Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bom dia!!

Caros amigos sou novo no fórum, e também, um pouco inexperiente em alguns pontos de rede sem fio, estou tentando fechar um enlace de 22,5 km de uma cidade a outra, com visada, na verdade consegui fechar com duas antenas 2,4 e rádios ovislink 5460, mas como já era de se esperar não tenho um trafego legal, vou migrar agora p 5,8, utilizando um mkt, com cartão senão de 600 mw, um radio Roouter 354 e duas antenas zirok wll 455.
    Então venho a pergunta chave é possível? se for alguém poderia me dar algumas dicas de como fazer o melhor posicionamento das antenas? sendo que um ponto fica cerca de 700 metros altitude e a outra 570 altitude.

Agradeço desde já qualquer dica ou ajuda que será muito bem vinda.

Atenciosamente
    ESMNET
    Última edição por ESMNET; 09-04-2009 às 10:35.

2. Olá ESMNET! Há visibilidade? O fato de ter fechando esse link em 2,4 Ghz é excelente. A intenção de migrar para 5.8 GHz deve ser melhor avaliada, pelas seguintes questões: 1 - a zona de fresnel em 5.8 é muito menor que em 2.4 GHz, reduzindo a correção de alinhamento. 2 - A altitude que comenta, supõe que exista obstáculo? Aguardo! Até mais!

3. Desde já agradeço a atenção, na verdade a visibilidade é total, em relação altitude uma das minhas duvidas é sobre a inclinação das antenas, já que pela diferença de autitude entre as duas cidades ser grande, não da para tomar como base, a medida de 70 graus para alinhamento com pontos na mesma altitude, se teria como calcular aproximadamente em quantos graus ficaria cada antena.

Atenciosamente
    Elves
    Última edição por ESMNET; 10-04-2009 às 01:06.

4. Olá, Elves.

Indo direto à resposta: Pode colocar as 2 antenas na posição de 70 graus e fazer o ajuste fino de acordo com o nível de sinal.

Segue a explicação matemática para o caso:
    Observe que a diferença de altitude entre os pontos é de 130 metros.
    E a distância entre eles, 22500 metros.
    Para saber o ângulo de inclinação da reta que liga esses 2 pontos precisamos calcular o ângulo cuja tangente mede 130/22500. Este ângulo é 0,33º.
    Conclusão: A antena no ponto mais alto com inclinação de 70,33º e a do ponto mais baixo com 69,67º. Ou seja, quase nada.

Observação: Procure não economizar muito com antenas. Aqui na minha cidade a diferença de preço entre esta sua antena de 45 cm e a de 60 cm é de cerca de R$ 10,00. Eu aconselharia ter comprado a maior, pois pelo seu diagrama de irradiação, ela "espalha" menos o sinal, o que garante mais qualidade com um bom alinhamento.

Abraços.

5. Exato, como disse outro forista, mantenha as duas com 70º. Para um menor sofrimento aconselho um em cada ponta para fazer o ajuste fino monitorando com um software de troughtput como qcheck para ver em qual nível terá maior banda passando no enlace.

Tópicos Similares

1. Respostas: 7
    Último Post: 08-03-2016, 19:11
  2. Respostas: 24
    Último Post: 28-08-2013, 23:41
  3. Enlace de 22 KM com Frequência Licenciada
    Por snkbrz no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 01-03-2013, 10:30
  4. Enlace de 74 Kms com radio frequencia licenciada.Qual usar?
    Por MEGAMINAS no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 11
    Último Post: 01-03-2013, 10:24
  5. Respostas: 34
    Último Post: 17-01-2008, 19:09

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L