Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Essa é a pergunta que estou fazendo a mim mesmo a dias...

O que mais pesa na decisão é a economia do link;

Hoje sabemos que os browsers tem uma espécie de cache e armazena alguma coisa na própria máquina cliente para ser usado posteriormente;

Em wireless, que existe uma alta perda de pacotes, soma-se a vantagem de a conexão ser estabelecida com o cache e não diretamente com o site, evitando a alta perda de pacotes que poderiam dropar diretamente no link;

Páginas desatualizadas, problemas de fotos que não aparecem após serem postadas, problemas com aplicacoes que utilizam a porta 80 mas não http são outros fatores que pesam negativamente;

Bem espero que o assunto seja discutido, afinal hoje penso que talvez seja melhor fazer uma inversão na questão:

Cacheia tudo e deixa de fora os mais problemáticos;

para

Cacheia o que mais consome e deixa de fora o resto;

2. Cadê as opiniões?

3. Sim, JHONNE, eu acredito que compensa.

Um problema que vejo:

Em algumas localidades consegue-se link muito barato (Unotel, Global Crossing, etc) e neste caso, o investimento em equipamentos adequados mais a mão de obra especializada para configuração e manutenção dos web-proxies não compensa; lembrando que apenas 1 bom servidor não resolve, mas sim vários bons servidores e uma estrutura de proxies hierárquicos.

Como essa situação não é tão comum, compensa na grande maioria dos casos. Imagine no norte do país, onde 1 Mbit, via satélite, custa a pequena bagatela de R$ 13.0000,00 a R$ 22.000,00. O que não consegue dimensionando uma boa infra de proxies?

No mais consegue ainda manter uma boa qualidade dos downloads e acessos web à sua rede local, pois a latência é apenas da mesma (rede interna).

4. Se você der uma olha no meu servidor verá que o cache as vezes rende quase 100% de banda em alguns momentos. Cache é altamnte recomendável. Agora só não pense em usar Mikortik para fazer cache né!

Uma coisa que você disse: Wireless perde pacote. Isso depende. Uma rede bem montada não perde quase nada. Rádio é bom, desde que seja bem implantado. Conheço empresa grande e rica que toma um baile de sua rede wireless, e vive queimando o filme.

Eu entendo que a apatir de um determindado nó, quando se tem dificuldades de chegar o link, deve ter um cache.

5. Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Se você der uma olha no meu servidor verá que o cache as vezes rende quase 100% de banda em alguns momentos. Cache é altamnte recomendável. Agora só não pense em usar Mikortik para fazer cache né!

Uma coisa que você disse: Wireless perde pacote. Isso depende. Uma rede bem montada não perde quase nada. Rádio é bom, desde que seja bem implantado. Conheço empresa grande e rica que toma um baile de sua rede wireless, e vive queimando o filme.

Eu entendo que a apatir de um determindado nó, quando se tem dificuldades de chegar o link, deve ter um cache.
    Concordo com Josue e Sergio, aqui utilizo cache (Debian squid 2.6) melhora muito a rede, já hierarquia de proxy utilizei o mikrotik como proxy primario nao gostei. Nao testei ainda com debian.

No entando uma questao do criador do topico é:

"Bem espero que o assunto seja discutido, afinal hoje penso que talvez seja melhor fazer uma inversão na questão:

Cacheia tudo e deixa de fora os mais problemáticos;

para

Cacheia o que mais consome e deixa de fora o resto; "

Neste caso, utilizo a primeira opção, pois mesmo arquivos de tamanho pequenos sao tornam-se interessante economizar, qualquer pacote economizado pode dar lugar a outro pacote que realmente necessite sair para internet buscar. Resumindo qualquer economia é bem vinda!

Aqui ainda nao fiz o cache dos videos do youtube mas logo vou implementar acredito que a economia será ainda maior.

Abs!
    Última edição por darklinux3; 05-04-2009 às 12:46.

Tópicos Similares

1. HOJE: Compensa usar equipamentos da Intelbras em clientes?
    Por GilsonBarbosa no fórum Intelbras
    Respostas: 20
    Último Post: 30-10-2015, 15:45
  2. Respostas: 7
    Último Post: 17-04-2014, 21:17
  3. Respostas: 26
    Último Post: 02-03-2012, 13:19
  4. Respostas: 20
    Último Post: 24-09-2011, 10:31
  5. Usar programa em Clipper remotamente...
    Por Perdigao no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 04-06-2003, 09:05

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L