Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa Pessoal

Sou iniciantes em linux e estou precisando da ajuda os amigos experientes. É o seguinte montei um servidor ubuntu 8.04 ja configurei tudo direitinho ate o meu entender, ja instalei o squid mas nao tenho certeza que ele esteja funcionando direito. Existe alguma forma de testar, vejam bem coloquei meu notebook na placa eth1 que ja esta configurada e o configurei tambem o meu navegador para usar a porta 3128 proxy, e ja estou navegando normalmente. Mas nao sei onde posso taxar a velocidade dos clientes, por exemplo queria que tivesse uma velocidade de 128k. Alguem sabe me informar como fazer isso.

2. Citação Postado originalmente por infojet Ver Post
    Boa Pessoal

Sou iniciantes em linux e estou precisando da ajuda os amigos experientes. É o seguinte montei um servidor ubuntu 8.04 ja configurei tudo direitinho ate o meu entender, ja instalei o squid mas nao tenho certeza que ele esteja funcionando direito. Existe alguma forma de testar, vejam bem coloquei meu notebook na placa eth1 que ja esta configurada e o configurei tambem o meu navegador para usar a porta 3128 proxy, e ja estou navegando normalmente. Mas nao sei onde posso taxar a velocidade dos clientes, por exemplo queria que tivesse uma velocidade de 128k. Alguem sabe me informar como fazer isso.

Pelo que vc mesmo disse "ja estou navegando normalmente" então ele esta funcionando... Controle de velocidade por padrão o squid não faz.. ai é necessário usar HTB.

3. Certo obrigado amigo, mas alguem poderia me informar algum tutorial para que eu posso instalar esse HTB? Ja que os que encontrei na net nao serviu muito bem.

4. procura por shaper, CTB... aqui na under vc acha tudo que precisa para colocar esse serviço no ar..

5. Caro amigo consegui um tutorial bom aqui Limitando a banda no linux usando o shaper e CBQ e ja ate instalei tudo, mas fui fazer um teste aqui pra ver se estava funcionando normal e percebi que ele nao esta controlando ainda, porque no tutorial tem uma opcao de 64Kbit. Mas quando fui testar no velocimento do RJNET percebi que o meu notebook mesmo sendo controlado estava usando o link todo. Outra duvida tambem é que nao sei se coloco na eth0 que é a entrada do link, ou se coloco na eth1 que é a minha placa de rede de saida. Na verdade ja ate testei as 2 mais nao controlou nada.

A configuracao do arquivo cbq-0001.-in esta assim

##Aqui você deve colocar a interface de rede
    ###Interface,Banda,banda dividida por 10
    DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
    ###A banda que passa
    RATE=64Kbit
    ##A banda 64/10 dividida por 10, Limite de download
    WEIGHT=6Kbit
    ###prioridade
    PRIO=5
    ###Regras , você pode colocar mais de uma regra , RULE
    ###Essa regra controla a faixa de ip
    RULE=192.168.254.0/24
    ###Essa Regra não permite compartilhar banda entre os clientes
    ### se quiser compartilhar coloque ” no ” nas duas abaixo
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes

e do cbq-0001.-out esta assim

##Aqui você deve colocar a interface de rede
    ###Interface,Banda,banda dividida por 10
    DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
    ###A banda que passa
    RATE=64Kbit
    ##A banda 64/10 dividida por 10, Limite de upload
    WEIGHT=6Kbit
    ###prioridade
    PRIO=5
    ###Regras , você pode colocar mais de uma regra , RULE
    ###Essa regra controla a faixa de ip
    RULE=192.168.254.0/24,
    ###Essa Regra não permite compartilhar banda entre os clientes
    ### se quiser compartilhar coloque ” no ” nas duas abaixo
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes

OBS: Nao sei tambem se esta configuracao serve pra o meu servidor, pretendo apenas controlar a banda de 10 ou 11 maquinas.

Tópicos Similares

1. squid
    Por rosane no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 26-05-2006, 18:11
  2. Bridge + Iptables + Squid Remoto
    Por Machado no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 26-08-2003, 09:04
  3. Squid
    Por mauri no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1