Página 1 de 8 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bem!

Conforme o nível de respostas do tópico "Linux, Aptidão ou Necessidade" resolvemos propor a criação de um artigo comunitário, visando iniciantes, com passos a seguir para o uso de um SO livre.

A proposta é que cada um siga uma sequência numérica dando dicas para startar uso (neste primeiro momento não é para dizer "esse deveria vir antes deste" e sim sugerir). Vamos deixar esse tópico aberto durante um tempinho e aí, posteriormente, vamos ordenar de acordo com uma sequência lógica a ser seguida por um(a) iniciante. E então "concluir" o artigo comunitário, com os nomes de quem participou.

Cada um pode propor quantas sugestões quiser! E como no momento tempos poucas (bem poucas) mocinhas, os rapazes estão mais do que convidados a sugerir por aqui!

Podem discutir no tópico sim, sobre concordância ou não das dicas oferecidas mas até que o dono da sugestão mude a sua dica vai ficar valendo a que ele informou inicialmente.

Ok? Let's Go!

2. Iniciando:

1 - Básico do básico: ter acesso à net com frequência. Sem net diária, de preferência com alta velocidade, fica difícil acompanhar as novidades e tirar dúvidas durante o erro ocorrido na tentativa de uso.

3. Grandioso e muito útil esse tópico.

2. Todo e qualquer elemento que tenha vontade e interesse de mexer com Linux, deve saber que o SO possui distribuições e procurar conhecê-las, para saber como é o funcionamento de cada uma:

Aqui estão algumas:

Debian, Mandriva, Fedora, SuSE, Gentoo, Kurumin, Knoppix, Slackware ( uma das mais antigas e utilizadas), Mandrake e Conectiva 10 (esses 2 últimos derivam do Red Hat ), Yellow Dog Linux (voltado para MAC).

Obs: Iniciantes no Linux devem dar preferência para usar as "distros" mais atuais, pois muitos podem sentir dificuldade usando uma mais antiga, no caso do Slackware.

Sds,
    Última edição por lemke; 11-04-2009 às 16:27.

4. 3 - Um padrinho ou madrinha de Linux: Existe muita literatura no Google e afins, você lê muitas e muitas formas de fazer a mesma coisa mas se dá erro continuadamente e não existe alguém muito próximo de você que pode orientar mais efetivamente a sensação de desistência fica atrativa, principalmente para quem está tentando usar linux e não trabalha diretamente com TI.

5. Boas sugestões! Essa de padrinho/madrinha é ótima! Mas uma coisa que eu colocaria como numero 1 é: Aprender a usar o Google.

O google é o melhor amigo de qualquer linuxer! Nesse fim de semana fui ajudar um amigo meu que colocou o Ubuntu no PC dele e depois de 2 horas desistiu de usar. Ele disse que se sentiu um inútil pois não conseguiu instalar o MSN. Quando fui ver ele havia baixado o binário em tar.gz. Ai perguntei como ele tentou instalar. Ele falou que tentou descompactar, entrou na pasta e deu o ./configure mas dava erro. Quando fui ver o erro tinha uma linha mais ou menos assim: "C compiler not found" Sobre isso:
    1. Se ele buscasse o erro no google veria que basta instalar o gcc.
    2. Ele errou ao baixar o pacote. Ele poderia ter instalado a partir de um binário pre compilado (.deb no caso). Se ele tivesse feito uma busca por um tutorial de instalação ele teria visto algo sobre isso.
    3. Ele esqueceu de verificar se já havia algum cliente MSN instalado junto com a distribuição. No caso o pidgin vem por padrão e é muito bom para que só quer bater papo!

Ok, agora o que eu colocaria como ítem 4:
    4 - Aprender a usar um gerenciado de pacotes. Aqui vão dois ótimos links sobre isso: Gerenciamento de pacotes e Guia Foca GNU/Linux - Sistema de gerenciamento de pacotes . Fiz um curso esses dias sobre gerenciamento de pacotes no debian. Vou postar depois no meu blog e coloco o link aqui. Se alguém tiver conhecimento em outros gerenciadores como o yum, urpmi e etc podia fazer um guia também pra "anexar".

Até mais...

Tópicos Similares

1. Respostas: 3
    Último Post: 25-06-2008, 20:24
  2. Passo a Passo para configurar Star-Os !!!
    Por NewCyber no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 12-08-2006, 02:37
  3. Como configurar um ISP de Rádio com Linux passo a passo
    Por André Miranda no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 02-04-2005, 13:48
  4. linux e partition magic (passo a passo)
    Por Novato em apuros no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 11-04-2004, 12:44
  5. Passo a Passo para montar um SuperServidor de Acesso Interne
    Por ATNunes no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 07-12-2002, 23:04

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L