Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal um opinião de vocês por favor... Estou precisando de uma RB ''simples'' onde o Link entrará pela LAN e terá uma antena omni enviando o sinal para os clientes, nesse ponto talvez tenha ums 80 clientes cadastrados e não mais que a metade simultâneo por que a maioria são clientes comerciais, nesse local uso um PC-AP e estou querendo substituir pela RB.

O cartão eu já escolhi será o engenius...( só para 2.4 sem muita potência...suporta) mas a Rb qual vc's indicariam?

Estava pensando na Rb 133, já que a 411 é level 3 e não funcionaria como AP, lembrando só preciso de UM CARTÃO para uma omni e não preciso de uma 433 para essa ocasião....

Que vocês me diriam ?

Também estou mudando meus PTP de ''G'' para 5.8, a distância não é muito grande, devido a obstáculos da cidade eles não estão a mais de 1,5km de distância estou inclinado em usar as nanostation5 ( 5.8 ) para esses PTP o que vocês me orientam nesse caso também ?

Por enquanto obrigado...
    Última edição por Roberto21; 29-05-2009 às 01:05.

2. PÔ quando eu preciso de uma opinião ninguém se habilita não é?? Mas quando precisam todos entram no msn para perguntar...34 pessoas já olharam e ninguém diz nada, nem uma opinião?

3. Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Pessoal um opinião de vocês por favor... Estou precisando de uma RB ''simples'' onde o Link entrará pela LAN e terá uma antena omni enviando o sinal para os clientes, nesse ponto talvez tenha ums 80 clientes cadastrados e não mais que a metade simultâneo por que a maioria são clientes comerciais, nesse local uso um PC-AP e estou querendo substituir pela RB.

O cartão eu já escolhi será o engenius...( só para 2.4 sem muita potência...suporta) mas a Rb qual vc's indicariam?

Estava pensando na Rb 133, já que a 411 é level 3 e não funcionaria como AP, lembrando só preciso de UM CARTÃO para uma omni e não preciso de uma 433 para essa ocasião....

Que vocês me diriam ?

Também estou mudando meus PTP de ''G'' para 5.8, a distância não é muito grande, devido a obstáculos da cidade eles não estão a mais de 1,5km de distância estou inclinado em usar as nanostation5 ( 5.8 ) para esses PTP o que vocês me orientam nesse caso também ?

Por enquanto obrigado...
    Por experiência:

Não trabalhe com cartões da egenius, pois possuem problema com a potência, ruído, etc.. Recomendo você usar os cartões da própria Mikrotik, como o R52H (2.4) ou mesmo o R5H (5.8)... estamos usando em torno de 50 ou mais aqui na empresa e são excelente; Só recomendação, de forma alguma subir a potência dele no tx-power, porque ele literamente torra (queimamos uns 3 aqui nos testes). Usar sempre em default;

Quanto a RB, recomendo você usar a RB433, pois a 133 está fora de linha e ambas são similares, porém a 433 possui mais memória e processamento. Estamos usando em várias bases aqui na empresa, em 5.8, com 20 a 30 prédios pendurados em cada (usar como bridge, com o conntrack desligado). è interessante colocar uma RB destas, ao invés de uma como a 411 ou 133c (ambas com apenas 1 slot de cartão e 1 porta ethernet), pois caso seja necessário fazer um upgrade, não precisará trocar os equipamentos.

Com a RB433 + R5H, em curta distância e com o enlace fechado corretamente (bom ccq, sinal e ptroughtput), você consiguirá facilmente passar na faixa de 20~25mb... Nano é bom, inclusive usamos aqui, mas acho Mikrotik muito melhor, pois você tem muito mais parâmetros e recursos para administrar tudo (tipo o próprio ACK que na NANO não tem).

Sobre o número de clientes, ficar esperto pois 80 é muito cliente para 1 único cartão. Devemos considerar que em 2.4 você terá em boas condições no máximo entre 2~3mb de banda passante. Caso você tenha muitos clientes, consumindo e dependendo se rolar o cache-full, você poderá saturar seu cartão rapidamente, provocando lentidão no sistema. O ideal mesmo no meu ponto de vista seria realmente colocar outros cartões e subdividir o tráfego, agora se você não quiser arriscar com isso, vocêpode limitar o número de clientes que no máximo poderão se associar (e navegar) nessa torre. Caso você defina 40 e o próximo tente se associar a torre, automaticamente será barrado e só liberado quando 1 dos 40 sair... É uma alternativa... Outra coisa recomendada para torres com muitos clientes é colocar os scripts de ACK, pois ACK alto também pode deixar seu sistema lento.

Bem, fica ae uma idéia do que pode ser feito, e caso possa ser útil novamente, só posta...

4. A ideia do garoto ai Roberto ta certa

https://under-linux.org/f126581-nano-station2-e-nano5

5. Eu sempre usei cartoes da Engenius nunca tive problemas ... e uso ateh hoje ... tem cartao meu que vai fazer um ano e nunca deu pau !

Tópicos Similares

1. Qual RB utilizar em minha pequena rede??
    Por fhilippe no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 30-09-2011, 00:15
  2. Qual RB usar?
    Por edMin no fórum Redes
    Último Post: 15-09-2009, 17:24
  3. Qual RB pegar?
    Por lelyrock no fórum Redes
    Último Post: 02-09-2009, 10:29
  4. Qual RB e Cartão usar !