Página 1 de 13 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Recentemente estive pesquisando no Google sobre a participação de mulheres no universo Linux. Quando realizei essa pesquisa pela primeira vez, há 5 anos atrás, o resultado era muito desanimador. Um ou outro movimento tinha foco, além de nomes de peso como o LinuxChic quase nada era encontrado. Depois de todo esse tempo eu ainda encontrei pouquíssimas referências, todas elas bem antigas. O que noto ao pesquisar no Google é que o Linux ainda não saiu de verdade das rodas masculinas e especializadas em TI.

Possivelmente essas referências podem estar erradas ou incompletas pois no Under mesmo já encontrei, desde que retornei, algumas meninas participando numa boa nos fóruns (muito mais do que na época que entrei aqui). Além disso, com a popularização dos desktops e notebooks a preços mais acessíveis graças ao sistema Linux, muitas pessoas possivelmente aderiram e perpetuaram o seu uso.

Porém ainda não é o que se percebe conversando com as pessoas (usuários comuns), principalmente mulheres. O que se nota até entre as pessoas de alta formação é que o Linux é um perfeito desconhecido, soando underground ou até mesmo atípico para o meio. Em miúdos: Para o típíco nerd que trabalha em âmbito nerd, não para aqueles que trabalham nos mais diversos setores da economia. A situação ainda piora para o ambiente feminino. Mesmo que suas empresas utilizem o Linux isso é tão incompreensível que o usuário final desconhece qualquer pecularidade do sistema e nem sonha em utilizá-lo no seu computador particular. Também não vou questionar aqui se a esmagadora maioria das pessoas que compraram notebook com linux o formataram e colocaram uma cópia ilegal do Vista. Infelizmente a coisa não é tão homogênia como se esperava há 5 anos atrás.

As minhas últimas aulas do MBA foram sobre "sistemas informatizados para o gerenciamento de módulos empresariais". Nelas tive a oportunidade de fazer uma visita técnica em uma empresa. Lá, esse era o foco da aula, iríamos conhecer a estrutura que eles utilizam para movimentar seu E-Commerce. No final da apresentação do ERP (muito comum nas empresas hoje), o couch em questão perguntou se o pessoal já conhecia um palm top. Chocada, mas paciente, resolvi perguntar "mas e aí, esse tal sistema funcionará se o cliente usar Linux no computador, ele tem compatibilidade?". Depois dos segundos tensos onde creio eu que a esmagadora maioria pensou "mas que (palavrão censurado) é esse que ela está falando?" a responsável (era uma mulher) educadamente disse que "não" e informou que somente a plataforma Windows rodaria o programa. Virei para a colega do lado e disse "mas é possível a compatibilidade, eu participei de um processo de implantação de ERP onde todos os terminais estavam em Linux". Ela então me disse algo do tipo "o que é Linux" e eu então resolvi ficar em silêncio.

Aulas antes, passaram um vídeo do Google e seu Android, comentei com os colegas que "o ideal era pelo menos colocar o Ubuntu numa partição do HD do notebook". Devido as reações que ocorreram, não imaginava que o Ubuntu fosse tão erótico ou que pudesse ser usado como um palavrão. Fiz uma ilustração bacana, tentando demonstrar as igualdades e diferenças dos dois sistemas: The Beatles está para Windows como o The Who está para Linux. Mas então disseram "quem é esse tal de Who" e eu resolvi acabar com a conversa.

Será falta de incentivo ou racionalidade das empresas em não optar pelo o que é de graça? Até eu venho utilizando muito mais o Windows do que o Linux porque tudo o que faço na minha rotina de trabalho (que em nada tem a ver com programação, antenas, servidores ou derivados) está atrelado no Windows. Fico pensando se em algum ponto desse processo enorme para qual trabalho tem Linux escondido. Fico pensando na cifra das licenças para cada terminal Windows.

Enfim. Fico pensando se a relação com o Linux é por aptidão pessoal/quebra do comodismo ou por necessidade de proteção dos dados/redução de custos. Enquanto tivermos mulheres pouco curiosas nesse aspecto o quadro não vai mudar.

O máximo que se poderá é refazer a frase que censurei acima: "Mas que Ubuntu é esse que ela tá falando"?.
    Última edição por Sukkubus; 07-04-2009 às 21:31.

