Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Implementando um Rede Cabeada

    Amigos, sei que já tem aqui no forúm alguns tópicos sobre rede cabeada, mas gostaria de fazer um tópico aqui com informações mais específicas, com tudo necessário pra realmente fazer um rede cabeada e gostaria da ajuda de todos aqui.

    Bom, pra comerçamos.. o que iremos precisar?

    Cabo de rede cat5e, cat6, cat7... Qual o melhor pra esse tipo de serviço? Os cat7 dizem que chega até 1km, é verdade? Como fixar os cabos nos postes?
    Vi em algum lugar que existem um equipamento que utilza-se pra manter o cabo sempre esticado pra não deixa fazer "barriga"

    Switches - Qual usar? Como alimenta-los com energia?

    Watchdog - É necessário utilizar 1 watchdog em cada switche? como funciona um?

    Essa são algumas de minhas dúvidas, vamos postar aqui as dúvidas e também aos mais experientes suas experiências.

  2. #2

    Padrão

    Caro Tiago, sobre qual rede cabeada você se refere? Interna ou Externa? Os cabos UTP de 4 pares cat5e, cat6 são para uso interno e por norma estão limitados à 100 metros (aqui vai uma longa explicação sobre distâncias), conforme as normas de cabeamento estruturado (internacional e nacional). Já as estruturas em postes é utilizado cordoalhas para sustentar os cabos ópticos ou coaxial (redes de tv a cabo). E assim por diante.

    No teu post identifico alguns tópicos:
    1 - Cabeamento Estruturado -> Destinado 'a transmissões de baixa amperagem (48 volts), aqui entra redes LAN (Ethernet, Fast-Ethernet e GigaEthernet), rede de telefonia convencional (ramal/tronco), sinais de CFTV e alarmes e Automação Predial/Residêncial.

    2 - Redes Metropolitanas (MAN) -> Representado redes cabeadas (fibra ou coaxial) ou redes wireless;

    3 - Tipos de Equipamentos para redes: Switches, Roteadores, etc.

    4 - Energia Elétrica Dedicada e Proteções -> Como garantir qualidade de energia para equipamentos de redes.

    Desde 1995 trabalho com infra e estrutura de redes, e o tópico que você colocou abre para muitas referências.

    O primeiro passo é definir infra-estrutura de redes, numa curta explicação podemos definir que é todos os elementos passivos que compõem a rede, cabos, patch-panel, patch-cord, blocos IDC 110, tomadas RJ-45. Todos estes componentes fazem parte do Cabeamento Estruturado, interna 'a uma edificação, e nem entramos nos componentes de uma rede externa, que neste caso está ligado diretamente ao tipo de equipamento que seráq utilizado. Aqui, para mim, está a grande diferença entre "rede cabeada" e "cabeamento estruturado", a primeira se destina aos elementos passivos que estão instalados de forma a atender a um tipo de rede/necessidade, quanto a segunda está implantada de modo a atender 'a vários tipos de rede que são aplicadas sobre ela.

    Espero ter contribuído um pouco.

    Att

    Humberto
    Última edição por humber; 15-03-2009 às 21:38.



  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotp26 Ver Post
    Amigos, sei que já tem aqui no forúm alguns tópicos sobre rede cabeada, mas gostaria de fazer um tópico aqui com informações mais específicas, com tudo necessário pra realmente fazer um rede cabeada e gostaria da ajuda de todos aqui.

    Bom, pra comerçamos.. o que iremos precisar?

    Cabo de rede cat5e, cat6, cat7... Qual o melhor pra esse tipo de serviço? Os cat7 dizem que chega até 1km, é verdade? Como fixar os cabos nos postes?
    Vi em algum lugar que existem um equipamento que utilza-se pra manter o cabo sempre esticado pra não deixa fazer "barriga"

    Switches - Qual usar? Como alimenta-los com energia?

    Watchdog - É necessário utilizar 1 watchdog em cada switche? como funciona um?

    Essa são algumas de minhas dúvidas, vamos postar aqui as dúvidas e também aos mais experientes suas experiências.
    Não sei se vai te ajudar esse topico mas já tem um muito bom ai

    Serviço Cabeado - Página 41

    Espero ter ajudado!

  4. #4

    Padrão

    É eu já li esse tópico todo umas 2 vezes.. rs
    Mas gostaria de informações mais detalahadas... Acho que minha maior duvida é em relação a como alimentar os Hub's que ficaram nos postes e sobre os watchdog's pois nunca vi um, e não sei ao certo como funciona...

