Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Ajuda para entender, duvida com radio mobile.

Bom dia pessoar,

Tava fazendo uns testes no radio mobile e me deparei com esse gráfico que está em anexo.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	1141
Tamanho: 	77,8 KB
ID:      	3924

Não entendi bem porque o sinal se "perde" nesse gráfico porque aparentemente não vejo motivos.

Quando mudo a frequencia no ensaio para 2.4ghz o link fecha sem dar esse vermelho, quanto ponho em 5.8ghz aparece essa linha em vermelho que prá mim é a quebra do link.
    Outra coisa interessante, nessa mesma tela, se no menu, clico em inverter, dai ele inverte transmissor e receptor, o link fecha normal sem a linha vermelha com 5.8ghz.

Estou pensando em fazer esse enlace com antenas Hyper ou OIW de 33dB e com cartão XR5 em 600mw será que fecha?

At,

Rodrigo.
    Última edição por rcfweb; 04-04-2009 às 10:00.

Ingresso
    Oct 2008
    Posts de Blog
    1

Padrão

A principio é o ponto onde há o pior nivel da zona de fresnell. tente usar o motorola linkplanner que é bem mais confiável que o radiomobile.

Padrão

Concordo, vai ser a zona de fresnel mesmo, deve estar comprometida na chegada do ponto B, seria bom vc utilizar o link planer, sempre faço isso, mesclo os 2 é ae só alegria

Padrão

Mas minha grande dúvida, mesmo quando dá essas parada o link chega a fechar?

Outra coisa engraçada é que se eu uso na simulação a frequencia 2,4Ghz (2400 a 2500) consigo fechar o link sem o sinal vermelho.

At,

Rodrigo.

Citação Postado originalmente por mdutra Ver Post
    Concordo, vai ser a zona de fresnel mesmo, deve estar comprometida na chegada do ponto B, seria bom vc utilizar o link planer, sempre faço isso, mesclo os 2 é ae só alegria

Padrão

Leandro eu cheguei a baixar esse software mas tive alguns problemas, por exemplo:

1 - Não consegui converter as latitudes e longitudes que possuo, o modelo que ele usa é um pouco diferente. estou usando 00º00'00.0'' ou 00,000S e 00,000O e não consegui passar as coordenadas para ele.

2 - Não sei ao certo qual modelo de rádio usar, o linkplanner que baixei tem os modelos 5830* PTP, não sei qual deles utilizar.

Você pode me dá umas dica de como utilizar?

At,

Rodrigo.

Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    A principio é o ponto onde há o pior nivel da zona de fresnell. tente usar o motorola linkplanner que é bem mais confiável que o radiomobile.

engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Posts de Blog
    1

Padrão

Amigo,

Já vi o pessoal com essa mesma dúvida em outros tópicos.

Aí vai:

A linha vermelha indica que se o repetidor 3 (o da direita) estivesse naquela área onde está vermelho, o enlace não funcionaria por que a visada não existiria (morro na frente). Essa é a interpretação correta.

Isso não significa que o enlace não vá funcionar. Quando o software prevê um provável não-fechamento do enlace, a potência prevista a ser recebida (Rx Level) é menor que a sensibilidade.

Quanto ao comentário do colega sobre o Link Planner da motorola, eu discordo totalmente. O Radio Mobile é o melhor software de predição gratuito disponível hoje em dia.

Você pode economizar nos seus equipamentos: Não precisa de tanta potência e tanto ganho nas antenas. Já projetei enlaces com 125 mW, 27 dBi e 14 km passando 18 Mb/s fácil.

Com esses equipamentos que você citou é usar canhão pra matar mosca.

:-)

Att,

Gabriel Mota

Citação Postado originalmente por rcfweb Ver Post
    Bom dia pessoar,

Tava fazendo uns testes no radio mobile e me deparei com esse gráfico que está em anexo.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	1141
Tamanho: 	77,8 KB
ID:      	3924

Não entendi bem porque o sinal se "perde" nesse gráfico porque aparentemente não vejo motivos.

Quando mudo a frequencia no ensaio para 2.4ghz o link fecha sem dar esse vermelho, quanto ponho em 5.8ghz aparece essa linha em vermelho que prá mim é a quebra do link.
    Outra coisa interessante, nessa mesma tela, se no menu, clico em inverter, dai ele inverte transmissor e receptor, o link fecha normal sem a linha vermelha com 5.8ghz.

Estou pensando em fazer esse enlace com antenas Hyper ou OIW de 33dB e com cartão XR5 em 600mw será que fecha?

At,

Rodrigo.
    Última edição por motacosta; 13-04-2009 às 10:39.