Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik + TekRadius

    OI gente, estava em busca de um servidor radius para Windows visto que nao tenho orçamento para comprar uma nova estação ou mesmo um servidor novo. pois é justamente nessa busca para poder melhorar meu serviço e poder garantir que somente pessoal autorizado vai logar em minha rede (ela é cabeada) assim fiz varias pesquisas e notei que somente tem manuais para freeradius + mikrotik, pois bem acabei que instalei esse servidor radius (TekRadius) e descobri tb que não há muito suporte pra ele aqui no forum, inclusive tem um unico post que o cita, mais logo o usuário é encorajado a usar Freeradius.

    - www.tekradius.com (free tanto para uso comercial quanto pessoal) usa sqlserver (SqlExpress 2005 livre ate 4GB de banco de dados)
    - SQlServer (precisa) nem vou falar do conceito do SqlServer 2005 (um dos melhores que tem na minha opinião.)
    - Windows (eu ja tinha um servidor windows, ai sim a necessidade)

    O que é necessários fazer? antes de mais nada instalar o tekradius o sqlserver 2005 (express edition = Free limitando-se apenas tamnanho de banco e quantidade de memoria ram)


    Apos efetuar a instalação do sql e do tekradius, abrir o tekradius manager. ir diretamente na aba settings, dentro da settings havera mais algumas. vamos para a primeira sub-aba SqlConnection preencher com as informações do servidor sql. marcar a flag encripity password, apos isso seguir ate a proxima sub-aba chamada database tables.

    - nesse passo iremos criar o banco de dados, bastando deixar ou escolher um nome para tal no primeiro campo. em seguida pressionar o botao create database a direita.
    - proximo passo criar as tabelas caso queira mudar nos nomes antes de cria-las basta mudar em seguida pressionando o botao create tables, ou mesmo deixar padrao sem fazer nenhuma alteração e pressionar create tables.
    - Sub-aba Accounting table. eu nem mexi nessa parte, mais server basicamente para associar atributes caso seja criada alguma nova coluna na tabela.
    - Sub-Aba Services paramneters: nessa tela vamos listar e configurar os paramentros. nesse parte deixe o ip da maquina no primeiro campo. automatic na segunda opção e debug na terceira. as proximas abas pode deixar como estao.

    Demais abas. Grupos, Users,Clients. vamos a Aba clientes, adicionar o cliente do Mikrotik :

    NAS = Defaulf, Vendor= ietf, enable = Yes
    pronto, basta confogurar o mikrotik para acessar radius. agora basta adicionar um usuários na aba user e definir a senha usando o atributo user-password.

    agora é testar.

    caso nao consigam fazer funcionar estarei aqui pra ajudar, mais tem de ter certeza que o sql ta conectando com o tekradius. eleme ajudou bastante. pelo menos nao preciso mexer em linux ainda. so quando precisar do cache. e mesmo assim ainda vou pensar em usar SquidNT.

    Estarei as ordens. em breve postarei imagensa, agora to meio que testando o TekRadius e ainda nao sei muia coisa que posso fazer com essa combinação.
    com essa configuração agora poderei fazer o sistema de controle em PHP que sempre quis, mais nunca tive a oportunidade. fui!

  2. #2

    Padrão

    parabens... eu uso mk+freeradius. mas vc ta de parabens mesmo



  3. #3

    Padrão parabéns

    parabens ... ótima iniciativa, qnto mais opções melhor

  4. #4

    Padrão

    o freeradius tem versoes para windows tambem



  5. #5

    Padrão

    ainda ao achei o freeradius para windows, mesmo procurando bastante na internet., caso exista uma versao e alguem tenha gostaria de solicitar aqui. por enquanto me identifiquei bastante com esse tekradius, ate porque sei bastante de SqlServer, pra mim é melhor opção que mysql.

  6. #6