    Amigo humber, obrigado por sua colaboração!
    A rede que pretendo montar e externa, eu atualmente tenho uma rede wireless mas vou começar a cabear pois em minha região tem muita árvore é um terreno muito irregular com muitos morros.

    Em relação ao tipo de cabo pretendo usar o Furokawa, e a cada 100metros um hub no poste.

    Alguém utiliza ou já utilizou o wacthdog? Como funciona? Tenho que usar 1 watchdog a cada hub?



  5. #5

    Padrão

    Olá Thiago, para redes externa o ideal é utilizar fibra óptica, que atinge distâncias superiores `a 100m. São indicadas também para serem expostas ao tempo ou enterradas. A Furukawa possui uma linha de cabos UTP para uso externo, só teria que analisar o requisito custo, além das caixas protetoras para os hubs, outra preocupação é que o número de empinhamento de hubs não deve ultrapassar 'a 4 hubs no caso de redes ethernet e 2 equipamentos no caso de fast-ethernet.

    Referente ao wacthdog, no mercado livre tem vários produtos que podem atender, basicamente você liga (energiza) o equipamento na tomada fornecida pelo wacthdog, liga a porta de rede dele na sua rede e configura ele para monitorar o ip do equipamento que está ligado nele, caso o ip não responda ele faz uma interrupção no fornecimento de energia. Fazendo o equipamento reiniciar, não esquecer de habilitar esta função no caso de utilizar placas-mães como soluções de brigde (muito comum em redes wireless para atender condomínios).

    Att

    Humberto

  6. #6

    Padrão

    Humber

    Boa Noite,


    Quanto aos switch, você recomenda alguma, que seja homologado, pois se ANATEL chegar e não for homologado, a coisa complica.

    Abs

    Aprendiz



  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotp26 Ver Post
    É eu já li esse tópico todo umas 2 vezes.. rs
    Mas gostaria de informações mais detalahadas... Acho que minha maior duvida é em relação a como alimentar os Hub's que ficaram nos postes e sobre os watchdog's pois nunca vi um, e não sei ao certo como funciona...

    Amigo humber, obrigado por sua colaboração!
    A rede que pretendo montar e externa, eu atualmente tenho uma rede wireless mas vou começar a cabear pois em minha região tem muita árvore é um terreno muito irregular com muitos morros.

    Em relação ao tipo de cabo pretendo usar o Furokawa, e a cada 100metros um hub no poste.

    Alguém utiliza ou já utilizou o wacthdog? Como funciona? Tenho que usar 1 watchdog a cada hub?
    Então seu não me engano nesse post do forum ele fala lá sobre a fonte DC que pode alimentar até 60 switchs ai muito interessante estou correndo atras aqui tambem, tem até o tel. do pessoal, eu não tenho aqui agora mas posso ver se eu consigo, eles usam cabo furukawa e bom de tudo isso é custo, como vc leu nesses post tem até 22km e pelo visto funcionando muito bem!


    Espero ter ajudado!

    Valew!!!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adepad Ver Post
    Então seu não me engano nesse post do forum ele fala lá sobre a fonte DC que pode alimentar até 60 switchs ai muito interessante estou correndo atras aqui tambem, tem até o tel. do pessoal, eu não tenho aqui agora mas posso ver se eu consigo, eles usam cabo furukawa e bom de tudo isso é custo, como vc leu nesses post tem até 22km e pelo visto funcionando muito bem!


    Espero ter ajudado!

    Valew!!!


    Isso amigo, o quesito custo é muito importante....
    Em relação aos cabos coaxiais eu acho que sairia muito mais caro ne...
    Se vc conseguir o telefone passa ai pra fazermos contato tbm



  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por humber Ver Post
    Olá Thiago, para redes externa o ideal é utilizar fibra óptica, que atinge distâncias superiores `a 100m. São indicadas também para serem expostas ao tempo ou enterradas. A Furukawa possui uma linha de cabos UTP para uso externo, só teria que analisar o requisito custo, além das caixas protetoras para os hubs, outra preocupação é que o número de empinhamento de hubs não deve ultrapassar 'a 4 hubs no caso de redes ethernet e 2 equipamentos no caso de fast-ethernet.

