+ Responder ao Tópico

Padrão

Interessante este artigo.
    Agora eu entendi quando o fabricante descreve como polarização linear. Significa que a antena pode ser mudada a posição para escolher a polarização. O que não acontece com uma setorial hyperlink ou semelhante, por ex. que já vem de fabrica com a polarização fixada.

Tu não era assim, antes do curso com o Gilvan, né?
    Fostes contaminado pela radiofrequencia.

Mas uma coisa que achei lá sobre polarização circular é o que segue:
    -----------------------------------
    Vantagens da polarização circular:
    Uma vantagem da polarização circular é não ser afetada pela rotação de Faraday em ondas que atravessam a atmosfera e ou a ionosfera, principalmente em comunicações via satélite. Outra vantagem é que não é necessário ajustar a polarização das antenas (posição em torno do eixo de propagação) como acontece com antenas linearmente polarizadas.
    -----------------------------------

o que não é o nosso caso.

Mas no artigo diz também a respeito da rejeição da antena de pol horizonta, para sinais de pol vertical e vice versa.
    E aí entra na nossa área de atuação.

Eu uso aqui pol horizontal, e precisa ver como rejeita os sinais do concorrente que está pol verticalmente.
    Já fiz o teste e girei a antena para pol vertical e aí o sinal dele no site survey sobe assustadoramente.

Padrão

1929 eu to procurando usar antenas de 19 dbi por perto do PoP....e estao indo beleza cara...

Padrão

Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    1929 eu to procurando usar antenas de 19 dbi por perto do PoP....e estao indo beleza cara...

Mas aí é que vem a minha dúvida.
    Setorial de 19 tem um angulo vertical pequeno, apropriado para distancias maiores.
    A não ser que você faça o que o Jodrix disse, inclinar bastante elas para concentrar o sinal próximo da célula e ao mesmo tempo diminuindo a interferencia desta célula nas outras.

E outra coisa: Por quanto fica uma setorial 19dbi+uma RB411AH+cartão cm9? Nem precisaria ser 19dbi.
    Para a célula ter uma cobertura omni, precisam no mínimo 3 destes conjuntos, pois conforme o Magal já citou em outro tópico, 3 setoriais de 90º são suficientes para uma boa cobertura. Matemáticamente precisariam de 4, mas na prática 3.
    Coloca mais 3.5 a 4 contos de uma torre e pararraios.
    Para atender poucos usuários por célula. Isto é que está me deixando encucado.

Por outro lado, uma célula assim não tem como dar errado, né? Não tem Wavion que bata isso.

Lembrando que a idéia é que cada célula cubra aproximadamente 500m de raio.

Mas ainda assim fica a questão da poluição que eu mesmo vou causar para mim. É muito rádio emitindo sinal.
    Por isso a idéia inicial era colocar um só rádio por célula, com uma omni pol horizontal. Só que a única que atende esta necessidade é a Pluton PTX32, mas tem só 5º de angulo vertical. Pequeno para conexões próximas. Eu entrei em contato com eles, para saber sobre a possibilidade de ter uma semelhante mas com menor ganho e consequentemente maior ângulo. Pode ser feita, mas aí não vem com o selo de homologação.

Padrão

HUmm entendi....bom eu também acho que com 3 setoriais de 19 dbi ja da pra fechar uma cobertura bacana....agora quantos clientes vc tava pensando em colocar nesses cartoes CM9 ? e quais velocidades......

Eu estou negociando de por em um prédio e to pensando em colocar 3 setoriais hyper. 17dbi 90° e o link fechando com 2 NANO 5.

Mais as velocidades que estou oferencendo é de 500, 250, 1mb.

Agora só nao sei que cartao eu vou colocar.....mais acho que com as 3 setoriais vai da pra pegar uma quantia bacana de cliente.

Eng. Eletricista/Eletrôni Avatar de MarceloGOIAS
    Ingresso
    Feb 2007
    Posts de Blog
    2

Padrão

1929,

é preciso muito cuidado com microcélulas e células de pequeno porte devido a questão do uso e da reutilização do espectro radio-eletrico. Em 2.4GHz é bem problemático, devido principalmente a grande quantidade de redes legais, piratas, de empresas e de equipamentos eletroeletrônicos.

É uma frequência problemática, como sabe. Muitas células próximas funcionariam razoavelmente bem se utilizassem WDS, pois uma célula "complementaria" a outra na mesma frequência em vez de disputar o canal (mesma radiofrequência) ao mesmo tempo.

No sistema de telefonia celular, ao contrário, pequenas células funcionam muito bem, pois apenas uma operadora utiliza aquela frequência numa mesma região; ou seja, não há "disputa" por canais na mesma célula, consequentemente sem poluição radioelétrica. Além disso uma célula é complementar a outra, tanto é que os clientes da operadora movimentam-se entre células sem nenhum problema, mesmo com o telefone móvel em funcionamento. O sistema repassa o cliente a célula de sinal mais forte.

Entretanto amigo, em 2.4GHz quando menos rádio funcionando melhor.

Padrão

Pois este é um dos problemas que me levou a levantar esta questão.

Com uma omni pol horizontal como a da Pluton seria legal. Um só rádio por torre. E colocando em WDS como já tenho aqui, realmente vai ocupar menos.

Mas teria que ser uma omni com ângulo vertical maior. Só 5º é muito pouco.
    Sinceramente não vejo uma saída para esta situação, a não ser colocar 3 hyperlink de 14dbi pol horizontal e dar uma boa inclinada nelas. Assim evito jogar muito longe o sinal.

E agora, escrevendo, me veio uma idéia meio louca na cabeça. Será que não daria para fazer uma espécie de refletor na parte superior da setorial, para refletir mais a emissão, que nesta posição estaria quase na horizontal? Isto porque quando se diz que uma antena tem ângulo de 20º por ex., ela tem 10º para baixo e 10 para cima.
    Então se nesta parte de cima fizesse um refletor, estes 10º diminuiriam o que impediria mais ainda dela interferir nas outras células.
    Pode ser uma viagem total, mas idéias batem na cabeça da gente e até provar em contrário, o cérebro fica matutando a coisa.

O suporte da Pluton me sugeriu colocar em cada célula 6 PTX16-24A, que tem 20º de abertura vertical e inclinar mais um pouco elas, e usar divisor para alimentar, para não usar muito rádio. Mas tenho uma aversão a divisor. Teria que compensar a potencia no rádio e pode gerar mais ruído.