+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nanostation transmit CCQ e algoritmos

    Alguem no forum poderia me explicar o que é Transmit ccq, e qual o valor ideal que ele tem que ficar??

    Outra dúvida é sobre os algoritmos que tem na aba advanced, alguém conhece a fundo eles para me explicar a diferença entre eles e qual usar em cada situação??

    Grato

    Tiago

  2. #2

    Padrão ccq

    A informacao vem daqui:

    Wireless FAQ - MikroTik Wiki

    What is CCQ and how are the values determined?

    Client Connection Quality (CCQ) is a value in percent that shows
    how effective the bandwidth is used regarding the theoretically maximum available bandwidth. CCQ is weighted average of values Tmin/Treal, that get calculated for every transmitted frame, where Tmin is time it would take to transmit given frame at highest rate with no retries and Treal is time it took to transmit frame in real life (taking into account necessary retries it took to transmit frame and transmit rate).


    Em traducao literal:

    O que e CCQ e como os valores sao determinados:

    Qualidade de sinal do cliente, é um valor em percentual que mostra o quanto efetivo a banda é usada comparada com a banda maxima teorica disponivel. CCQ e uma media ponderada dos valores Tmin/Treal, que e calculado para cada frame transmitido, onde Tmin e o tempo que levara para transmitir dado frame a taxa mais alta sem retransmissoes e Treal e o tempo tomado para transmitir o frame na vida real( levando em conta as retransmissoes necessarias para o frame de envio e frame de recepcao )



  3. #3

    Padrão

    Vou ter que estudar isso bem a fundo.. to com alguns nanostations com CCQ em 8%, ou seja qualidade muito ruim.. sendo que sinal -50..

    Li em alguns forums que trocando o algoritmo do nano ele poderia melhorar isso... alguem conhece esse assunto mais a fundo?

    abraços

  4. #4

    Padrão

    Amigo, no site da Ubiquiti mesmo tem um wiki que explica esses algoritmos.

    segue o link

    http://wiki.ubnt.com/wiki/index.php/...reless_Setting



  5. #5

    Padrão ccq

    Tive um problema deste tipo com a nano5, quando atualizei o firmware e habilitei a opcao de isolar os clientes, tive uma melhora no ccq e na taxa de transferencia entre os clientes.

  6. #6

    Padrão

    Tive esse problema e resolvi ele fixando o data rate nos nanos ns5.



  7. #7

    Padrão

    Será que no nano tem como fazer bloqueio altomático (exemplo: bloqueiar clientes com sinal inferior a -70) de clientes com sinal baixo?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Vou ter que estudar isso bem a fundo.. to com alguns nanostations com CCQ em 8%, ou seja qualidade muito ruim.. sendo que sinal -50..

    Li em alguns forums que trocando o algoritmo do nano ele poderia melhorar isso... alguem conhece esse assunto mais a fundo?

    abraços
    o ccq é a taxa de retransmissão de pacotes, no seu caso esta com o sinal -50, porém pode estar com muito ruido, ack mal ajustado....
    para melhorar isso, ajusta a distancia certinho que já da uma boa melhorada. em relação aos algoritmos, o conservative trabalha para manter a estabilidade do enlace, o optimitic para maximizar o throughput, e o ewma é a combinação dos 2.