Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Amigos, sei que já tem aqui no forúm alguns tópicos sobre rede cabeada, mas gostaria de fazer um tópico aqui com informações mais específicas, com tudo necessário pra realmente fazer um rede cabeada e gostaria da ajuda de todos aqui.

Bom, pra comerçamos.. o que iremos precisar?

Cabo de rede cat5e, cat6, cat7... Qual o melhor pra esse tipo de serviço? Os cat7 dizem que chega até 1km, é verdade? Como fixar os cabos nos postes?
    Vi em algum lugar que existem um equipamento que utilza-se pra manter o cabo sempre esticado pra não deixa fazer "barriga"

Switches - Qual usar? Como alimenta-los com energia?

Watchdog - É necessário utilizar 1 watchdog em cada switche? como funciona um?

Essa são algumas de minhas dúvidas, vamos postar aqui as dúvidas e também aos mais experientes suas experiências.

2. Caro Tiago, sobre qual rede cabeada você se refere? Interna ou Externa? Os cabos UTP de 4 pares cat5e, cat6 são para uso interno e por norma estão limitados à 100 metros (aqui vai uma longa explicação sobre distâncias), conforme as normas de cabeamento estruturado (internacional e nacional). Já as estruturas em postes é utilizado cordoalhas para sustentar os cabos ópticos ou coaxial (redes de tv a cabo). E assim por diante.

No teu post identifico alguns tópicos:
    1 - Cabeamento Estruturado -> Destinado 'a transmissões de baixa amperagem (48 volts), aqui entra redes LAN (Ethernet, Fast-Ethernet e GigaEthernet), rede de telefonia convencional (ramal/tronco), sinais de CFTV e alarmes e Automação Predial/Residêncial.

2 - Redes Metropolitanas (MAN) -> Representado redes cabeadas (fibra ou coaxial) ou redes wireless;

3 - Tipos de Equipamentos para redes: Switches, Roteadores, etc.

4 - Energia Elétrica Dedicada e Proteções -> Como garantir qualidade de energia para equipamentos de redes.

Desde 1995 trabalho com infra e estrutura de redes, e o tópico que você colocou abre para muitas referências.

O primeiro passo é definir infra-estrutura de redes, numa curta explicação podemos definir que é todos os elementos passivos que compõem a rede, cabos, patch-panel, patch-cord, blocos IDC 110, tomadas RJ-45. Todos estes componentes fazem parte do Cabeamento Estruturado, interna 'a uma edificação, e nem entramos nos componentes de uma rede externa, que neste caso está ligado diretamente ao tipo de equipamento que seráq utilizado. Aqui, para mim, está a grande diferença entre "rede cabeada" e "cabeamento estruturado", a primeira se destina aos elementos passivos que estão instalados de forma a atender a um tipo de rede/necessidade, quanto a segunda está implantada de modo a atender 'a vários tipos de rede que são aplicadas sobre ela.

Espero ter contribuído um pouco.

Att

Humberto
    Última edição por humber; 15-03-2009 às 20:38.

3. Citação Postado originalmente por thiagotp26 Ver Post
    Amigos, sei que já tem aqui no forúm alguns tópicos sobre rede cabeada, mas gostaria de fazer um tópico aqui com informações mais específicas, com tudo necessário pra realmente fazer um rede cabeada e gostaria da ajuda de todos aqui.

Bom, pra comerçamos.. o que iremos precisar?

Cabo de rede cat5e, cat6, cat7... Qual o melhor pra esse tipo de serviço? Os cat7 dizem que chega até 1km, é verdade? Como fixar os cabos nos postes?
    Vi em algum lugar que existem um equipamento que utilza-se pra manter o cabo sempre esticado pra não deixa fazer "barriga"

Switches - Qual usar? Como alimenta-los com energia?

Watchdog - É necessário utilizar 1 watchdog em cada switche? como funciona um?

Essa são algumas de minhas dúvidas, vamos postar aqui as dúvidas e também aos mais experientes suas experiências.
    Não sei se vai te ajudar esse topico mas já tem um muito bom ai

Serviço Cabeado - Página 41

Espero ter ajudado!

4. É eu já li esse tópico todo umas 2 vezes.. rs
    Mas gostaria de informações mais detalahadas... Acho que minha maior duvida é em relação a como alimentar os Hub's que ficaram nos postes e sobre os watchdog's pois nunca vi um, e não sei ao certo como funciona...

Amigo humber, obrigado por sua colaboração!
    A rede que pretendo montar e externa, eu atualmente tenho uma rede wireless mas vou começar a cabear pois em minha região tem muita árvore é um terreno muito irregular com muitos morros.

Em relação ao tipo de cabo pretendo usar o Furokawa, e a cada 100metros um hub no poste.

Alguém utiliza ou já utilizou o wacthdog? Como funciona? Tenho que usar 1 watchdog a cada hub?

5. Olá Thiago, para redes externa o ideal é utilizar fibra óptica, que atinge distâncias superiores `a 100m. São indicadas também para serem expostas ao tempo ou enterradas. A Furukawa possui uma linha de cabos UTP para uso externo, só teria que analisar o requisito custo, além das caixas protetoras para os hubs, outra preocupação é que o número de empinhamento de hubs não deve ultrapassar 'a 4 hubs no caso de redes ethernet e 2 equipamentos no caso de fast-ethernet.

Referente ao wacthdog, no mercado livre tem vários produtos que podem atender, basicamente você liga (energiza) o equipamento na tomada fornecida pelo wacthdog, liga a porta de rede dele na sua rede e configura ele para monitorar o ip do equipamento que está ligado nele, caso o ip não responda ele faz uma interrupção no fornecimento de energia. Fazendo o equipamento reiniciar, não esquecer de habilitar esta função no caso de utilizar placas-mães como soluções de brigde (muito comum em redes wireless para atender condomínios).

Att

Humberto

Tópicos Similares

1. Respostas: 8
    Último Post: 09-12-2015, 16:36
  2. Respostas: 5
    Último Post: 01-07-2014, 08:03
  3. Respostas: 12
    Último Post: 12-06-2009, 10:44
  4. fazer um rede linux para lanhouse
    Por Suzana no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2