Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal. Estou acompanhando esse fórum e creio que alguns de vcs podem me ajudar.

Alguém sabe dar uma estimativa de custo por km2 para implantar uma rede mesh da Meraki ou SkyPilot? Lendo o site dos fornecedores no Brasil, entendi que seria necessário um gateway mais um CPE a cada 100m (ou seja, uns 15 CPE por km2), confere?

2. Montamos uma rede SkyPilot, aproximadamente 1km2 com 10 CPEs e 1 Extender e 1 Gateway. Nesse Km2 funciona em 110% do local. Dá pra navegar na praça, falar com cell voip, etc.. até dentro de algumas casas o sinal entra e você consegue conexão (as vezes não muito boa) mas com antena sem obstrução funciona em todo lugar. Pontos falhos: A Saida (única - Gateway) gera 8 Mbps (real), ou seja, usuários pesados nessa rede, nem pensar; Custo de energia elétrica (tem que ter um poste a cada 150 metros -- no meu caso -- custo de energia é alto pois não consome nada mas cobram um minimo.

3. Obrigado por compartilhar a experiência Israel. Se puder responder algumas perguntas, agradeço ainda mais. Esse sistema é público ou é por assinatura? Qual foi a CPE, o SkyAccess? Qual foi seu fornecedor? Pode me dar uma noção do custo de implantação (equipamentos)?

4. Use a rede MESH da Motorola junto com Canopy - é bem melhor...

5. lgomess, é por assinatura, nós instalamos em um bairro da nossa cidade 10 postes (próprios), pedimos ligação de energia e colocamos a CPE (SkyAccess). O Gateway e o Extender ficaram em torres nossas. Nós trabalhamos com PPPoE, então o cliente tem que se logar no wi-fi e pedir autenticação para navegar. Criamos uma rede (SSID) para VOIP (Vlan) o qual só consegue fazer acesso ao sistema de VOIP (para testes apenas). Faz muito tempo que fizemos esse projeto e foi bem caro, mas a proposta parecia válida, então não tenho como te estimar preços. Na ocasião compramos com a Ynoma, não sei se eles ainda revendem. Recentemente recebi a informação de que a WDC está vendendo (Se quiser o contato deles ... Renata (11) 9218-5378 -- pede um orçamento sem compromisso). Não sei qual será tua aplicação, mas vou te dar 2 dicas que acho extremamente importantes (pelo menos foi pra mim). O sistem Gateway é o que faz a saida da rede para a internet, ele tem capacidade real de 8 a 10 Megas Full (isso pra internet, por causa de tamanho de pacotes e tal) então isso acabou inviabilizando o projeto para nós. Em contra-partida o Gateway ou Extender (que são os pontos Mesh que se comunicam entre si e mandam sinal para as CPEs) são de uma potencia surpreendente, consegui um link de 18KM entre o SkyGateway e o SkyAccess, além disso consegui um link sem visada perfeito (3KM em linha reta mas por reflexão deu quase 6km -- o software mostra a distancia dos CPEs ao Gateway), tinha um morro no meio e eu mirei 45 graus mais ou menos do ponto certo (o Gateway estava atras do morro) e funcionou, sem cair, sem perda de pacotes, com modulação 24. Ele estava refletindo em uns barracões. Achei muito legal isso. Hoje uso muito pouco eles, uso nesse projeto dos 10 postes, para alguns links de empresa e para cameras de uma prefeitura (para cameras ele funciona muito bem, você cria uma VLAN dentro dele separando as cameras do restante da rede, muito interessante para prefeituras).
    Qualquer dúvida, só falar.

Tópicos Similares

1. Otimização de Rede com Roteadores de Baixo Custo
    Por cbtpiritiba no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 4
    Último Post: 04-12-2010, 11:11
  2. Configuração de Rede!!
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 03-02-2003, 15:17
  3. placa de rede 3c905b no Conectiva 8
    Por KustOdio no fórum Servidores de Rede