Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor Potencia

    Boa Noite.

    tenho uma rb 600a com 4 Mini Pci Engenius EMP-8602 PLUS-S 600mw, o que acontece.

    a potencia está em defaut e acho que isso que está gerando muito ruido !

    minha pergunta. qual a melhor potencia para esse cartão trabalhar ? lembrando que tenho clientes acima de 4km que o sinal chega para eles com 60% os clientes de perto todos tem 100% só que também tem muito ruido.

    Alguém pode me ajudar ?

    obrigado !!!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wnascimento Ver Post
    Boa Noite.

    tenho uma rb 600a com 4 Mini Pci Engenius EMP-8602 PLUS-S 600mw, o que acontece.

    a potencia está em defaut e acho que isso que está gerando muito ruido !

    minha pergunta. qual a melhor potencia para esse cartão trabalhar ? lembrando que tenho clientes acima de 4km que o sinal chega para eles com 60% os clientes de perto todos tem 100% só que também tem muito ruido.

    Alguém pode me ajudar ?

    obrigado !!!
    Tu tá usando os 4 mini pci com que tipo de antena?



  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wnascimento Ver Post
    Boa Noite.

    tenho uma rb 600a com 4 Mini Pci Engenius EMP-8602 PLUS-S 600mw, o que acontece.

    a potencia está em defaut e acho que isso que está gerando muito ruido !

    minha pergunta. qual a melhor potencia para esse cartão trabalhar ? lembrando que tenho clientes acima de 4km que o sinal chega para eles com 60% os clientes de perto todos tem 100% só que também tem muito ruido.

    Alguém pode me ajudar ?

    obrigado !!!
    Bom... Respondendo tua pergunta de forma direta, pelos para mim a melhor potência foi de 50mW. Eu pego aqui interferência de aproximadamente 152 redes, já até mostrei o screen para alguns colegas aqui, mas no meu caso aqui com 50mW eu consegui ter o melhor sinal entre os provedores da cidade, o meu vai mais longe é o mais forte e etc... No íncio fique sem entender o porque isso acontecia, pois como setei minha potência em 50mW o que é baixo, o meu sinal ficou foi mais forte. Emfim... uso painés setoriais de 15dBi da EMCTEST com cabos Cell-Flex. Abraços!!!

    Obs: uso PC-AP com placas Greatek e RB´s 433AH com miniPCI R52H!

  4. #4

    Padrão

    Acho que potência não irá resolver seu problema, estude a implantação de uma nova torre repetidora pop nessa distancia, procure um sobrado, predio, algum lugar que vc possa economizar torre e feche um wds de 5,8. Aqui não estou mais instalando clientes nessa distancia, a não ser empresas pois eles geralmente pagam as antenas off-set e equipamentos para fechar link nesta distância os clientes comodato fica complicado fazer isso. pense nessa possibilidade, a qualidade da rede aumenta muito com todos clientes chegando com sinal forte nos cartões...



  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por portalink Ver Post
    Tu tá usando os 4 mini pci com que tipo de antena?
    Tenho 4 paineis setoriais !!!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wnascimento Ver Post
    Boa Noite.

    tenho uma rb 600a com 4 Mini Pci Engenius EMP-8602 PLUS-S 600mw, o que acontece.

    a potencia está em defaut e acho que isso que está gerando muito ruido !

    minha pergunta. qual a melhor potencia para esse cartão trabalhar ? lembrando que tenho clientes acima de 4km que o sinal chega para eles com 60% os clientes de perto todos tem 100% só que também tem muito ruido.

    Alguém pode me ajudar ?

    obrigado !!!
    Tb estou fazendo isso q o amigo citou, no maximo coloco clientes com 1500 metros, e tô colocando repetidores em wds, ja tenho duas bases e dois repetidores justamente para atender clientes com o melhor nivel de sinal possivel, 4 km pra mim é muito pra um ambiente poluido, no seu caso me lembrei de uma torre de um amigo q montamos com esses cartões, 4, no final das contas, acabei tirando os cartões e hj usamos PC-AP com 4 dlink, pois esses cartões engenius tava muito sensivel a ruidos de outras redes, sinal bom mas muito ruido tb....



  7. #7

    Padrão

    Realmente já deu para perceber que esses cartões (Engenius EMP-8602 PLUS-S 600mw) não são muito recomendados, mais a minha prioridade agora é comprar 4 painéis setoriais de 90º de 20 dbi, porque tem muita torre aqui e o ambiente é muito sujo.
    minha duvida, esse cartão é tão ruim assim mesmo ??? devo trocar também os cartões ???

    abraço !!!

