Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas comuns em provedor, como resolver?

    Olá Pessoal, sou novo aqui no fórum e gostaria de abrir um tópico que eu acho que é comum para todos aqueles que tem provedor wireless.

    Tenho um provedor que usa mikrotik + freeradius + mysql + pppoe. Tudo funciona perfeito, mas tenho algumas perguntas e gostaria de quem já passou por isso e resolveu poder ajudar a mim e a todos aqueles que estão com o mesmo problema:
    1 ) Se algum cliente usar um mesmo IP do servidor, vair gerar um conflito e prejudicar a rede, como não permitir isso?
    2) Como fazer para que os clientes não distribuam ip na rede via DHCP?

    Agradeço antecipadamente aos que puderem ajudar!

  2. #2
    Eng. Eletricista/Eletrôni Avatar de MarceloGOIAS
    Ingresso
    Feb 2007
    Localização
    Goiânia
    Posts
    2.120
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Colega,

    se você usa PPPoE é só desativar o DHCP que a sua rede fica bem segura. Além disso quando se usa PPPoE de nada adianta o cliente mudar o IP de sua interface, pois o servidor PPPoE atribui o IP que você configurou no sistema.



  3. #3

    Padrão

    faça filtros na bridge... pra permitir apenas o pppoe-session e o pppoe-discovery

  4. #4

    Padrão

    Obrigado pela ajuda, mas eu já não dou DHCP na rede não, eles tem ip e mac já configurados como também o nome do usuário e senha no servidor radius. Só que eu não tinha pensado nisso (o pppoe cria um laço a apenas o usuário e o servidor). rsrsrsr.



  5. #5

    Padrão

    Se puder me ajudar, gostaria de saber como faço filtros pppoe-session e pppoe-discovery, já que tenho AP's (samsung), AP-2000 e Kodamas(fazendo elace). Quando o AP tá em modo bridge ele desativa o firewall, então como procederia?

  6. #6

    Padrão

    Outro detalhe que esqueci de mencionar é que para trafegar o pppoe, a placa de rede (ethernet ou wireless) do cliente deverá estar ativa e funcional para que a conexão pppoe funcione legal. Então como fazer para que o cliente mesmo que mude o ip da placa de rede dele, este não passe pelo AP? (clientes fazem até redes tipo, dois clientes usam nossa rede para se comunicar internamente ou jogar, ai fica complicado). Me ajudem por favor!