Página 1 de 9 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Sempre fui encucado com o tamanho correto que o cabo deve ter pra evitar as ondas estacionárias e perda por reflexão.

Porém, andei pesquisando arduamente sobre o assunto nas últimas semanas e li em vários locais, que o ajuste do tamanho do cabo serve pra alterar a impedância do sistema pra haver o casamento, quando os elementos (transmissor, cabo e antena) não estão com impedância casada. E que quando tudo está com a impedância certinha (todos iguais), o tamanho do cabo não irá influenciar na questão de ondas estacionárias e reflexão. Neste caso, a reflexão será mínima.

A informação procede? Gostaria que Gilvan desse a palavra dele aqui

2. Gostaria de ver essa resposta pois eh novidade para mim e tambem o calculo ou valores reais se eh que isso existe mesmo posta ai quem souber

3. Sim, teóricamente, se a impedancia na saida do rádio e na entrada da antena for a mesma, não interessa muito o tamanho do cabo.
    Em radioamadorismo se cuida muito isso.

Mesmo uma antena que na especificação diz ser com 50 ohms, na prática nem sempre é assim. Objetos próximos podem alterar esta impedância. E o comprimento do cabo também pode agir como transformador de impedância.
    Por isso estes acopladores podem ajudar.
    Dias desses eu tentei fazer um stub, com o objetivo de casar a impedancia. Ainda não deu para tirar uma conclusão, pois o sinal onde testei não era ruim. Mas vou continuar testando.

Dá uma pesquisada em stub que tu vai achar matéria.
    As antenas para PX e VHF usam muito este artifício de acoplamento. Aqueles modelos Yagi, tem uma espécie de cursor para ir ajustando a impedância, o acoplador Gamma.

Mas para nossa frequencia acho que o stub vai melhor.
    O Sérgio, acho que é bom nisso.
    E o Jodrix está afiado, pois fêz o curso com o Gilvan. E como o Gilvan fala seguidamente em acoplamento, acho que deve ser por aí.

4. 1929,

Você poderia dar um exemplo do que seria STUB? eu dei uma pesquisada inclusive postei aqui no forum, uns materiais que tem ate esquema para montagem de um.

Mas não entendi bem a função dele (eletronica e fisica não é meu forte), me parece um tipo de filtro é isso mesmo?

Abraço

5. Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    1929,

Você poderia dar um exemplo do que seria STUB? eu dei uma pesquisada inclusive postei aqui no forum, uns materiais que tem ate esquema para montagem de um.

Mas não entendi bem a função dele (eletronica e fisica não é meu forte), me parece um tipo de filtro é isso mesmo?

Abraço
    Coloca o link do post, para eu dar uma olhada.

Tópicos Similares

1. Tamanho mínimo do cabo de rede
    Por msdmau no fórum Redes
    Respostas: 17
    Último Post: 17-02-2015, 23:17
  2. Airgrid M5 tamanho do cabo Poe.
    Por jcmaster85 no fórum Redes
    Respostas: 16
    Último Post: 01-10-2010, 10:53
  3. Respostas: 2
    Último Post: 08-12-2009, 09:18
  4. Tamanho dos arquivos de log do squid?????
    Por lacierdias no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 21-07-2005, 09:17
  5. Tamanho do nome de arquivo
    Por whinston no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 11-06-2005, 03:21

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L