Página 1 de 11 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Exclamation Enlace 250km,qual a melhor solucao?Wimax?

Ola pessoal, sou novo por aqui.
    Estou com um problema serio aqui, preciso criar backbone de uns 15mbps full para ligar 2 cidades que estao a 245km em linha reta!!!
    Estava pensando em usar os radios wimax da Parks fazendo 10 ponto a ponto, numa media de 25km entre as torres.(Eles recomendam enlaces de 25Km).
    Pensei em usar torres de 30 metros. Pelo estudo do relevo vou ter link com visada direta e quase visada.
    Quando entrei em contato com o pessoal da parks eles me disseram que o projeto era inviavel pela quantidade de repeticoes.
    De acordo com o Engenheiro, apartir de 4 repeticoes os radios comecam a sofrer interferencia uns dos outros e com todas essas repeticoes vai ser inserido um delay muito grande.
    Conversei com outro engenheiro e ele nao concorda.
    Liguei pra a Alvarion e o engenheiro de la vez a mesma recomendacao sobre numero maximo de enlaces.

Pensei nas solucoes Canopy de Motorola, vou ligar la pra ver.(alias alguem tem o fone?, Ou alguem vende???)
    Alguem tem alguma sujestao????????????????
    To precisando mesmo de ajuda!!!!!!!!!!!!!!

Os links precisam ficar muito bons por que vou vender link dedicado na cidade do ponto final e em algumas que ficam no caminho (normamento os contratos pedem de 90 a 95% de banda garantida e 99% de funcionamento mensal).

Pensei tambem em mudar o esquema, Almentar as torres pra uns 50 metros pra conseguir visada direta. Almentar a distancias dos enlaces para 50km e comprar um equipamento mais robusto.
    Tipo o Canopy de 40mbps deve dar uns 20mbps nessas condicoes ne?
    Ai eu teria 5 enlaces e nao teria o tao problema de interferencia e delay.
    O problema é que eu nao sei se os radio canopy aguentam 50km ou um pouquinho mais(55km) com a qualidade que preciso.

Se alguem tiver outra ideia tbm, tem que ser robusto (vou vender link dedicado). De preferencia Wimax.
    Da pra gastar ate uns 70.000 com esse projeto, ate + um pouquinho se for bom.

Desde ja agradeço a todos que puderem me ajudar.

O engenheiro da Parks me disse que o maior link ponto a ponto de 5.8 que eles ja venderam e de 35km com 12mbps de banda.
    A vantagem deles é que o radio é ate barato. 5.550 o par.

Padrão

Caro colega, o seu projeto é viavel,
    só é viavel porque você tem até muito $$ em caixa para isso..

primeira coisa que você deve pensar que se de 30 em 30kms você consegue levantar uma torre (o essencial)
    depois disso é a visada e o calculo de fresnel.
    depois é só correr pro abraço, porque você não vai precisar de pagar R$5500 no par..

com OIW 33db + RB + XR5 , em 33kms é capaz de fechar seus 25mb full ou mais.
    você pode procurar aqui que vocÊ vai ver o enlace do xande passando 18mb full.. em 54kms.

mas primeiro você deve determinar onde ficara as torres e as cordenadas para estudar os enlaces,
    depois você vai partir pra parte de equipamentos.

Padrão fibra optica

posso dar um toque? essa cidade e atendida por alguma operadora grande? Oi, Embratel, Telefonica? etc...? Caso sim, negocie com eles um par de fibra optica, no entando voce usaria a rede deles para fazer essa interligacao com ping a <1ms, o que acha? claro, isso tudo tem um custo, mas lembre-se, coloque esse custo para o seu cliente pagar! voce sabe quanto custa uma torre de 50m autoportante? com menos de R$ 30.000,00 vc nao compra! Fazendo isso que estou falando, voce tera qualidade e detalhe, voce podera montar um POP na cidade vizinha. Pense nisso, eu nao me lembro o nome do servico deles, mas e alguma coisa de interligacao entre filiais. Concordo com os amigos de profissao, 4 enlaces e o maximo para manter qualidade. Pense tambem na manutencao desse link, ja que e dedicado, o SLA tem que ser em media 2h. Imagina a ponta extrema de algum problema, voce consegue se deslocar 250km em 2h? complicado, tudo deve ser analisado. Grande abraco.

Deliam Fábio da Silva
    Eng. Computação.
    ADSNet

Padrão

Estamos em analise de um enlace de 120 km, e seguindo o exemplo da Oi, acompanhando a rota deles, já que são os mesmos objetivos, entendemos que os enlaces são de mais ou menos 50 em 50km. Acredito que se tiver visada e a zona de fresnel for bem calculada e limpa, não existe limites para o numero de repetição já que pode-se usar vários canais. As soluções comuns em mikrotik passam uma quantidade de banda significativa e são baratas.

Padrão

Deliam, estou apenas expondo minha opnião, sem querer entrar em conflito com você.
    mas..
    Interligação ou utilização do par de fibra é fora de cogitação.. salvo se ele quiser passar 155mbps+
    Pois a mesma é muito cara só para "aluguel" da mesma,
    sem contar que você terá que pagar Co-location no espaço interno da Oi ou qualquer outra operadora.

mas o caso dele não é usar torre auto-portante, pois uma torre tubular 40x40cm ele sobe 50mts tranquilo com estaio e não passa dos R$4.000,00.

eu iria de RB's + XR5 concerteza nesse seu projeto,
    outra coisa que ainda dá pra você fazer é ter sempre 1RB extra na torre já com a cx hermetica montada e só a RB desligada (mas configurada) , pois qualquer problema só ir lá e trocar o cabo e PUFF..

mas tambem entra em "cena" a parte de que uma estrutura de RB bem feita , com enlaces bem calculados dificilmente dá problema, basta saber usar fonte e bateria para backup de energia.
    uma ideia tambem é "treinar" cada "cliente" que ele for ter de link dedicado e instalar o Dude monitorando a parte do enlace no qual esse "cliente" usa, porque as vezes pode ser uma RB travada ou alguma coisa no alinhamento aí ele não precisa se deslocar e o propio cliente mantem a rede funcionando. (é assim por aqui na região) , sem contar que assim o "cliente" fica até contente por ter em sí uma participação no enlace. (coisa que a Oi e nenhuma outra operadora fornece)

espero que esse tópico e as respostas aqui citadas ajude nosso amigo.

Padrão

amigo, axo que a melhor solução é canopy,ha algum tempo tive contato com Alexandre que é engenheiro da Stock revenda Motorola e ele me passou um folder do PTP58500 e PTP54500 que segundo a Motorola atinge uma distancia de até 155Milhas(255km) não me recordo o troghput, mais vou te mandar em anexo o folder que me enviarão, também vou lhe enviar o contato dos mesmo, Alexandre é um pessoa muito bacana e prestativa inclusive se vc mandar as cordenadas ele já faz o link no programa propietario da motorola, o qual não me recordo o nome. Na epoca estava querendo para um link de 80km, gostei do produto só não gostei dos valores algo em torno de 30mil reais(rs), que pelo que vi para seu projeto é viavel até 2 pares! agora um conselho se comprar! tratar muitooooo bem da questão de alimentação e proteções de surto! imagina se cai um raio e queima um radio de 15mil reais! vai ser choro até umas horas!!! rs

Contato:
    www.stocktotal.com.br
    E-mail: [email protected]

espero ter ajudado!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos PTP_500_SS_LiteUpdate_POR.pdf