    Referente ao wacthdog, no mercado livre tem vários produtos que podem atender, basicamente você liga (energiza) o equipamento na tomada fornecida pelo wacthdog, liga a porta de rede dele na sua rede e configura ele para monitorar o ip do equipamento que está ligado nele, caso o ip não responda ele faz uma interrupção no fornecimento de energia. Fazendo o equipamento reiniciar, não esquecer de habilitar esta função no caso de utilizar placas-mães como soluções de brigde (muito comum em redes wireless para atender condomínios).

    Att

    Humberto


    Amigo Humberto, não entendi o lance dos Hub's que não deve ultrapassar a 4...
    Então eu só posso usar 400metros, seria isso? não entendi...

  10. #10

    Padrão

    Olá Thiago, o cascateamento de hub tem seus limites pois degradam o sinal, assim como os switch. Terás que utilizar equipamentos específico (fugir dos .tw), se você projetar a rede externa como uma rede interna, podes ter sérios problemas de performance. Não conheço qual o universo de máquinas que vão ser interligadas e suas localizações. Se você considerar os hubs, ponto de energia, cabo UTP externo e outras necessidades de infra, pode ser melhor lançar fibra e utilizar interfaces de switch ou router que trabalham com distâncias acima de 2km.

    Att

    Humberto



  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por humber Ver Post
    Olá Thiago, o cascateamento de hub tem seus limites pois degradam o sinal, assim como os switch. Terás que utilizar equipamentos específico (fugir dos .tw), se você projetar a rede externa como uma rede interna, podes ter sérios problemas de performance. Não conheço qual o universo de máquinas que vão ser interligadas e suas localizações. Se você considerar os hubs, ponto de energia, cabo UTP externo e outras necessidades de infra, pode ser melhor lançar fibra e utilizar interfaces de switch ou router que trabalham com distâncias acima de 2km.

    Att

    Humberto

    Realmente essa eu não sabia... Pois vi em outros posts aqui mesmo que cabearam uma cidade inteira com cabo UTP Furokawa e switches nos postes... uns levam energia via cabo de telefone tipo o da telemar, outros ligam direto utilizando a energia dos postes e etc...
    Realmente o cabo coaxial seria bem melhor, mas por enquanto eu tenho começar com uma solução mais barata e mais viável agora...

    Em relação aos switches, vc conhece um bom pra esse tipo de serviço?

    Mais uma vez obrigado por sua colaboração aqui

  12. #12

    Padrão

    Olá Thiago, acho que o projeto de você é parecido com uma solução que conheci do RS.

    Galeria
    Equipamentos e Montagem da Rede via cabo da Tecwave

    Uma solução viável, é você utilizar placas-mãe usadas (mas em boas condições) com boot via rede ou pendrive para carregar o linux otimizado para funcionar como route em alguns pontos estratégico entre os switch, neste caso vc consegue um bom gerenciamento.

    Aqui no Under-Linux tem um post mencionando uns testes com equipamentos parecidos da tecwave, tente entrar em contato com Ver Perfil: cleijean, o post foi dele.

    Quanto aos switch, os bons estão no caminho oposto dos baratos, mas existe algumas características que podem ajudar. Em geral estes aparelhos travam devido ao aquecimento (os dlinks de baixo custo que digam) ou devido 'a instabilidade da rede elétrica. Para resolver o fornecimento de energia, não temmuitas opções, é um no-break local ou fonte reguladora. Soluções de PoE tem a limitação da distância e da perda.

    Att

    Humberto



  13. #13

    Padrão

    Interssante esse equipamento, mas tem ideia de preço? onde vende?

    To pensando um usar um switche 3Com de 24portas, um nobreak na minha central e levar junto com o cabo de rede outro cabo fazendo para alimentar com energia fazendo POE, e nos postes utilizar um switches mesmo dentro de caixas herméticas.

    Será que esquema de POE da certo com esses switches?

  14. #14

    Padrão

    Olá amigo... na empresa que eu trabalhava, cabeamos a cidade toda com cabos UTP CAT5

    A cada 100 metros colocavamos um switch Encore em uma caixa hermetica fixada no poste, pra prender os cabos, voce deve usar esticadores identicos aos da companhia telefonica, aqueles que ela usa pra prender os fios.

    Pra levar a energia tem 2 modos.

    1- voce pode usar o cabo telefonico separado levando corrente e alimentado cada switch ate 1000mts.

    2 -colocar uma fonte de alimentacao e por energia no cabo de rede pelos fios marrons e colocar um plug de caixa em caixa.

    Se um switchs travar, voce deve simplismente tirar e colocar a tomada que volta a funcionar, switchs simples nao tem watchdog.

