Página 1 de 8 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Wink Proxy pararelo ao Mikrotik através de rota estática

Olá amigos, venho desta vez tentar ajudar muitos que estão com problemas
    em implantar o sistema de webproxy em pararelo com o MikroTik, pois eu tinha
    uma necessidade, que era a seguinte, redirecionar as requisições de http[TCP80]
    vindas dos clientes até o MikroTik para o Linux com Squid assim podendo conter
    os ips dos clientes e não somente o do MikroTik no access.log do Squid.
    Suponhamos que você já tenha configurado a sua rede junto ao MikroTik e precise
    apenas incluir o seu webproxy(ubuntu server 8.04lts meu caso), faça o seguinte:

Crie um endereço de ip isolado para o seu MikroTik que fique na mesma faixa do seu webproxy por exemplo:
    MikroTik
    /ip address add address=10.100.100.1/30 broadcast=10.100.100.3 comment=proxy disabled=no interface=proxy network=10.100.100.0

Linux
    $ sudo ifconfig eth0 10.100.100.2 netmask 255.255.255.252 up
    $ sudo route add default gw 10.100.100.1

Em seguida compartilhe a conexão de internet no Linux:
    $ sudo modprobe iptable_nat
    $ sudo iptables -A POSTROUTING -t nat -s 192.168.100.0/24 -o eth0 -j MASQUERADE
    $ sudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

Em seguida compartilhe a conexão de internet no MikroTik para o seu webproxy:
    /ip firewall nat add action=masquerade chain=srcnat comment="masquerade para servidor proxy" disabled=no out-interface=link src-address=10.100.100.2

Crie uma regra de marcação para roteamento, com essa regra você irá marcar todas as requisições vindas de seus clientes até a porta 80:
    /ip firewall mangle add action=mark-routing chain=prerouting comment="Marcação de rota na porta TCP 80 vindo de clientes" disabled=no dst-port=80 in-interface=clientes new-routing-mark=proxy-clientes passthrough=no protocol=tcp src-address=192.168.100.0/24

Agora crie a ultima regra que será responsável pela a rota "clientes[TCP80]<-->webproxy":
    /ip route add comment="Rota Estática para o Proxy Pararelo[TCP80] - clientes" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.100.100.2 routing-mark=proxy-clientes scope=255 target-scope=255

Vamos agora adicionar as regras de "cache-full" para que tudo que foi cacheado pelo o squid passe a full por entre as regras de simple queues, vamos lá!...
    /ip firewall mangle add action=mark-connection chain=forward comment="" content="X-Cache: HIT" disabled=no in-interface=link new-connection-mark=cachefull-connection \
    passthrough=yes protocol=tcp
    add action=mark-packet chain=forward comment="" connection-mark=cachefull-connection disabled=no in-interface=link new-packet-mark=cachefull-packs \
    passthrough=yes protocol=tcp

E por ultimo vamos adicionar a regra que irá definir a que velocidade será entregue o itens cacheados pelo o squid marcados com o cabeçalho "X-Cache: HIT":
    /queue tree add burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s disabled=no limit-at=0 max-limit=5000000 name=cachefull packet-mark=cachefull-packs parent=global-out \
    priority=8 queue=default

Nas linhas dos scripts substitua o que estiver em negrito segundo suas necessidades!

Versão do MikroTik: 3.10 level 4 em uma RB433
    Versão do Linux: Ubuntu Server 8.04LTS em uma Máquina Virtual{VMWare/Vista Ultimate SP1/Intel Core 2 Quad}

Ahhh e lembre-se de deixar seu Squid em proxy transparent, ufa! acabou depois de tudo isso seu webproxy já deve estar cacheando tudo certinho e mantendo seu MikroTik como gateway, router, nat, firewall e tudo mais, espero poder ter contribuido em algo, fui galera fiquem com DEUS!!!
    Última edição por animetaldeath; 18-04-2009 às 05:54. Razão: Adicionei as regras de cache-full para este tutorial...

Talking

Citação Postado originalmente por byosni Ver Post
    bom post!
    byosni,
    Brigadão cara, espero que seja de grande utilidade para quem tem duvidas de como implantar um webproxy em paralelo o MikroTik sem a necessidade de um parent proxy... vlw!

Padrão

amigo.. hoje eu naum uso proxy paraleo.. mas pretendo implantar logo logo, mas quando eu estava testando, eu simplismente coloquei uma "dst-nat" de tudo q vinha dos clientes da porta 80 para o ip do meu proxy para a respequitiva porta do meu proxy no linux.....

agora vem a pergunta para os experientes.

Qual a melhor forma de implantar o proxy em paralelo com mk???

Padrão

Ola amigo, excelente tutorial... mas seguinte, se usa seu squid pra fazer DHCP pros clientes pelo q entendi? to certo?? pq aki quero montar esse seu scripts, so q uso o servidor mikrotik pra fazer autentica'cao PPPOE, e nos logs, do squid chega a requisi'cao de meu Mk, onde nesse seu script, deve chegar os ips dos clientes do mikrotik... isso q quero fazer aki. So quero tirar a duvida, vc usa o squid pra fazer DHPC, ou qual a forma de autentica;'cao de seus clientes.

Padrão

Citação Postado originalmente por animetaldeath Ver Post
    Crie uma regra de marcação para roteamento, com essa regra você irá marcar todas as requisições vindas de seus clientes até a porta 80:
    /ip firewall nat add action=mark-routing chain=prerouting comment="Marcação de rota na porta TCP 80 vindo de clientes" disabled=no dst-port=80 in-interface=clientes new-routing-mark=proxy-clientes passthrough=no protocol=tcp src-address=192.168.100.0/24
    Ola amigo notei um erro na sua REGRA,,, falto ali em /ip firewall nat add action=mark-routing falto ai e teve um erro a op'cao NAT, essa regra, prerouting, e mark-routing eh na aba MANGLE, ficando assim:

/ip firewall mangle
    add action=mark-routing chain=prerouting comment="Marcação de rota na porta TCP 80 vindo de clientes" disabled=no dst-port=80 in-interface=clientes new-routing-mark=proxy-clientes passthrough=no protocol=tcp src-address=192.168.100.0/24
    Última edição por aka2005; 25-03-2009 às 14:36.