seguro morreu de velho.
    É melhor não arriscar.

3. 1929, não me lembro qual o tópico mas já postei essa explicação sobre ligar as placas (modernas)sem o uso de antenas. (AGC e CAP)

4. Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    1929, não me lembro qual o tópico mas já postei essa explicação sobre ligar as placas (modernas)sem o uso de antenas. (AGC e CAP)

Correto, e faz poucos dias. Estava acompanhando. ( ou corujando?)

Foi por isso que eu citei que alguns companheiros deram uma explicação sobre porque não era problema, que o controle de ganho corrigia qualquer situação.
    Mas sabe como é radioamador, né? Sempre com um pé atrás.

Mas deixo esta para voce resolver com o Marcelo, hehehe!!!

5. Olha gente, vi o post anterior, a partir daquele momento não liguei mais cp-ap ou rb sem antena, quando os mestres falam, observamos e nos certificamos como dizem por aqui (seguro morreu de velho, 14 anos: desconfiado está vivendo até hoje)

Um abraço

Tópicos Similares

1. Respostas: 14
    Último Post: 21-11-2010, 23:00
  2. Respostas: 2
    Último Post: 04-08-2006, 08:29
  3. Radio p/ 2 antenas homologado
    Por hanaga no fórum Redes
    Respostas: 13
    Último Post: 22-07-2005, 12:25
  4. Respostas: 1
    Último Post: 15-06-2005, 17:50