2. Clap clap clap

Muuuito bom!!! Melhor parte "mas quem é esse tal de who". Tenho que concordar com quase tudo. Infelizmente isso é uma grande verdade.

Eu trabalho na área de tecnologia e outro dia comentando com alguns colegas de trabalho que passei raiva com a Caixa porque o seu internet banking só funciona no windows. Nisso um deles me olhou com os dois olhos arregalados perguntando o que eu uso. Ai eu respondi: Linux. Ai ele soltou a pergunta que me fez sair da sala: "mas como vc navega se é tudo modo texto??". Não precisa dizer mais muita coisa, né?!

Agora vem a parte que eu não concordo. Agente consegue dar um jeito nesses problemas de interoperabilidade. Por exemplo, hoje em dia entro na minha conta da caixa pelo linux sem problema nenhum!! E não foi pelas milhões de vezes que reclamei com o suporte, e sim graças a um programa chamado Wine . Sim a caixa até hoje acha que eu acesso ela pelo Windows quando na verdade é um Linux.

Isso se aplica a várias outras coisas. (quase) tudo tem jeito! Acho que o grande problema mesmo é a desinformação e a comodidade dos usuários. Mas tenho notado uma mudança gradual nisso. Vejos um primo de 12 anos (e não foi por influência minha, garanto) falando que testou o Ubuntu e que gostou. Uma prima dizendo que desistiu do windows que só usa o kurumin. Uma tia dizendo que no trabalho usa um negocio estranho mas que não trava igual o windows. Meu irmão mais novo, depois do seu primeiro virus, disse que quer que eu instale aquele sistema que não pega virus e que a tela gira (cubo do compiz) e pega fogo (compiz de novo ), isso depois de xingar o windows por 2 dias! Acho que tudo é questão de saber que temos opções e ver que elas são viáveis.

Acho que (quase) tudo tem jeito, mas depende de como conduzimos tudo. Um bom exemplo é essa reportagem do meiobit: Os Bons Tempos Voltaram: 96% dos netbooks rodam Windows | Meio Bit

De que adianta se o primeiro contato é com um linux qualquer de fundo de garagem?? Temos que lembrar dquela máxima: "a primeira impressão é a que fica!". Claro, toda mudança tem suas dificuldades, eu tive, você vão também, meu irmão vai ter. Por isso estou testando todos os jogos deles no Linux antes de migrar (inclusive isso vai render um monte de posts pro blog), vocês sabem, o windows como um SO é um ótimo video game!!!

Até mais....
    Última edição por Magnun; 07-04-2009 às 22:16.

3. Eu nao estou querendo desmerecer o linux, mas ele ainda nao é pra desktop, semana passada um cliente me ligou e queria que eu colocasse de volta o linux no pc dele, eu tinha pegado pra instalar a placa wireless e instalei o windows xp, office entre outros, o cara ficou indignado, eu falei que tudo bem porém eu disse que não manjava de linux, e que não poderia dar suporte caso ele necessitasse e que cobraria pra formatar novamente, ele disse que tudo bem, sabe quanto tempo ele conseguiu usar o linux, 2 horas, a filha que esta estudando e precisava de fazer os trabalhos da escola não conseguia mecher resultado: ganhei 50 reais, é fato, computador domestico usa windows pela praticidade e necessidade, no mundo corporativo isso vem mudando aos poucos vejo muitos relatos de empresas que vem trocando softwares pagos por open source, caso do office e seus genericos, mas essas empresas certamente oferecem treinamento aos seus funcionarios antes disso, caso contrario imagina o pandemonio que seria usar um software totalmente diferente do rotineiro, o atraso entre outras coisas..
    Eu costumo dizer que o mundo da informatica que existe hj, só existe graças ao windows, a medida que o windows foi se desenvolvendo, todo os outros tipos de softwares tambem se desenvolveram, facilitando a popularização do computador e da internet, como diria o grande palestrante Daniel Godri, enquanto os caras da aplle ficavam olhando pro espelho porque eles tinham o melhor produto do mundo, o Bill Gates olhou pela janela, alguma semelhança com o windows?
    O linux evoluiu bastante mas nao poderá superar o windows facilmente, sabe prq? Dinheiro
    Cifras milionarias são investidas no melhoramento dele, eu fico imaginando qal seria o resultado se a mesma qantia fosse investida no desenvolvimento de um linux tipo o ubuntu...