  8. #8

    Padrão

    wnascimento

    com certeza!!!!!!

    opite por cartões da própria mikrotik como rs2 ou da ubiquiti xr2



  9. #9

    Padrão

    uso dois desse cartoes e ja estao funcionando a mais de um ano direto, show de bola, veja bem, quando vc deixa em default, o que ele faz é interligar o ganho da sua antena com sua a sua area, no caso o brasil, logo no inicio coloquei o ganho da antena em 25 dbi e deixei em defualt, ele automaticamente alterou a potencia pra 5 dbm fechando 30 db (1 watts) acho que é isso o permitido no brasil, mas o sinal estava horrivel, entao alterei o ganho da antena pra 13 dbi e o mk alterou auto a potencia pra 17 dbm (show de bola) entao fixei a potencia desses cartoes pra 17 dbm e estao la até.

  10. #10

    Padrão

    É gente na verdade eu acho que todos nós aprendemos quebrando a cara que potência alta é sinal horrível



  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    uso dois desse cartoes e ja estao funcionando a mais de um ano direto, show de bola, veja bem, quando vc deixa em default, o que ele faz é interligar o ganho da sua antena com sua a sua area, no caso o brasil, logo no inicio coloquei o ganho da antena em 25 dbi e deixei em defualt, ele automaticamente alterou a potencia pra 5 dbm fechando 30 db (1 watts) acho que é isso o permitido no brasil, mas o sinal estava horrivel, entao alterei o ganho da antena pra 13 dbi e o mk alterou auto a potencia pra 17 dbm (show de bola) entao fixei a potencia desses cartoes pra 17 dbm e estao la até.

    isso ai
    esses cartoes funcionam relativamente bem em default
    e coloque os canais dos seus radios em freq diferenciadas dos seus concorrentes se possivel

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iceboxrj Ver Post
    isso ai
    esses cartoes funcionam relativamente bem em default
    e coloque os canais dos seus radios em freq diferenciadas dos seus concorrentes se possivel
    acho que tu nao entendeu ou nao leu colega, eu nao uso em default, default só me deu dor de cabeça



  13. #13

    Padrão

    verdade JHONNE, depois q setei 17dbi no MK, minha rede melhorou o tráfego e ruido zero, além de exelente sinal!!!

    Potência não quer dizer qualidade! hehehe ainda bem q a concorrência acha isso ae quem ganha é eu com vários clientes adentrando na rede, reclamando que rede X sinal 100% e não navega, ehehhe segredo simples mas tem gente q acha q não ae vacilam!!!!!!

  14. #14

    Padrão

    bem como ja foi citado esses cliente estao um pouco distante, o ideal seria uma outra repetidora pois essa potencia gera muito ruido.



  15. #15

    Padrão

    MultLink, setei minha potencia para 17 dbm e nada mudou nos clientes, parece que ainda está em default, não mudou nada, tudo permanece como está, ruido e o sinal em 100%.

    Obs.: Os clientes estão navegando legal, eu só quero dar mais qualidade para o serviço.

    será que devo abaixar mais a potencia dos cartões ???

    abraço !!!
    Última edição por wnascimento; 04-05-2009 às 13:24.

  16. #16



  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    de que ruido esta falando amigo?
    Fernandofiorentinn, estou me referindo o ruido que aparece para o cliente (Noise Level)

    abraço...

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wnascimento Ver Post
    Fernandofiorentinn, estou me referindo o ruido que aparece para o cliente (Noise Level)

    abraço...
    Não procede sua preocupação, aquele noise level é a RSSI, tem que haver aquilo, ali representa a quantidade ruido que ainda pode haver sem interferir na comunicação.



  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    Não procede sua preocupação, aquele noise level é a RSSI, tem que haver aquilo, ali representa a quantidade ruido que ainda pode haver sem interferir na comunicação.
    Estranho, eu já li aki no forum que aquilo é a quantidade de ruido que chaga para o cliente !!!
    Mais beleza.

    Agora me ajuda em uma coisa, onde eu verifico a quantidade de ruido que tem a ver com a potencia do cartão ???

    abraço !!!
    Última edição por wnascimento; 05-05-2009 às 21:16.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wnascimento Ver Post
    Estranho, então quando que o noise level está na quantidade ideal ???

    abraço !!!
    quanto maior o noise, maior a resistencia a interferencia.