    Voce pode colocara ate 10 hubs em cascata sem problemas.



  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Olá amigo... na empresa que eu trabalhava, cabeamos a cidade toda com cabos UTP CAT5

    A cada 100 metros colocavamos um switch Encore em uma caixa hermetica fixada no poste, pra prender os cabos, voce deve usar esticadores identicos aos da companhia telefonica, aqueles que ela usa pra prender os fios.

    Pra levar a energia tem 2 modos.

    1- voce pode usar o cabo telefonico separado levando corrente e alimentado cada switch ate 1000mts.

    2 -colocar uma fonte de alimentacao e por energia no cabo de rede pelos fios marrons e colocar um plug de caixa em caixa.

    Se um switchs travar, voce deve simplismente tirar e colocar a tomada que volta a funcionar, switchs simples nao tem watchdog.

    Voce pode colocara ate 10 hubs em cascata sem problemas.
    Amigo Pedro, obrigado por sua colaboração! Mas vamos la, alimentar um switche via cabo de rede.. blz mas não entendi o lance do plug em cada caixa... Digamos que estou passando o cabo até a minha primeira caixa e ali coloco um plug até ai tudo bem, mas como vou alimentar a proxima caixa aproveitando o mesmo cabo? entendeu?

  16. #16

    Padrão

    Em relação ao Watchdog, eu nunca vi um e nem sei como funciona...
    Eu coloco apenas 1 na minha central e levo o cabo pros switches nos postes ligados nele, seria isso?



  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotp26 Ver Post
    Amigo Pedro, obrigado por sua colaboração! Mas vamos la, alimentar um switche via cabo de rede.. blz mas não entendi o lance do plug em cada caixa... Digamos que estou passando o cabo até a minha primeira caixa e ali coloco um plug até ai tudo bem, mas como vou alimentar a proxima caixa aproveitando o mesmo cabo? entendeu?
    Voce vai usar o mesmo esquema das POE. Vc vai usar uma fonte de 12V x 3A e vai injetar o positivo e o negativo nos pares marrons do cabo de rede, em cada caixa voce vai colocar um pluguezinho pra entrada de alimentacao do switch.

    Watchdog é um recurso de ping para um determinado host, se o host nao responder o dispositivo reinicia. Switch usados normalmente em postes e pequenas redes nao possuem software de gerenciamento, portanto nao disppoe desse recurso.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Voce vai usar o mesmo esquema das POE. Vc vai usar uma fonte de 12V x 3A e vai injetar o positivo e o negativo nos pares marrons do cabo de rede, em cada caixa voce vai colocar um pluguezinho pra entrada de alimentacao do switch.

    Watchdog é um recurso de ping para um determinado host, se o host nao responder o dispositivo reinicia. Switch usados normalmente em postes e pequenas redes nao possuem software de gerenciamento, portanto nao disppoe desse recurso.

    Entendi os 2, mas creio que não tenha entendido minha pergunta ou a formulei mal...
    Vou tentar explicar melhor:
    1 - Seguinte vou usar essa fonte de 12V em minha central(na minha loja), certo?
    2 - Dessa fonte irei adaptar e levar um cabo POE até o primeiro switche, certo?
    3 - Depois de ligar o primeiro switche, como faço pra alimentar o próximo, se o cabo que liguei a minha fonte ficou nesse primeiro switche, há alguma forma ou algum plug que eu possa ao mesmo tempo que alimento esse plug, ainda utiliza-lo para alimentar o proximo switche com o mesmo cabo? entendeu? essa é minha duvida....

    E em relação ao watchdog, como eu trabalho com ele eu utilizo apenas 1 em minha central ligado ao cabo de rede principal?
    Entendo que os switches não tem essa funcionalidade, mas como faço então pra trabalhar com os watchgods??

    desculpa as perguntas mas ainda continuo com muitas duvidas... rs

    Mas obrigado mais uma vez por sua colaboração e tenho certeza que muitos participantes do forum estão acompanhando tbm, pena que a maioria não participa.

    Abração!



  19. #19

    Padrão

    É simples... vc vai pegar os marrons da primeira caixa e dar prosseguimento pra a segunda, na emenda vc põe um conector de alimentacao pro switch.

  20. #20

    Padrão

    Amigos tem um post aki no Under com mais de 200 reply explicando isso tudinho direitinhu ... esquip... distancia ... tem fotos dos esquema tem tuDO MESMO ... é só dar uma procuradinha que lah vcs irai sanar todas as duvidas de vc !