4. Tu disse muito bem, Magnun e a intenção que quero demonstrar é me pegando de exemplo mesmo (já no gancho do comentário do Fernando): A coisa acostuma de tal maneira que enquanto trabalho (digo para quem usa o computador e não para quem o faz funcionar) quanto mais rápido melhor (tirando, claro, os desesperadores momentos em que tudo trava...)

Mas nada melhor do que desbravar e ir para a luta árdua da "compatibilidade", é isso que precisamos ampliar aqui no Girls.

Fernando, Daniel Godri é um excelente palestrante, fiquei surpresa com a citação!
    Última edição por Sukkubus; 07-04-2009 às 22:46.

5. Cara, concordo com você em partes! Realmente o Linux ainda não está pronto para Desktop. O Open Office não se compara ao MS Office por exemplo, mas se ninguém usar e repostar os bugs ou sugerir modificações, ou seja, se ninguém participar ele nunca será.

Quanto ao seu usuário, já vi isso várias vezes também. É até normal. Mas sabe o pior?? A fillha dele no máximo queria acesar o Orkut mas não acho o E-zinho da internet. E isso já é motivo pra desistir. Uma vez instalei o linux todo customizado para parecer o windows e a pessoa usou feliz da vida. Quando eu disse que não era windows ela parou de usar e começou a reclamar... Sabe o que isso me lembra?! esse meu post: Windows 7 ou KDE Dá uma assistida e me diz oque você acha. Pra mim esse vídeo não prova que o Linux é usável, superior e etc. Simplesmente prova que os usuários usam aquilo que eles tão acostumados. Se você pegar um tijolo e pintar o botão iniciar eles vão tentar clicar e depois vão tentar reiniciar pq o mouse não ta funcionando!

Quanto a curso, tem uma iniciativa do governo que é o CDTC. Ele disponibiliza cursos gratúitos de Linux para as pessoas que querem migrar.

Agora vem a parte pesada. Essa estória de que a informática só é o que é por causa da microsoft e que a apple só sabe se olhar no espelho... Acho bom vc procurar outro palestrante... (não estou querendo ser grosseiro, me desculpe se te ofendi mas) se você se informar um pouco sobre a história dos SOs vocâ vai ver que a MS sempre plagiou tudo da Apple. Se não fosse pela Apple nós nem usaríamos mouses nem interfaces gráficas. Um dia assista o filme Piratas do Vale do Silício, ele explica muito bem tudo isso. A Miscrososft sempre correu atrás da apple pra tentar ter sucesso. Até hoje issso está presente, veja so zune (que não deu certo). Todos sabemos também que o mundo da informática é feita de padrões. Vários orgãos definiam padrçoes de implementações, serviços e protocolos... a microsoft vinha e fazia tudo diferente!! pra que?? como vc disse "pra que o mundo da informática seja o que é hoje"... um completo caos onde nada tem interoperabilidade! Um dos seus principais expoentes nesse contexto é o IE, que na sua versão mais nova (8) só é compatível com 20% do padrão testados no ACID3. Isso é deprimente...

Quanto ao dinheiro de investimento, isso eu concordo! Se o software livre tivesse um apoio bom iria se desenvolver bem mais rápido e satisfatóriamente! Como é o exemplo do SuSe. Um Linux praticamente 'plug n play'. O único ponto ruim dele é que ele está atrelado a Novel e ele acaba fugindo completamente do que estamos acostumados.

Acho que é isso ai....

Tópicos Similares

1. Comandos do Linux (iniciantes ou não)
    Por Magal no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 0
    Último Post: 03-05-2010, 17:14
  2. instalar e configurar um servidor em linux(fedora ou outro)
    Por meds no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 10
    Último Post: 20-05-2005, 08:33
  3. Mandrake linux oficial ou beta
    Por felidalcin no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 26-03-2005, 17:10
  4. Instalando Linux em maquinas gemeas (100 maquinas ou mais)
    Por GothInTorment no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 18-02-2003, 09:43
  5. ADSL - Ligar no linux ou no HUB?
    Por gholtz no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 20-11-2002, 12:27

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L